Inaugurada a 25 de Abril de 2005.
Por
mais esforços que se façam, evocados em discursos retratados em várias
formas de arte, nunca poderemos reconhecer na totalidade a valência mais
preciosa que a natureza lhe incumbiu.
Uma fonte criadora emanada de fertilidade gera a vida, é sinónimo do amor da esperança , da dor, da perfeição e da beleza.
Foi envolvida com passados de amarras preconceituosas, percorrem em tantas gerações caminhos agrestes e impiedosos de subidas sem fim, onde o cansaço foi vencido pelo "Querer", em todos os momentos lutou para se libertar das forças que a escravizaram e a esmagaram .
Faço esta alegoria ao vinho, com a criação desta escultura, onde não dispensei a figura "Mulher", porque encontro no seu todo uma corrente poderosa de energia e considero a mais alta expressão dos poderes criativos e visuais do homem.
Num gesto de espreguiçar para um novo dia, de sorriso aberto e confiante, desperta atenções apregoando "A Melhor Casta" e anuncia a necessidade da propagação das mesmas para a nossa região.
A transparência das suas vestes tem como intenção representar todas as mulheres de todos os tempos, ligadas á temática vitivinícola, gerações do passado e do presente.
Querendo o nu representar nesta alegoria ao vinho todas as mulheres, também é uma bandeira à conquista da sua própria liberdade, à sua beleza e ao seu encantamento vinhateiro por excelência agitado e maravilhoso.
Tendo verdadeira consciência que a temática do vinho tem muitas gerações e continua a estar encutida na alma dos alpiarcenses, hoje com técnicas já bastante evoluídas não pude dispensar emblematicamente a "Mulher", porque em todos os espaços laborais ela está presente, desde o vindimar dos cachos passando pela laboração nas adegas, até á enologia .
Uma fonte criadora emanada de fertilidade gera a vida, é sinónimo do amor da esperança , da dor, da perfeição e da beleza.
Foi envolvida com passados de amarras preconceituosas, percorrem em tantas gerações caminhos agrestes e impiedosos de subidas sem fim, onde o cansaço foi vencido pelo "Querer", em todos os momentos lutou para se libertar das forças que a escravizaram e a esmagaram .
Faço esta alegoria ao vinho, com a criação desta escultura, onde não dispensei a figura "Mulher", porque encontro no seu todo uma corrente poderosa de energia e considero a mais alta expressão dos poderes criativos e visuais do homem.
Num gesto de espreguiçar para um novo dia, de sorriso aberto e confiante, desperta atenções apregoando "A Melhor Casta" e anuncia a necessidade da propagação das mesmas para a nossa região.
A transparência das suas vestes tem como intenção representar todas as mulheres de todos os tempos, ligadas á temática vitivinícola, gerações do passado e do presente.
Querendo o nu representar nesta alegoria ao vinho todas as mulheres, também é uma bandeira à conquista da sua própria liberdade, à sua beleza e ao seu encantamento vinhateiro por excelência agitado e maravilhoso.
Tendo verdadeira consciência que a temática do vinho tem muitas gerações e continua a estar encutida na alma dos alpiarcenses, hoje com técnicas já bastante evoluídas não pude dispensar emblematicamente a "Mulher", porque em todos os espaços laborais ela está presente, desde o vindimar dos cachos passando pela laboração nas adegas, até á enologia .
Ao Ciclismo
A representação que faço do realismo na minha obra tem como objectivo
oferecer vitalidade destas grandes maquinas humanas, desenvolvendo na
competição forças físicas que estão para além da nossa expansão
racional. O realismo vai buscar o seu enorme poder ás suas formas
atormentadas, encerradas na inefável pungência humana, não se esconde
por trás de outro qualquer estilo não tendo prazo de validade, passa e
resiste em todos os tempos e gerações.
Este conjunto escultórico foi concebido a partir da ideia, de fazer perpetuar emblematicamente a realidade do ciclismo de Alpiarça em Portugal, "primeiro entre os primeiros", não podendo nem devendo perder essa memória ficando assim consagrada.
São muitos os "vencedores" exibindo o nome de Alpiarça, Nesta terra subordinada a contornos de crenças estáticas germinaram sempre grandes valores tanto no ciclismo como noutras actividades culturais e científicas que tanto nos honram .
Homens com variadas profissões se propuseram a correr de bicicleta centenas de provas perfazendo milhares de quilómetros sem preparação física, técnica e apoio adequados. Esta homenagem é apenas uma parte daquilo que estes homens merecem.
Neste conjunto escultórico o "sprinter e vencedor" são ambos ciclistas de Alpiarça. Tendo a intenção de fazer representar os lugares cimeiros que ocupamos na história do ciclismo e também o valor da entreajuda e do sofrimento por troca de se ser herói.
O "sprinter" veloz no seu percurso consciente do seu valor atlético impõe a velocidade que os outros não conseguem acompanhar.
