.

.

.

.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

O bom trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia

Senhora presidente da Junta de Freguesia de Alpiarça, Joana Serrano, desde já os meus parabéns pelo trabalho que tem vindo a desenvolver na Junta de Freguesia em prol de Alpiarça.
Tenho notado que toda a equipa responsável pela Junta de Freguesia bem como os trabalhadores ao seu serviço têm feito um esforço enorme no sentido de cumprir com os seus deveres e obrigações.
Outra coisa não seria de esperar.
De louvar o esforço para manter os "jardins floridos" o arranjo e manutenção de espaços de lazer; a barragem limpa nas suas margens para que se possa passear e até merendar nas zonas criadas para o efeito; o cuidado no tratamento diário das relvas e outras zonas verdes etc. etc.
Um bom ambiente para quem vive em Alpiarça e um bom cartão de visita para quem quer conhecer esta Vila e suas gentes, sem dúvida.
Mas... (e há sempre um "mas") há uma coisa que está a manchar este cartão de visita:
Quem resolver dar um passeio a pé pela Vila ao chegar junto aos contentores do lixo que, poderemos encontrar em pontos estratégicos por toda a Vila de Alpiarça, só poderá passar junto deles quem for munido de uma máscara. Principalmente ao fim de semana.
Tal é o cheiro que dali emana.
Muita gente se pergunta, porquê? Se existem contentores na Vila há tantos anos e nunca ninguém se queixou deste cheiro intragável, como agora?
Come-se mais? Há mais detritos? Há menos cuidado da parte das pessoas que colocam os lixos nos contentores?
Note-se que a população é praticamente a mesma que existia há uns anos atrás...
Para mim e para uma grande parte da população a causa do problema é clara e simples:
Há uns anos atrás, as pessoas iam colocar normalmente o lixo tal como o fazem hoje. Só que nesse tempo, ninguém tinha a ousadia de vasculhar os contentores para retirar deles o lixo que lhes convém. Isto é: Dantes o lixo entrava nos contentores e só os homens da limpeza camarária se encarregavam de o retirar para local adequado. Hoje, todos os dias alguém retira parte desse lixo antes do pessoal autorizado, para lugar que pouca gente saberá onde fica.
E, em fins -de – semana, com o acto de revolver o interior dos contentores, do rebentar das embalagens plásticas que muitas delas se podem ver a esvoaçar pelas ruas, presas em roseiras e sobre alguma zonas relvadas etc., a situação, como é natural irá agravar-se.
De um leitor

5 comentários:

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras deste leitor e munícipe deixando aqui também o meu testemunho e ao mesmo tempo uma chamada de atenção aos responsáveis da autarquia alpiarcense.

Anónimo disse...

Para além da obvia falta de limpeza dos contentores do lixo, que é visível, também com a chegada dos novos governantes à Autaquia o lixo passou a ser recolhido durante o dia, em vez da recolha nocturna que sempre se praticou.
Isto faz com que o lixo esteja em alguns dos casos todo o dia nos contentores, o que no verão tem os seus desagrados, mas como se diz quem manda pode e em geral nunca ouve os outros, e por favor não me digam que é uma questão economica!!!

Anónimo disse...

Tenho reparado que tem havido uma campanha de protesto enorme contra os maus cheiros dos contentores,os lixeiros que com a sua actuação contribuem para o agravamento da situação; os sucateiros que são um atropelo claro ao meio ambiente e outras razão que não vale a pena repetir.

A verdade é que todos estes protestos, até agora, parecem ter caído em saco roto por parte dos nossos autarcas,como se o ar que respiramos não merecesse prioridade absoluta.

Discutem-se tantas coisas com menos prioridade e esta não é metida em agenda porquê? Porque não se discute.Porque não se abre o debate? Porque não se age?

Continua a ser muito estranho, na verdade.
Muita gente que por aqui tem deixado comentário sobre este assunto, às páginas tantas até é capaz de ter razão.

Leitor do JA

Anónimo disse...

Há dias um activista do PCP informava alguns amigos em lugar público que relativamente ao dossier do lixo, estava tudo em standby por uma questão de falta de verbas.

Será que é mesmo assim?
Quem nos pode explicar esta coisa com mais detalhe?

Um leitor

Anónimo disse...

Já alguém perguntou ao vereador Carlos Jorge se sabe quem é o tal lixeiro que anda a dar volta aos contentores para os esventrar e retirar das suas vísceras aquilo que lhe convém?
Já alguém perguntou a qualquer autarca com mais ou menos responsabilidades no município se sabe quem é este indivíduo?
A resposta será certamente evasiva:
NINGUÈM APRESENTOU QUALQUER QUEIXA OU DENÚNCIA!
Alguém é capaz de adivinhar o porquê deste medo de tomar uma atitude, quando está em jogo a saúde pública do Concelho de Alpiarça?
Alguém com responsabilidades autárquicas terá de dar uma resposta cabal à população.
Tentar ignorar os problemas não será o modo mais sério de os resolver.

Amigos do Ambiente