Planos de Segurança visam salvaguardar saúde pública e promover reutilização das águas tratadas e lamas. Grupo de trabalho integra a comunidade científica, as principais entidades do setor do tratamento de águas residuais em Portugal, a AR e o Município. Benavente é a única localidade europeia abrangida por este projeto que inclui nove locais em quatro continentes.
A AR – Águas do Ribatejo, EM SA e o Município de Benavente estão a colaborar com a Organização Mundial de Saúde (OMS) na elaboração de um manual para a implementação de Planos de Segurança de Saneamento com a realização de um projeto-piloto de demonstração em Portugal. O estudo decorre no Sistema de Saneamento de Benavente que foi requalificado recentemente.
No âmbito deste trabalho, a OMS está já a desenvolver projetos semelhantes em países em vias de desenvolvimento, nomeadamente Índia (Bangalore), Vietname (Hanoi), Uganda (Kampala), Tanzânia (Morogoro), Filipinas (Manila), Malásia (Kuala Lumpur), Ghana (Accra), e Perú (Lima).
Em Portugal, e em colaboração com a Acquawise Consulting, a Águas do Ribatejo está a desenvolver o projeto-piloto para os sistemas de saneamento da Vila de Benavente, concelho de Benavente, área onde a empresa está também a desenvolver esforços para a implementação de um Plano de Segurança da Água.
Os Planos de Segurança de Saneamento visam salvaguardar a saúde pública de todos os envolvidos no processo de drenagem e tratamento de águas residuais e promover a sustentabilidade ambiental pela reutilização de águas residuais tratadas e/ou lamas de depuração. Com a publicação deste manual, a Organização Mundial de Saúde pretende operacionalizar as orientações da 3.ª edição do “Guia para o Uso Seguro de Águas Residuais, Lamas e Águas Cinzentas na Agricultura e Aquacultura”, que publicou em 2006.
O projeto em desenvolvimento para os sistemas de saneamento da Vila de Benavente constitui o exemplo de implementação de Plano de segurança de Saneamento em países desenvolvidos pelo que, na perspetiva de promover a discussão a nível nacional a Águas do Ribatejo e a Acquawise constituíram um grupo de trabalho com entidades e individualidades do setor.
Este grupo de trabalho, em que participam a Organização Mundial de Saúde, o Município deBenavente, a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Direção-Geral da Saúde, a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Água, a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, a Associação de Agricultores do Ribatejo, assim como elementos da comunidade científica portuguesa, nomeadamente o Prof.º José Saldanha Matos, professor catedrático do Instituto Superior Técnico e a Prof.ª Helena Marecos, professora coordenadora do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, reuniu pela primeira vez no passado dia 5 de fevereiro, ficando marcado o arranque do projeto.
Com este desenvolvimento, a Águas do Ribatejo espera conseguir promover a segurança dos seus trabalhadores, dos consumidores/utilizadores e aumentar a proteção do meio ambiente, sendo sua intenção alargar posteriormente o âmbito a todos os sistemas de saneamento sob sua gestão nos sete municípios que integram a empresa, nomeadamente Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas com um universo de 145 mil utilizadores.
No final do projeto espera-se também integrar os resultados com os pressupostos do Plano de Segurança da Água, prevendo-se uma gestão mais segura de todo o ciclo urbano da água, em prol da beneficiação do serviço prestado.
Sobre o Município de Benavente
O Município de Benavente situa-se no coração do Ribatejo, a 35 km da Capital, sendo o Pulmão da Grande Área Metropolitana de Lisboa com mais de 20 mil hectares de lezíria e charneca. Tem cerca de 30 mil pessoas, distribuídas por quatro freguesias. A sede do concelho, a vila de Benavente tem 9200 moradores. É um concelho com uma acentuada responsabilidade social e ambiental vincada também na participação neste projeto piloto. Benavente é um dos sete acionistas da Empresa Municipal Águas do Ribatejo que já investiu mais de 10 ME na melhoria do saneamento e abastecimento de água no concelho.
Sobre a Águas do Ribatejo
A AR – Águas do Ribatejo E.M. S.A., é uma empresa municipal. O seu capital é 100% público, e é detido pelos Municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas. Foi criada em Dezembro de 2007 e é a entidade gestora dos serviços de abastecimento e distribuição de água para consumo humano e de saneamento de águas residuais urbanas dos cerca de 145 mil habitantes dos sete Municípios que integram a empresa.
Sobre a Organização Mundial de Saúde
A Organização Mundial da Saúde é a autoridade em saúde das Nações Unidas. Tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. A saúde sendo definida como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade”. É responsável por liderar as questões de saúde globais, definindo e coordenando trabalhos nesta matéria, nomeadamente a agenda de investigação, estabelecendo normas e políticas, e providenciando apoio técnico aos países e monitorizando e avaliando as tendências de saúde.
Sobre a Acquawise
A Acquawise Consulting é uma empresa sedeada no Parque Tecnológico de Óbidos especializada na gestão, operação e segurança dos sistemas de abastecimento de água e águas residuais. O seu objetivo principal é apoiar as empresas públicas e privadas responsáveis pela distribuição de água e drenagem e tratamento água residual a implementar práticas mais eficientes, reduzindo custos e garantindo a segurança e qualidade da água.
Sem comentários:
Enviar um comentário