O PCP nunca concordou com a entrada de Portugal na CEE e mais tarde também questionou a adesão ao Euro. Tinham razão. Não porque fossem mais espertos do que os outros, apenas porque já tinham uma lição de vida. Alguns mais esclarecidos do PCP sabiam o que sofreram os povos de Leste sob o domínio e vassalagem à URSS aliados a algumas ditaduras comunistas só comparáveis à ditadura de salazar e caetano. Quando se pergunta a Jerónimo de Sousa porque é que ele emana tanta simpatia e tem tanta gente nos seus comícios, manifestações e adesões às greves, mas o PCP cada vez tem menos votos, ele diz que não sabe. Mas eu sei. Eu voto PCP e faço greves mas não quero ter o PCP no governo, prefiro o PCP na oposição. Porquê? Porque há muita falta de democraticidade dentro do PCP e o que eu e outros temos a certeza é que se o PCP fosse governo os sindicatos seriam controlados para não aderirem às greves. Eram postos controleiros e brigadas da revolução a patrulhar empresas, ruas, praças etc. Criaram as célebres células de empresa que mais não são que bufaria para se irem chibar do que fazem e dizem os que não estão com o partido. Sim gosto do PC enquanto oposição. O Comunismo enquanto governo assusta-me. Não passaram ainda muitos anos sobre a chamada das pessoas à Coxa lá à casa da esquina e enquanto eu me lembrar disso voto PCP na oposição mas deixarei de votar se um dia fossem governo. Ah só para dizer que os trotskiscas do BE é exactamente o mesmo.
De um leitor
Noticia relacionada:
A luta de classes faz todo o sentido
A luta de classes faz todo o sentido
8 comentários:
alpiarça não muda, as caras são as mesmas desde o 25 de Abril. olhe-se para os executivos, para as assembleias municipais, para as assembleias de freguesia. quantos estão de novo? 1/2 dúzia deles. os núcleos duros dos partidos estão lá. mesmo assim no PS apesar de um certo domínio do rosa do céu a sónia conseguiu uma certa renovação nas suas listas apesar do rosa do céu ter mantido alguns seguidores. cada vez estou mais crente que o que faz falta são 20 a 30 independentes juntarem-se e fazerem a diferença.
acho que começa a fazer sentido uma lista liderada por pessoas insubmissas como o santiago que não tem medo de afrontar os poderes instalados, tanto no pcp, como no ps. isto que está a passar-se em alpiarça é uma vergonha. este octávio agora vem passar paninhos quentes a fazer a parte que nada teve a ver com o que se passou. não tem mas é o tanas. ele está aí todos os dias no partido até às quinhentas. diz que admira a posição do santiago mas se pudesse deportava-o para a sibéria à boa maneira stalinista. só me admiro é como é que pessoas honestas e verticais não largam esta gente da mão e se sujeitam a estes complôts.
lá por não aceitares outras opiniões, não insultes as pessoas. Depois queixas-te que as pessoas andam sempre a mandar a historia da cassete.
É evidente que para o comentarista das 19.08, os bons são os governos PS/PSD/CDS!
Só para dar um exemplo, 2000 – 2010 de governação.
-Desemprego passou de 4% para 11%
- Precariedade 9 em cada 10 novos empregos são trabalho precário
-Dívida Pública passou de 48% para 93% do PIB
Como todos sabemos uma grande parte da divida é privada, é uma injustiça que o sector financeiro não pague a sua parte!
Penso que Otelo Saraiva de Carvalho, tem razão nas suas declarações, ou seja, o problema não se resolve só com manifestações!
Zé-ninguém
Vou nomear o último comentário para um Óscar da parvoíce. Não aporta uma única ideia, nem nada de válido para uma discussão séria, a não ser a subentendida:
Não gostou que alguém fizesse o diagnóstico de mais de 3 décadas de (des)governação deste município.
Já me tenho apercebido que esta ideia da constituição de uma lista de independentes começa a provocar "comichão" nos partidos (e seus apoiantes) instalados.
Estou convicto que havendo o primeiro passo a ideia nem é difícil de implementar.
E parece-me que é disso que têm medo.
Um grupo de cidadãos HONESTOS, sem rabos de palha e com verdadeiro sentimento de cidadania pode por a nú que estes partidos e esta gente, nada aportaram para a Vila.
Se alguém verdadeiramente independente passar a pente fino as sucessivas governações pode encontrar matéria que não se enquadre de todo nas necessidades da população.
Há coisas que os partidos acham relevante mas para os cidadãos valem zero.
Divisões, politiquice, obras de fachada, e um município com graves problemas estruturais foi a herança que os Alpiarcences receberam.
