.

.

.

.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Está na hora de criar um movimento cívico

A Estátua de Homenagem ao Povo de Alpiarça já devia estar há muito tempo no seu devido lugar – (Praça Velha) Largo Vasco da Gama. Hoje podemos compreender o silêncio tanto do Executivo, como da concelhia do PCP Sobre a Nobre Estátua do Homem da enxada. Como todos sabemos apesar da Autarquia ter mudado de cor política, a referida Estátua continua escondida, nem uma fotografia foi publicada no site da Câmara, ou blog local, como fizeram às peças do extinto Museu Etnográfico, a situação nos leva a concluir que o esquecimento foi propositado. Alguns argumentam que a “Praça Velha” é local um pouco escondido para colocar a referida Estátua. Como ela estivesse melhor colocada onde está, ou seja, escondida à 14-15 anos numa sociedade dita democrática, como se vivêssemos numa ditadura Fascista ou Estalinista. Compreendemos que hoje na concelhia do PCP já não existe Homens da enxada como António Abalada e tantos outros. Não será estranho o Sr. Raul Figueiredo que era presidente de Câmara, quando a Estátua foi executada no seu mandato nunca ter opinado publicamente sobre o referido Monumento? Está na hora de criar um movimento cívico, que através de abaixo assinados e outras formas de luta, possamos reivindicar a colocação do Nobre Monumento, como também da preservação do nosso restante Património Histórico.
Noticia relacionada:

7 comentários:

Anónimo disse...

Para além de tudo já alguém foi a câmara saber qual o numero de identifico da peça (estatua) pois existe um responsável pelo património do município e este deve ou deveria constar nos mesmos

ESTE É O PRIMEIRO PASSO

Aguardo resposta de identificação do mesmo (eu e os leitores)

Anónimo disse...

Ora aqui está outra vez a coversa da treta ou seja da estatua .
Eu Tambem acho que , se a estatua já está pronta se deveria inaugurar e por por exemplo na retunda junto á barragem , ou na outra junto á zona industrial.
Mas uma coisa é certa , eu näo me lembro de ler e ou escutar tanta pressäo para que a estatua seja inaugurada como agora . Entäo a estaua näo estava terminada no tempo do Ps ? porque näo a inauguraram ? Depois fala-se uma vez mais tambem sobre o Museu Etnografico , mas entäo o Ps em 12 anos na camara tambem näo o poderia ter inaugurado ? Tambem de deveria tentar saber porque, ou näo ?
Atencäo , eu näo defendo que näo se inaugure o museu só porque o PS näo o abriu , muito pelo contrario , acho injusto que apenas se aponte o dedo á CDU , e se passe uma esponja sobre o tempo que o Ps teve na Camara . Enfim ..haja Saude .

Anónimo disse...

Para o comentador das 15:09, quem vem com a conversa da treta é o vossemecê.
Quem mandou construir a Estátua de Homenagem ao Povo de Alpiarça?

A MENTIRA MAIS COMUM É A QUE UM HOMEM USA PARA ENGANAR A SI
MESMO.


NIETZCHE DIZIA QUE "ENGANAR OS OUTROS É UM DEFEITO RELATIVAMENTE INSIGNIFICANTE"; O QUE NOS TRANSFORMA EM MONSTROS É O AUTO-ENGANO.


UMA FORMA DE MENTIRMOS PARA NÓS MESMOS _ E
GRANDE FONTE DE ESTRESSE _ É IMAGINAR QUE ESTAMOS
SEMPRE CERTOS E QUE O RESTO DO MUNDO ESTÁ ERRADO

EXISTE UMA PIADA QUE ILUSTRA MUITO BEM ESSE
POSICIONAMENTO :

UM MOTORISTA SEGUE EM ESTRADA DE MÃO ÚNICA E
ESCUTA PELO RÁDIO QUE UM CARRO ESTÁ CIRCULANDO
NA MESMA VIA, MAS NA CONTRAMÃO, COLOCANDO TODO
O TRÁFEGO EM PERIGO. APÓS OUVIR A ADVERTÊNCIA, O
MOTORISTA DIZ: "UM CARRO NÃO. TODOS!"


PARA O SER HUMANO, É MUITO MAIS FÁCIL CONCLUIR QUE
OS OUTROS ESTÃO ERRADOS DO QUE ACEITAR O PRÓPRIO
ERRO. É AÍ QUE NASCE A DEPRESSÃO, POIS, QUANDO
VEMOS TODOS OS OUTROS VEÍCULOS TRAFEGANDO
NO SENTIDO CONTRÁRIO, O MUNDO SE TRANSFORMA
EM UM LUGAR HOSTIL, QUE PARECE TER SIDO CRIADO
PARA FRUSTRAR NOSSA FELICIDADE.