O "vencedor" num momento heróico eleva os braços e exibe nas mãos bem alto o nome de Alpiarça, não foi um atleta mas sim todos os que contribuíram para este protagonismo nacional. Pormenores não faltam da vaga e expansão que o ciclismo da Alpiarça teve, há centenas de histórias provam o que não posso deixar de referir – a tendência do não conformismo, que imperava por parte de todos os intervenientes desta modalidade, Foi esta forma de ser de ciclistas, treinadores e familiares, que proporcionou a expressão que Alpiarça teve no mundo do ciclismo.
Este conjunto escultórico foi concebido a partir da ideia, de fazer perpetuar emblematicamente a realidade do ciclismo de Alpiarça em Portugal, "primeiro entre os primeiros", não podendo nem devendo perder essa memória ficando assim consagrada.
São muitos os "vencedores" exibindo o nome de Alpiarça, Nesta terra subordinada a contornos de crenças estáticas germinaram sempre grandes valores tanto no ciclismo como noutras actividades culturais e científicas que tanto nos honram .
Homens com variadas profissões se propuseram a correr de bicicleta centenas de provas perfazendo milhares de quilómetros sem preparação física, técnica e apoio adequados. Esta homenagem é apenas uma parte daquilo que estes homens merecem.
Neste conjunto escultórico o "sprinter e vencedor" são ambos ciclistas de Alpiarça. Tendo a intenção de fazer representar os lugares cimeiros que ocupamos na história do ciclismo e também o valor da entreajuda e do sofrimento por troca de se ser herói.
O "sprinter" veloz no seu percurso consciente do seu valor atlético impõe a velocidade que os outros não conseguem acompanhar.
O "vencedor" num momento heróico eleva os braços e exibe nas mãos bem alto o nome de Alpiarça, não foi um atleta mas sim todos os que contribuíram para este protagonismo nacional. Pormenores não faltam da vaga e expansão que o ciclismo da Alpiarça teve, há centenas de histórias provam o que não posso deixar de referir – a tendência do não conformismo, que imperava por parte de todos os intervenientes desta modalidade, Foi esta forma de ser de ciclistas, treinadores e familiares, que proporcionou a expressão que Alpiarça teve no mundo do ciclismo.
Fonte de Vida
Inaugurada a 2 de Abril de 2001.
Memorial do lugar Alpiarça
"Zona
de aluvião que o tempos geológicos foram acumulando numa interminável
tarefa de milénios, aqui se fixaram populações vindas de diversos pontos
do interior, também amante do Tejo, diria o poeta e ao Tejo se deve
quase tudo. Do fluir calmo do verão à força imparável das cheias
invernais, ponto de referência do homem que se ligou à terra e com ela
se fundiu neste espaço muito próprio: terras de "Borda d'Água".
Esta escultura que simboliza germinação. Terra grávida que a água fecunda e o sol permite desabrochar em simbiose perfeita, produzindo fonte de energia regeneradora com raiz de maturidade e força telúrica, gerando um espaço de abundância, árvore magnânima que dá sem exigir.
Dei o nome a esta escultura fonte de vida porque ela representa a força mágica da transformação de um ventre em vésperas de oferenda.
Embrião de vida que emerge num milagre periodicamente repetido.
Aqui nasceram gerações, aqui foi maternidade hoje é lugar de crianças e idosos, noutros tempos foi o princípio, hoje é o meio e o fim, surge assim como natural a necessidade de implementar neste espaço, este símbolo que vai dar raiz ao futuro, transmitindo a omnipresença da conjugação das forças naturais da fertilidade e o que a mesma emana, na génese e modelação da região e do povo que somos."
Esta escultura que simboliza germinação. Terra grávida que a água fecunda e o sol permite desabrochar em simbiose perfeita, produzindo fonte de energia regeneradora com raiz de maturidade e força telúrica, gerando um espaço de abundância, árvore magnânima que dá sem exigir.
Dei o nome a esta escultura fonte de vida porque ela representa a força mágica da transformação de um ventre em vésperas de oferenda.
Embrião de vida que emerge num milagre periodicamente repetido.
Aqui nasceram gerações, aqui foi maternidade hoje é lugar de crianças e idosos, noutros tempos foi o princípio, hoje é o meio e o fim, surge assim como natural a necessidade de implementar neste espaço, este símbolo que vai dar raiz ao futuro, transmitindo a omnipresença da conjugação das forças naturais da fertilidade e o que a mesma emana, na génese e modelação da região e do povo que somos."
Solidariedade
Estátua
de homenagem aos Bombeiros Municipais, foi inaugurada a 6 de Março de
1999 por ocasião do 50º aniversário da Corporação.
Acerca deste monumento escultórico considerou o autor que:
"...se
pretende protagonizar uma união mais coesa, mais fortalecida dos
valores fundamentais da solidariedade, bem como o reconhecimento do
valor humano inestimável, que durante 50 anos esta corporação de
Bombeiros ofereceu às populações, pondo em causa as suas vidas e a dos
seus familiares a troco de uma certa indiferença do próprio sistema
envolvente".
Acrescentou ainda que:
Acrescentou ainda que:
"...este é sem duvida o lugar propício para a implantação desta escultura"
Busto ao Dr. Herminio Duarte Paciência
Situado
na Instituição José Relvas, inaugurado no dia 2 de Junho de 1995, este
monumento homenageia este ilustre democrata pela sua actividade em prol
de Alpiarça e dos Alpiarcenses.
O Dr. Herminio Paciência dedicou 25 anos da sua vida à Instituição José Relvas.
Exerceu
também actividade como oftalmologista de forma gratuita, chegando a
pagar, tanto medicamentos como óculos aos pacientes que o procuravam no
seu consultório e eram de reduzidas posses.
Como
empresário agrícola, também a sua acção foi notória, porque em matéria
salarial avançava com propostas superiores à média, levando assim os
restantes lavradores a seguirem o seu exemplo.
A
implantação deste busto da autoria do escultor alpiarcense Armando
Ferreira tem como objectivo por um lado o perpetuar a sua memória e por
outro para que o seu exemplo seja para os mais novos.
Monumento ao 25 de Abril
- Inaugurado no dia 25 de Abril de 1995, fica situado no Largo Salgueiro Maia também inaugurado na mesma data.
Este monumento foi executado pelo Escultor Armando Ferreira, que na no acto da inauguração pronunciou a seguintes palavras:
"Quero saudar todos aqueles que estão com o 25 de Abril e que ama a Liberdade.
Inaugurar um monumento alusivo ao 25 de Abril, é ter consciência do grande significado desta tão desejada mudança de Regime Político, que teve lugar no nosso País em 1974, tempos muito difíceis, homens, mulheres e crianças viveram vidas de agonia.
Não vamos esquecer que durante muitas décadas a palavra Liberdade não vinha nos livros e, os Poetas tinham de ignorar e, da nossa boca pronunciada, tinha de ser ao ouvido e em voz muito baixa, este é o maior direito do Homem hoje conquistado.
Inaugurar um monumento alusivo ao 25 de Abril, é ter consciência do grande significado desta tão desejada mudança de Regime Político, que teve lugar no nosso País em 1974, tempos muito difíceis, homens, mulheres e crianças viveram vidas de agonia.
Não vamos esquecer que durante muitas décadas a palavra Liberdade não vinha nos livros e, os Poetas tinham de ignorar e, da nossa boca pronunciada, tinha de ser ao ouvido e em voz muito baixa, este é o maior direito do Homem hoje conquistado.
Fim à morte sem sentido e a todos que me querem tirar a voz, o vento sopra Liberdade, assim nasce uma nova Sociedade.
Curriculum de Armando Ferreira
Exposições individuais e colectivas:
- Lisboa
- Porto
- Faro
- Monsaraz
- Torres Novas
- Alpiarça
Está representado em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Itália e
Holanda
Autor de cartazes, cenário interiores e exteriores para várias sessões
comemorativas: festivais da canção infantil, encontros musicais,
ilustração de livros infantis e designers for books.
Entrevistas, criticas e apreciações por nomes ligados á arte, publicado
em revistas, jornais nacionais, televisão e em várias obras literárias
(Portugal e Espanha)
Ler e ver as várias esculturas de Armando Ferreira em: mais: http://www.armandoferreira-pintura-escultura.com/pintura/curriculum/
Benemérito Dr. Hermínio Duarte Paciência (Biblioteca Municipal)
| ||
3 comentários:
Fernanda Apolinário: fico feliz ,que haja gente com tanto talente em alpiarça,fico orgulhosa pois ainda tenho um costela dessa terra ,a familia do meu pai eram naturais de alpiarça.
(Facebook)
Armando Ferreira é um escultor de eleição e está muito bem representado na sua terra natal, assim como em outras do distrito. Ao nível das relações pessoais não sei como foi tratado, mas enquanto escultor foi sem dúvida valorizado.
Armando Ferreira teve agora a oportunidade, de deixar a sua marca, na sua terra natal ,mas enquanto funcionário publico, foi muito mal tratado,o seu trabalho desvalorizado. Projetos de pouca monta que valorizavam o concelho, foram alvo de chacota, pela linha dura. Vários projetos apresentou este homem aos caciques da epoca, mas não conseguiu... serviu só para elevar alguns ou algumas, que foram colhendo louros, com o próprio trabalho de Armando Ferreira. A história dará conta um dia do que se foi perdendo. Este sim é um homem como já não há muitos, elevada sensibilidade, grandioso profissional e honesto. Mas estes não estão interessados na porca causa publica e não estão disponiveis para a javardice
Enviar um comentário