.

.

.

.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Mimos a la carte

Por: Paulo Sardinheiro
É só mimos, entre os democratas à moda de Alpiarça. Mas esta malta não se cansa de novelas? Nesta reta final a novela TPA vs. Resto do Mundo volta ao teatro local e ouvem-se as histórias mais fantásticas, algumas a roçar o sobrenatural, pois não podem ser deste mundo real em que vivemos.
Eis algumas passagens que merecem destaque:
Sorteio de mesas de voto: o bom senso foi reinar para outra freguesia
Para espanto de todos nós que andamos na política com algum discernimento eis que na última reunião entre as 3 forças políticas onde se pretendia decidir a distribuição das 9 mesas de votos foram apresentadas as seguintes propostas:
Proposta TPA: 3 mesas de voto para cada força política – mesas a sorteio 
Proposta CDU: 4 mesas de voto para a CDU, 3 para o PS e 2 para o TPA – sem sorteio de mesas
Proposta PS: 5 mesas de voto para a CDU, 3 para o PS e 1 para o TPA – sem sorteio de mesas
Não vou fazer referências às pessoas que lá estavam, apenas ao caricato da situação. Pelo que tomei conhecimento da sessão a mesma durou uma hora e meia com os ânimos sempre exaltados, onde desde a referência à legislação que estava em casa de um dos elementos, que por sinal era diferente da que estava à frente de todos, passando pelo apelo à constituição, houve de tudo. Fico sem perceber que raio de democracia é esta onde nada mais simples do que uma divisão democrática das mesas em 3 + 3 + 3 transforma-se num imbróglio que terá de ser resolvido pela Comissão Nacional de Eleições.
Mais uma vez, constato que duas forças inicialmente opostas juntam-se para “maltratar”  politicamente o TPA. Os vários encontros entre elementos do PCP e PS em várias ocasiões são o testemunho de quem nem tudo o que parece é, o que faz desta novela a mais interessante das últimas décadas autárquicas.
Uma nota adicional:
Amanhã há mais . . .

17 comentários:

Anónimo disse...

Democraticamente terá que se respeitar os últimos votos para as autarquia que dariam os seguintes resultados ; 10 mesas par o TPA o mesa par o PSD, 4 mesas para a CDU outras 4 para o PS e uma para MPA, Cá está a molenga hem. Atenção senhores socialistas, comunistas e Sociais democratas nunca DEIXAREM UM INDEPENDENTE SÓ NA MESA.

Anónimo disse...

Esta a desconversar. O rapaz só deu a sua opinião

Anónimo disse...

Oh sr Dr Paulo Sardinheiro, é por essas e por outras que o senhor foi dos piores deputados que passou na Assembléia Municipal e que nem o PS o quis manter nas listas. Entao o Sr Dr nao sabe o que é o método de Hont e nao leu a Lei Eleitoral ? Pensava o seu patrão que as mesas eram distribuídas como se estivesse no Águias ? E o seu patrão falou da arrogância, ma educação e e gozo com que tentou tratar as outras pessoas que lá estavam ? Pois é senhor Dr , um diz vexa vai saber bem que tipo pessoa é o seu patrão e vai chegar á conclusão que todos nos já chegamos. Nao presta, ponto final .

Anónimo disse...

O sr Cunha trata a democracia como se estivesse num jogo de batota . E o comentarista tem razão. Com tais hábitos de iludir os outros cuidado com estes falsos "independentes" nas mesas de voto!

Anónimo disse...

Democraticamente a eleição extinguiu-se em 2009.
Resultados passados em democracia nada significam no presente e no futuro.
Numa verdadeira democracia, todos partem do zero e em igualdade de circunstâncias.
Qualquer miúdo da escola sabe que 9 a dividir por 3 dá 3...
Qualquer pessoa com bom senso, letrado ou analfabeto sabe reunir consensos.

Anónimo disse...

