.

.

.

.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

OPINIÕES: “Se José Relvas soubesse…teria feito outro testamento”


Tem razão o comentarista ("FUNDAÇÃO JOSÉ RELVAS: Manuel Miranda do Céu contin...":): Se José Relvas (foto) soubesse o que se ia passar a partir de 1974 teria decerto feito outro testamento.
 Nomeadamente talvez tivesse evitado a ocupação das suas propriedades por elementos do Partido Comunista, que se limitaram a explorar até poder as propriedades em causa em benefício próprio, tendo inclusivamente passado a pagar à Instituição José Relvas cerca de um décimo daquilo que o anterior arrendatário, um malvado e explorador agrário.
 Mas uma acção não legitima a outra, e o que é certo é que as condicionantes que se criaram a partir de 1974 alteraram o espírito do testamento.
Disputa-se o poder entre grupos de interesses e não pessoas que individualmente queiram prosseguir a sua obra.
Suponho que o espírito do testamento foi feito precisamente no sentido contrário.
Daí a exigência de serem 40 contribuintes e não 5 ou 6.
Mas são meras suposições. Dificilmente viremos a saber o que efectivamente pretendia.

NR: Texto obtido a partir de comentários publicados na noticia acima mencionada

2 comentários:

Anónimo disse...

A Fundação José relvas é um “castelo” inacessível aos comunistas que por mais que tentem não conseguem interferir nas eleições e muito menos coordenar o que acontece no interior das muralhas
Mesmo tirando o projecto da pobreza, que não o conseguiram pôr a andar, não conseguiram nem conseguem destituir a dinastia “do Céu” do poder.
É para dizer que o PCP de Alpiarça deve ter uma espinha bem atravessada na garganta ou então continua a não ser capaz de contrariar as regras vindas do passado já que os “do Céu” à dezenas de anos que controlam o fundação e as rédeas do poder da solidariedade

Anónimo disse...

Amigo comentarista das 9:25, a questão não é tão simples assim. Se formos a ver a maioria entre os 40 maiores contribuintes é, segundo consta de comunistas e, ou simpatizantes, o que é muito CURIOSO.Por isso, porque não apresentaram uma lista?Palpita-me que voltaremos a debater este assunto neste, nosso, jornal.