.

.

.

.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

LEITOR ESCLARECE: "E quais serão os sectores em contra-ciclo em Alpiarça?"

Não creio que as palavras aqui expressas (ler mais em: "OPINIÃO: "Com o executivo da CDU a Zona Industrial...":) carreguem qualquer tipo de ódio. Elas formulam antes de mais uma opinião pessoal de que é possível fazer mais, e têm por simples e único objectivo abanar quem se acomoda e de pressionar quem não se esforça o suficiente para mudar o rumo das coisas.
Apesar de toda esta conjuntura económica deverá concordar comigo que há empresas em contra ciclo, que investem para exportar ou que investem para diversificar.
Se não acredita no que lhe digo veja os dados da balança comercial. Poderá verificar que as exportações de bens e serviços aumentaram respectivamente 6,2% e 4,5%.
E quais serão os sectores em contra-ciclo em Alpiarça? Sem ter feito um estudo aprofundado sobre o assunto parece-me que a agricultura moderna está em contra-ciclo e os vinhos também. Existirão certamente outros sectores que poderão merecer melhor atenção.
Não quero com isto dizer que está tudo bem e que esse trabalho é fácil. Todos sabemos que o país está em contracção económica e que Portugal não inspira confiança a investidores nacionais ou estrangeiros. Mas acredito que é possivel fazer um pouco mais.
O que nós não podemos aceitar é a passividade de quem se resigna com o que acontece na sua zona de conforto. Já reparou que Alpiarça está a escassos kms de 4 vias de comunicação que ligam o norte ao sul e o oeste a Espanha, há que fazer valer isso não acha?
O tal pensamento típico, deste burgo que é um autentico jardim (barragem, casa museu, os Águias, Paços do Concelho, Lezíria e charneca) é que nada mais pode ser feito e daqui não sairemos tão depressa. Desculpe a franqueza mas esse é o pensamento influenciado e típico da CDU, no qual não me revejo e por isso critico e pressiono para a mudança acontecer, sem ódios, porque ao fim ao cabo somos todos da mesma casta.
Noticia relacionada:
 "OPINIÃO: "Com o executivo da CDU a Zona Industrial...":

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande comentário. E diria mais, em vez de 2 assessores partidários, provavelmente o município deveria ter contratado ou avençado um responsável por dinamizar e promover o negócio e o investimento no município.
Um género de ministro dos negócios estrangeiros, mas local.
Alpiarça precisa de empresas que gerem emprego, receitas fiscais e negócios satélite e não de comissários partidários.
Em vez disso, segue-se a política contrária ao que as empresas pretendem.
Paz social, facilidade de instalação, diálogo.

Anónimo disse...

Eu penso que as vereações estão correctas, gerir um concelho tem uma complexidade e tanto, mas falta alguem dedicado à promoção de Alpiarça (no seu todo) junto de grupos empresariais, associações e instituições governamentais. Que não seja totalmente politico, mas que faça parte de um projecto politico e de desenvolvimento economico para o concelho