O sr. das 22:35 não sabe que o método de Hondt serve simplesmente para acertar "restos" de votações efectivas? Acorde! Trata-se de uma votação nova em que TODOS partem do zero em democracia.
E apesar de não ter procuração do Paulo Sardinheiro, nem ele precisar, se eu fosse ele só lhe perguntava em que lei está isso?
Porque não dão uma vista de olhos ao site da CNE-Comissão Nacional de Eleições e não lêem as FAQ?
Por essas e por outras é que Alpiarça tem há anos um déficit democrático.

Anónimo disse...

O "déficit" democrático da CDU que tem, desde o 25 de Abril, criado as suas leis nesta terra, atinge aqui todo o seu esplendor. E os miúdos do PS, porque lhes convém, vão atrás (desiludem-me a cada dia que passa...). Meus amigos, há uma lei e não é a vossa - é a Lei Eleitoral das Autarquias locais onde consta:
"Artigo 77º - Processo de designação

1 — No 18º dia anterior ao da realização da eleição, pelas 21 horas, os representantes das candidaturas, devidamente credenciados, reúnem-se para proceder à escolha dos membros das mesas das assembleias de voto da freguesia, na sede da respectiva junta.

2 — Se na reunião se não chegar a acordo, cada um dos representantes referidos propõe ao presidente da câmara municipal, até ao 15º dia anterior ao da eleição, dois eleitores por cada lugar ainda por preencher, para que de entre eles se faça a escolha através de sorteio a realizar dentro de vinte e quatro horas no edifício da câmara municipal e na presença dos representantes das entidades proponentes que a ele queiram assistir.

3 — Não tendo sido apresentadas propostas nos termos do número anterior, o presidente da câmara procede à designação dos membros em falta recorrendo à bolsa de agentes eleitorais constituída nos termos da lei.

4 — Se, ainda assim, houver lugares vagos, o presidente da câmara procede à designação por sorteio, de entre os eleitores da assembleia de voto.

Assim, é claro que não há mais mesas para uns do que para outros. Há pessoas que integram as mesas e se não houver acordo todos designam o mesmo número e são sorteados. E sabem o que quer dizer sorteados? Quer dizer que,aleatoriamente, de entre dois elementos para cada lugar (pelas minhas contas para aí uns 270...) vão sair os que constituem as mesas. E quem vos diz que não pode acontecer a CDU ou o PS ficarem com uma minoria de sorteados? Fartava-me de rir, para não se esquecerem que já não estamos na Moscovo do Ribatejo.

Anónimo disse...

Afinal parece que os únicos que estão a proceder democraticamente são os que são acusados de procederem de forma menos correta.
A única lei válida é a Lei Eleitoral e não há eleições com efeitos retroativos. Onde já se viu isso?
Aliás, parece que alguém dentro da CDU também tem algum sentido de democracia, mas esse, se chegar a ser eleito, vai ter a mesma sorte de outros. Não lhe dou mais de seis meses. Para bom entendedor...

Anónimo disse...

Gosto muito quando este rapaz escreve. Quanto mais escreve menos votos tem o PSD ou MPT ou o TPA ou lá que raio é aquilo. Mas nao digo porque ! No fim das eleições explico-lhe muito devagarinho e ate faço m desenho. Isto se o votar a ver por estas bandas !

Anónimo disse...

Realmente ou não esteve presente ou o Sr. Paulo foi mal instrumado com o que se passou na dita reunião.
pior, dá a cara e assume algo, que além de revelar a mais elementar ignorância do sistema democrático português, tão simples como respeitar a vontade de quem votou e a constituição da república portuguesa. Para si pode ser um simples livro de cabeceira que nada interessa pois só vem "maçar" e atrapalhar os jeitosos que agora julgam que descobriram o ovo de colombo na causa pública. No entanto deu muito trabalho e sangue a conquistar, se não sabe pergunte ao seu progenitor, ele certamente saberá explicar-lhe "como se ganha uma bandeira, e saber o que custou a liberdade".
Esse seu pensamento revela ainda um profundo desconhecimento do cabecilha da lista que se encontra a defender.
Mal educado, até na mena se ouviam os gritos, mas olhe que eram daqueles que têm as falhas dentárias à frente, com todo o significado que isso tem.
Todos os outros, bem mais por Alpiarça, do que por vaidades ou necessidades de palcos políticos, quando nada mais têm, mostraram algo básico, além de boa educação: o respeito pela democracia, e pelas regras, mas dessas, como o seu caudilho assume, NÃO LHE INTERESSAM e ELE NÃO RESPEITA, e viva a anarquia ;)

Anónimo disse...