Tudo pode mudar...
Crentes são pessoas em geral relativamente cheias de manias:
Uma mania muito comum entre eles, é achar que os erros que os outros cometem são sempre maiores e mais feios do que os seus próprios. Se escandalizam fácil com o que os outros fazem de errado, mas fazem vista grossa com relação a si mesmos.
Outra mania bem comum, é achar que, para ser crente, precisa renunciar ao uso do cérebro, e deixar que outras pessoas pensem em seu lugar e tomem também todas as decisões com relação à sua vida. Mania de não saber usar a própria liberdade com bom senso. E quando pensam e permitem que outros pensem também, só consideram os outros como seres pensantes iguais a eles, se concordarem com eles em tudo.
Uma terceira mania é ficar discutindo eternamente sobre questões sem a mínima importância, o famoso debate sobre “sexo dos anjos” ou o ainda mais famoso debate, sobre o umbigo de Adão.
Uma quarta mania é a de pensar que todos os que não compartilham da sua fé, são imorais, maus e sem ética, e que moral e ética dependem de posicionamento religioso.
Quinta: achar que quem não frequenta o local que ele conhece pelo nome de “igreja”, não é crente de verdade.
Sexta mania: achar que apenas o que a igreja dele mesmo prega, é verdade absoluta, mesmo que lhe mostrem que a bíblia permite mais de uma opinião sobre um mesmo assunto.
Sétima mania: esquecer de perguntar para as pessoas se elas estão interessadas em ouvir pregação ou proselitismo.
Oitava mania: ter dificuldades para sair do extremismo. Só enxergam o mundo com duas cores: preto ou branco. São incapazes de aceitar que possa haver centenas de tons de cinza entre o preto e o branco, e que nenhuma das cores está necessariamente errada, porque fé, é algo pessoal. Se enxergam preto, então decidem que os que enxergam branco, estão errados, e acabou. E vice-versa.
Mais uma mania é ter necessidade de listas fixas e imutáveis de regras a seguir, coisas que pode ou não pode fazer. Porque parar e pensar por si mesmo, dá muito trabalho e nos obriga a assumir a responsabilidade e as consequências pelas decisões.
Uma décima mania é odiar, ter raiva de todos os que não seguem a mesma lista de “pode” “não pode” que eles mesmos seguem. Se não podem beber porque a igreja proíbe, por exemplo, falam de quem consome bebida alcoólica, como se estivessem falando do próprio diabo.
Mais uma mania, é estar sempre se comparando com outras pessoas. Ser eles mesmos e viver a própria vida, nunca é uma meta aceitável.
E uma última mas não menos importante: a de achar que falar somente, sem viver conforme o que prega, convence alguém.
"Vou nomear o último comentário para um Óscar da parvoíce" Referia-me ao comentário das 19:46 m. Entretanto foram colocados outros comentários...
ja uma vez caí na esparrela de ir assistir a uma assembleia municipal. jurei para nunca mais. antes da ordem de trabalhos discute-se de tudo menos o que interessa ao povo de alpiarça. ofende-se e depois pedem declarações em defesa da honra. ninguém respeita a mesa, a secretária e o presidente. disseram-me que o homem quer sair. mas quem é que aguenta reuniões de até de madrugada a discutir o sexo dos anjos? nessa que lá estive saí às duas da matina e nem na ordem de trabalhos tinham entrado. e as guerras dos mérios com a graciete e o ramalho e discursos comiciais à fidel de castro? foi verdade que esteve lá um cameraman na ultima assembleia a filmar o discurso do marito às massas? vamos a ver o que andam a preparar, será que é desta que o marito vai para o parlamento? é capaz de estar na hora do antónio felipe sair e então era porreiro o marito entrar. pá está na hora mas é de porem ordem na tabanca...
Eu falo por mim. Também uma vez fui a uma Assembleia Municipal e admiro a pachorra que a mesa da assembleia tem para aturar aquela gente. E não digo que são do PS ou da CDU até porque faltas de respeito há de todos os lados e enxovalham-se uns aos outros.
Aquilo é dose da dura e até sentimos vergonha de ter votado naquela gente.
Parece que a minha opinião não é unica porque no inicio do mandato tinham sempre a sala cheia de gente e agora pelo que me disseram á poouco tempo vão lá menos meia duzia ---sempre os mesmos--- Já ninguem acredita naquela gente por isso não me admira nada que o presidente da assembleia também já esteja farto. Quem me disse, até disse também que para ir para as assembleias ouvir o Mário Pereira a dizer missas de uma hora, não está para isso porque nunca precisou de comprimidos para dormir.
Enviar um comentário