.

.

.

.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Bombeiros Municipais poderão passar a voluntários

Na resposta a uma crítica de uma deputada municipal sobre os gastos em horas extraordinárias na câmara de Alpiarça, o Sr. presidente da câmara Dr. Mário Pereira respondeu que o que estava à espera há muito tempo era de uma proposta do PS para acabarem com os bombeiros municipais e passá-los a voluntários. Como o Jornal Alpiarcense já aqui noticiou há tempos vivem-se situações de ilegalidade no que respeita a horários nos bombeiros municipais por falta de efectivos e então a solução é pagar muitas horas aos poucos efectivos que mantém a corporação aberta 24 horas por dia 365 dias por ano
É caso para perguntar ao senhor presidente e à senhora deputada, ambos professores quantas horas extraordinárias é que eles fizeram nas suas escolas e que as escolas não lhes pagaram. Ao contrário de outras categorias profissionais os professores têm sido dos mais favorecidos em termos remuneratórios e em termos de horários e de dias de férias. 
Todos o sabemos, porque já fomos alunos e lemos os diários da república e vemos o valor das reformas dos professores. Um professor reforma-se com mais de 2000 euros e outros mais de 3000 euros e os bombeiros querem que eles trabalhem noite e dia e tragam 500 euros para casa
Por isso digo e digo NUNCA PEÇAS A QUEM PEDIU E NUNCA SIRVAS A QUEM SERVIU. Pessoas que foram funcionários públicos e trabalhadores por conta de outrém são os primeiros e a estarem contra os direitos dos trabalhadores.
Quem acredita nos comunistas e nos socialistas?
De uma leitora

6 comentários:

Anónimo disse...

a seguire ós bomberos fexam as pescinas porque a camara nao tem denheiro para comprar o gaz e para pagar a tantos foncionareos sem nada pra faserem e eu porgunto uma foncionarea nao pode estar no atendimento e na limpesa porque? nas escolas as funceonarias tem de fazer tudo as das pescinas são algumas doutoras? as que limpam o esterco nem 500 euros levam para casa e as dos computadores ganham 700 e não podem estragar o vernis das unhas, como nas águas tenham de trabalhar vieram pras pescinas porque o que é bom é nao se fazer nadinha, abre os teus olhos ó marito olha que cais da cadeira.

Anónimo disse...

E quantas horas PERMANENTES trabalham os bombeiros? É que estar no quartel à espera de chamadas não se pode considerar propriamente trabalhar...
Fora alguns picos de trabalho, nomeadamente cheias,ou incêndios, o normal será rotina para a maioria.
As chamadas de urgência mobilizam 1,2, no máximo 3 elementos, e os restantes continuam sem stress.
E já que afloram as horas extraordinárias saibam que a maioria dos trabalhadores deste país, nomeadamente no sector de serviços faz inúmeras horas que de "extraordinárias" a única coisa que têm é NÃO SEREM PAGAS.
Cada macaco deve estar no seu galho para as coisas funcionarem.
Na sociedade todos os trabalhos são importantes, mas se nos pusermos a comparar, podemos comparar agricultores com bombeiros, pedreiros com professores, enfermeiros com padeiros, etc...
Todos são úteis, e normalmente têm remunerações diferentes.
Pode-se discutir a justeza, mas aí cada qual puxa a brasa à sua sardinha...e dificilmente determinaremos quem recebe a remuneração correcta.
TODOS têm direito a receber, desde que HAJA DINHEIRO.
O principal problema é que ainda não percebemos que o dinheiro é um bem cada vez mais raro.

Anónimo disse...

o comentador das 22:21 tem razão, claro. mas se formos por essa da rotina e do não fazer nada algumas horas do dia, então haverá montes de profissionais que terão de estar no emprego não 35, não 40 mas 80 ou 120 horas semanais. quantos trabalhadores não ganham o seu salário sentados a olharem para monitores? a olharem para máquinas a trabalhar? a controlarem? e então como vai ser? eu comprrendo onde quer chegar e está a defender a câmara porque não tem dinheiro. mas a câmara de Alpiarça já alguma vez teve dinheiro? dinheiro só abundou na câmara do tempo do QUIM LUIS de resto nos outros tempos o que se viu sempre foi penúria e falta de dinheiro. e o dinheiro que abundava no tempo do homem do casalinho era um bluff agora está aí todo para pagarem. mas porque no tempo do QUIM gastaram à tripa forra agora são os bombeiros que têm de dar o coirão? mas pelo que sei os bombeiros recebem porque a outros funcionários vão para o banco de horas e vão para casa "gozar horas", nem os deixam abrir a boca a reclamar horas. como escreveu aí alguém os comunistas são bons é na oposição, porque quando chegam ao governo são tal e qual iguais aos outros ou ainda piores. os camaradas falam, falam. mas com eles os trabalhadores da câmara nem uma cantina nunca tiveram, o que havia era uma espécie de barracão a servir de refeitório e uma adega velha a servir de oficina. eles falam em nome dos trabalhadores, mas quando estão à frente das coisas a desculpa é a falta de dinheiro. mas para os boys a massa aparece. quanto custa ao concelho 1 presidente, 2 vereadores, aqueles assessores todos,mais não sei quantos chefes e encarregados e ainda um advogado que por acaso até nem entrou para deputado? e não veio um reformado que perdeu as eleições em santarém? não eram os camaradas que criticam o gajo de salvaterra? esses numeros até aposto que ninguém os põe cá fora. porque não interessa porque interessa manter esse exército todo por causa da dízima para a soeiro pereira gomes ou para a casa da esquina. quando o marito ficar com apenas um vereador a tempo inteiro e mandar à fava os assessores como fazem outros verdadeiros presidentes que pensam no povo e só no povo aí convemcem-me a votar na foice e no martelo e até lá não voto em ninguém, mas ninguém mesmo. porque se o PS era uma nódoa estes em termos de boys ainda dobraram os pés pela cabeça.
só para acabar ensinem mas é o antónio miguel santos a respeitar os outros porque ninguém o ofende como ele ofende tudo e todos.

Anónimo disse...

Aqui e como em outros lados sempre existiu a falta de bombeiros, mas também existe muita forma de fazer as coisas, em outros quarteis existem só motoristas já a despesa será menos, e como alguém já aqui falou os bombeiros a receberem 500€por mês não é o caso de Alpiarça porque todos eles recebem bem mais de 500€ SEM FAZEREM TURNOS, HORAS A MAIS OU ATÈ MESMO PREVENÇÔES, aqui qual é o problema é o aumento de bombeiros ou reduzir as despesas? no caso das despesas podem começar já pelo comando (3 pessoas), antigamente não havia contenções e só havia um comandante tomava conta de tudo (cerca de 50 bombeiros) hoje nem chegam a 30 e têm de ser 3 pessoas para tomar conta, já alguém tentou saber qual a razão das pessoas saírem desta corporação e irem para corporações vizinhas, será que cá não prestam e lá são bons?

Anónimo disse...

O problema dos bombeiros deve ser igual ao do País:
« Demasiados caciques para tão poucos índios ».
Traduzindo...
No exército existem demasiados oficiais para poucas praças, nas empresas existem demasiados administradores e administrativos para poucos funcionários do sector produtivo, nas Câmaras existem demasiados administrativos em relação a operários, canalizadores, cantoneiros.
Neste sector, não chegando os "caciques" que já existem, ainda impuseram um "protector civil" que salvo melhor opinião deveria ser alguém já do quadro em acumulação de tarefas.
Porreiro pá! O povo paga, pá...

Anónimo disse...

Talvez a coisa não seja bem assim, o responsável pela Protecção Civil é obrigatório em qualquer Município (pessoa licenciada para o efeito, como também para Comandante dos Bombeiros tem de ser Licenciado, não é o caso em Alpiarça neste segundo caso)
Para mim e mais uns milhões de pessoas que estão dentro do assunto, Protecção Civil para um lado, Bombeiros para o outro no final têm de estar em coordenação mas cada qual no seu lugar senão vejamos, uma acidente com 4 carros 3 dos quais encarcerados na mesma hora um grande vendaval onde já existe alguns desalojados onde vai ser necessário reunir meios para duas situações bem destintas (caso próprio Alpiarça não tem Bombeiros para acorrer a 2 ou 3 situações ao mesmo tempo) como pode estar ou ser a mesma coisa Bombeiros e Protecção Civil