.

.

.

.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Entidade de Turismo: tomada de posse sob o signo do secretismo


Há dúvidas em relação à forma como a Delegação dos Templários, do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, irá funcionar nos próximos tempos. Com as eleições que reconduziram Rosa do Céu como presidente da Entidade, houve mudança nos órgãos directivos e, nessa sequência, Manuel de Faria já não desempenha as funções de vice-presidente executivo desde 5 de dezembro. O ex-dirigente era a face mais visível da Delegação e, nesta altura, a Hertz ainda não sabe se está nomeado algum sucessor. Enquanto tal não acontecer - se acontecer - os Templários funcionam quase em "autogestão". Aliás, por aquilo que a nossa redacção apurou, Manuel de Faria só teve conhecimento da tomada de posse dois dias depois da cerimónia que, refira-se, decorreu sob o signo do secretismo.
Eleições antes das remodelações - As eleições para a Entidade de Turismo decorreram dias antes da comunicação do Governo em relação à reestruturação que será feita no sector. Nestas mudanças, ganha relevo a extinção dos pólos Leiria/Fátima e do Oeste, sendo que este último será agregado ao Turismo de Lisboa e Vale do Tejo enquanto o primeiro passará para o criado Turismo do Centro. Aliás, haverá lugar para cinco organismos, no caso as regiões do Alentejo, Algarve, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Norte. No total, serão eliminados seis pólos de turismo, para além da extinção de cargos dirigentes remunerados. Numa conferência de imprensa, Cecília Meireles, secretária de Estado do Turismo, frisou que as direcções das novas entidades vão ser escolhidas por eleição e não por nomeação o que, em traços gerais, quer dizer que o recente sufrágio na Entidade de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo só terá efeitos vinculativos até que se mantenha o actual modelo. Quando as alterações efectuadas pelo Governo forem colocadas em prática, terá que haver lugar a novas eleições para se encontrar três administradores executivos em vez dos actuais cinco.
Entidade de Turismo... da esquerda - Não deixa de ser curioso que, nesta direcção, haja uma esmagadora maioria de elementos com ligações partidárias a PS e PCP, como é o caso do próprio Rosa do Céu, que foi presidente da Câmara Municipal de Alpiarça pelos socialistas, sem esquecer, agora, Eufrázio Filipe, antigo autarca do Seixal pelo PCP, que entrou para vice desta nova direcção, para além de Máximo Ferreira, presidente do Município de Constância, da CDU, Maria do Céu Albuquerque, de Abrantes, pelo PS, assim como Maria Rosinha, de Vila Franca de Xira, também pelo Partido Socialista.
Importa sublinhar que a Hertz tentou, durante a manhã desta terça-feira, entrar em contacto com Joaquim Rosa do Céu e pedir alguns esclarecimentos mas o telemóvel do presidente da Entidade de Turismo tem estado sempre desligado.
«rádio hertz»

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem comentários. A saga continua.