.

.

.

.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Tradições de Carnaval - Jogo do Quartão


Na próxima 4.ª feira de Cinzas, dia 5 de Março assinala-se mais um ano de tradição na Vila de Chamusca. O dia será dedicado ao Jogo do Quartão uma tradição vem do tempo em que o costume de ir à fonte era um hábito diário e o mesmo era feito com um Cântaro de barro, o Chamado Quartão. 
Nestes tempos o abastecimento era feito muitas vezes em fontes naturais, com as mulheres a transportarem à cabeça o Quartão em Barro que servia para consumo. Esta tarefa diária criava naturalmente muitos acidentes no transporte o que fazia com que durante o ano se fossem acumulando nos quintais os velhos quartões.
O hábito diário deu lugar à tradição, e todos os anos os rapazes encontram uma forma de diversão e percorrem a Vila com carros para pedir todos os Quartões acidentados e transporta-los para o centro da Vila para junto de Tabernas onde começava o Jogo.
Jogo simples mas de enorme diversão em que o cântaro circula de mão em mão, voando em jogos de surpresa, até que algum mais descuidado o deixe cair e o transforme em cacos. Nesta situação a alegria é geral com o distraído a dirigir-se à taberna mais próxima para pagar “uma rodada” de vinho a todos os participantes.
O jogo assume aqui o seu lado mais lúdico, mas acima de tudo a aproximação dos rapazes e homens para uma festa transgressora onde o vinho se espalha em gargantas roucas e gritos de diversão.
Hoje a tradição mantém-se, adaptada a novos tempos, mas com a mesma vontade de manter viva a herança dos nossos antepassados e fazendo desta tradição uma das mais genuínas que se conhecem. 

Sem comentários: