O CASTELO DE CARTAS
Um conto de fadas chamado Turismo em Alpiarça
Era uma vez uma pequena grande vila chamada
Alpiarça, situada quase no centro do mundo.
Este lugar, bem ao centro de Portugal, por
onde passam inúmeras peregrinações domingueiras, que tanto viram a norte à procura
do verde Minho e do santo altar em Fátima, como a sul à procura do sol quente
do Algarve, mas também a oeste na busca de areias saudáveis, caldeiradas e
mariscadas e até para umas tacadas nos belos campos de um dos melhores destinos de golfe do país.
De facto é por aqui que quase todos passam, quase nenhuns almoçam e poucos ficam!
De facto é por aqui que quase todos passam, quase nenhuns almoçam e poucos ficam!
Após 2 anos de reivindicação, o executivo
decidiu seguir a sugestão da oposição e contratar uma empresa de consultoria especializada.
Mas, porque em Portugal nunca se perspetiva à medida da carteira, a empresa de
consultoria propõe um SUPER-MEGA e impressionante parque temático a
localizar em
Reserva Ecológica Nacional (REN). A simpática ideia que foi
cobrada à CMA a preços SUPER- MEGA generosos, foi dividida em parcelas para “fugir” ao controlo do Código
dos Contratos Públicos e assegurar o seu ajuste direto. E, na verdade, este conto de
fadas, uma pseudo-eurodisney quiçá, nunca sairá do papel, pois em reserva
natural “jamais”.
Mas o caricato desta
temática do turismo em Alpiarça é que o executivo, ao procurar dar um passo
maior do que a perna comprometeu mais um ano de desenvolvimento económico. Isto
porquê? Porque sem ideias, nada se faz e porque sem iniciativa tudo se fecha! O
reflexo disso é a fraca expressão da nossa oferta gastronómica
quando, mesmo ao lado,
Almeirim se enche de gente para comer “sopa
com pedras”. Nós, por cá, fazemos o melhor borrego do mundo, tão bom que até ao
pequeno-almoço é servido, mas… quem o promove?
Outro pequeno grande detalhe à vista de todos
é o estado decadente do nosso parque de campismo, que em vez de servir o
município captando novos visitantes/consumidores, se encerra dando lugar à
decadência e à incúria.
Esta é a visão do turismo para Alpiarça, um
conto de fadas que o executivo lançou no programa eleitoral e, passados quase
três anos, se transforma num “castelo de cartas."
Noticia
relacionada:
Sem comentários:
Enviar um comentário