Por: Ricardo Hipólito |
No seu 35º ano de vida, os UHF, uma banda originária de Almada e criada em 1978, voltam a Alpiarça, para uma atuação na ALPIAGRA.
Esta banda é considerada o embrião do movimento do rock português. Teve (e tem) como grande obreiro, António Manuel Ribeiro.
O seu primeiro grande "trabalho" musical, editado em 1979, foi intitulado "Jorge morreu", uma homenagem a uma vitima (mais uma) de uma realidade que começava a penetrar bem na sociedade portuguesa - a puta da droga.
Os UHF estiveram por cá (não me recordo se desde aí tornaram a passar por Alpiarça) numa Festa da Liberdade.
Foi um espetáculo sui generis. Um concerto de rock e parte dos (das) espectadores (as) portaram-se como se estivessem ... num baile na Música.
Raparigas sentadas na fila da frente e respetivas mães sentadas na fila de trás e todo um enorme espaço no meio para ... bailar.
Só visto! "Que barraca", pensei eu.
Uns anos mais tarde leio uma entrevista de António Manuel Ribeiro e ao perguntarem-lhes coisas que o marcaram na sua carreira, acabou por referir aquilo que atrás relatei, mas dizendo que tinha achado imensa graça.
Daqui a dias poderemos apreciar novamente os UHF na nossa terra, agora sem as moçoilas casamenteiras na 1ª fila e as mães logo atrás.
PS - Aos leitores do JA: Desculpem este post a destoar na paisagem do costume, que não é a bater no "ceguinho". Mas a vida também tem destas coisas, naturalmente sem importância nenhuma, né?!
1 comentário:
É verdade que em 35 anos (de carreira dos UHF) muita coisa mudou... mas também é verdade que o que mais difícil de mudar é a mentalidade das pessoas...
Enviar um comentário