ÀS VEZES, BASTA ASSUMIR HUMILDEMENTE QUE VOCÊ
ESTAVA ERRADO. COMO DIZ UM AFORISMO INDIANO: "É
MAIS FÁCIL CALÇAR UM CHINELO DO QUE ESTENDER
TAPETES POR TODA PARTE."



(Allan Percy).

Anónimo disse...

A questão de agora pressionarem a CDU é que a CDU enquanto oposição parecia estar muito mais organizada do que agora. A CDU enquanto oposição tinha um caminho, tinha um objectivo, tinha uma determinação, tinha um rumo. Claro que agora não tem, já todos sabemos que anda cada um para seu lado, basta ver quem comparece aos eventos. Se os da própria cor não comparecem que dizer dos outros? Agora, pedimos desculpa se nos enganamos, a CDU vai fazendo vista grossa, vai varrendo o lixo para debaixo do tapete e só parece preocupada com coisas menores. Basta atentarem ao que se publica no blogue deles. Basta dar um pontapé numa pedra que é logo notícia.

O que muito se estranha é a atitude do actual presidente de câmara que tem horrores a inaugurações. Acabaram o Largo Vasco da Gama mas não o inauguraram, porquê? Será da falta da tal bendita estátua? Ou foi por terem sido os outros a começarem a obra? Não interessa quem acaba, quem paga é quem inaugura e devia ter sido inaugurada.

Museu dos Patudos. Profunda remodelação, carradas de fotos, etc etc blá, blá, blá, na hora de reabrir não se inaugura! Porquê? Um balúrdio de dinheiro que custou aquela obra, não merece vir cá o secretário de estado da cultura? E pá se não quisessem cá um governante chamem cá o camarada Jerónimo ou vão buscar as ossadas do Zé Staline que é o vosso mais que tudo. Razão tem quem escreve por aqui que o Mário Pereira faz um mandato inteiro e não inaugura nada de seu, mas pelos vistos nem nada dos outros.

Anónimo disse...

Concordo que isto é uma conversa da treta.
Não compreendo nem compreenderei certos simbolismos a que muita gente atribui tanta importância.
Será que uma estátua de pedra, de ferro, de mármore, ou de que material seja feito vai mudar a vida dos cidadãos?
Tal como para mim a importância das estátuas são zero, outros simbolismos enfermam do mesmo defeito.
Paradas militares, fardas, vestes especiais, comendas, em nada contribuem para a melhoria da miserável vida que o povo leva.
Se alguém pudesse garantir que uma estátua ou uma comenda mudaria esse estado de coisas, seria o primeiro a defender isso.
Mas, colocaram a estátua da mamalhuda,e a do ciclismo e além do orçamento camarário ter sido aliviado, não lhe encontrei outra utilidade.
Este tipo de conversa faz-me lembrar o tipo que está no centro de uma sala a arder, com risco da própria vida e está preocupado se na TV, no concurso idiota que está a ver, se quem sai é a Maria ou o Manuel...
Preocupem-se com as crianças que vão para a escola sem alimentação, com os velhos solitários e abandonados, com gente que foi despedida porque a empresa fechou.
A estátua ou estatuas, estejam onde estiverem não resolvem nenhum desses problemas.
Nestes tempos difíceis há que ser pragmático.
Tudo o resto são manobras de diversão!

Anónimo disse...

Caro comentador das 18.11 ,eu poderei näo ser täo instruido cultulralmente como o senhor , pois näo leio esses livros que o senhor le , por isso näo lhe poderi responder täo liricamente ,mas posso responder perguntando-lhe se o senhor leu o meu comentario completo ou apenas a parte que lhe interessou ? , o que eu perguntei foi , " se o PS durante 12 anos , näo a poderia tambem ter inaugurado "? Ou seja , a estatua foi mandada construir pelo Raul Figueiredo mas passaram 12 anos e o Ps nada fez .Talvez para näo continuar e terminar uma obra que a CDU iniciada pela CDU.Näo foi mais do que isto . Por isso näo deprupe o que eu disse , porque näo é correcto .
E para tambem lhe responder com uma piada aqui está uma `:
Um dia dois amigos foram á caca e apenas um deles matou um coelho . O outro no final do dia disse 2 näo foi mau de todo pois temos um coelho". O mais Surtudo indignado respondeu " temos ? Temos näo ! Tenho . quando regressavam ao carro chegou a Avenatoria e diz o Sortudo : " Gaita , estamos lixados "!! e de seguida responde o outro " estamos näo , estás "!!

Anónimo disse...

"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".
(Eduardo Galeano)