ò paulo, realmente voces nem sabem ao que se apresentam, então o inbróglio tem que ser resolvido pela CNE???? diga lá ao seu liber para jogar menos paintball, juntar os 270 nomes a que se propôs, e amanha estar na reunião onde o presidente de câmara, se o sr. francisco se portar como um homenzinho que já devia ser, tudo se resolverá.

Raul Bento Machacaz disse...

Qual é a obrigação do Presidente de mesa? uma das obrigações é responder educadamente ao delegado partidário presente, no caso do Francisco Cunha quem pode ser seu delegado se ele diz ainda estar inteiro não está partido em lado nenhum.

Anónimo disse...

Assim se vê a democracia do PCP e do PS.

Ainda nao foram a votos e já querem a maioria das mesas de voto.

Se são a concorrer, dividam por 3. O resto é conversa de fascista

Anónimo disse...

Não compreendo que num assunto destes haja qualquer discussão.
Qualquer miúdo sabe fazer a conta: 9 a dividir por 3, DÁ: TRÊS.
Qualquer analfabeto sabe repartir um pedaço de pão por 3 bocas.
É triste que passados quase 40 anos de democracia, partidos que se dizem democráticos queiram usar os mesmos métodos da UN ou da ANP.
Qualquer pessoa com o mínimo de senso comum sabe que a democracia significa: IGUALDADE DE OPORTUNIDADES para todos.
Seja numa eleição, seja no acesso ao trabalho, ao ensino, à saúde.
Todos partem (ou deviam partir) em igualdade de circunstâncias.
Esta telenovela mexicana faz-me lembrar o autor anti-totalitário George Orwell e a sua célebre frase:
"todos os animais são iguais, mas há uns mais iguais que outros"

Guilherme Teixeira disse...

Há pois os independentes é que são democratas. Eu gostava de saber que interesse tem ser Presidente ou outro lugar qualquer na mesa de voto? Amigos concidadãos já fui de tudo na Mesa de Voto e digo-vos o cargo de Presidente pode dar prisão e a dos outros não. Deixem essas PALERMICES de lado e façam politica a sério para o bem de todos.

Anónimo disse...

Srs do PSD. Já agora perguntem ao vosso membro da lista, sr. Moreira, como é que em anos anteriores essa divisão se fez. Ele foi presidente de junta e presidiu a muitas destas reuniões para se dividirem as mesas. Ele sabe como é. Perguntem-lhe. O homem sabe desta poda. Já agora o sr. paulo Sardinheiro também fez parte das listas anteriores pelo Ps, perguntem-lhe também como era feita a escolha. Ele sabe, não percebo esta demagogia barata. Já agora também têm o sr. Atela e o sr Santiago, que também concorreram em eleições anteriores. Eles sabem como era feita a escolha das mesas.Nunca se queixaram. Perguntem-lhes como era. Deixem-se de brincadeiras e de espalhar poeira para os olhos das pessoas.

Anónimo disse...

anda muita boa gente a brincar com o povo de alpiarça lá isso anda
sabem tão bem como eu que sempre existiram duas forças activas em Alpiarça, o PS e a CDU, e perante um número impar há sempre uma que fica com menos mesas do que outra. o acordo era feito por cedencia de uma à outra.

Mas não percebo tanta azia, e muito menos percebo porque o PS tanto contestou quando em qualquer umas das propostas ele focaria sempre com 3 mesas. É a chamada panelinha eleitoral é o que é

E acrescento, uma coisa é o que foi feito no passado, e outra é o qye faz no presente. É louvável que as pessoas aprendam e evoluam não?

J. Afonso