.

.

.

.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

O caminho mais fácil

Como o Saneamento Financeiro vai resolver todos o problemas

“Estamos a viver um momento difícil para o nosso Concelho, mas com acção… criatividade e determinação” encontraram a Solução: Saneamento Financeiro. O executivo CDU chega a esta conclusão depois de mais de 4.000€ gastos com uma empresa consultora!

Mas o que é o Saneamento Financeiro? Na prática trata-se de pedir um empréstimo bancário de longo prazo (12 anos) para resolver um problema de curto prazo. Ou seja, vamos contrair mais dívida, comprometendo o futuro dos nossos jovens, sobretudo daqueles que querem viver em Alpiarça. São estas as ideias criativas que o executivo CDU apresenta.

Para além desta medida, mantém-se a ameaça de despedimentos de funcionários, conforme afirmação de José Marcelino à Lusa ( in Ribatejo,28 Maio 2010)”…um plano de intervenção que garanta uma redução substancial da despesa, nomeadamente com o pessoal” !
- Boa política!

O caminho mais fácil nem sempre é o mais justo! A promessa não era combater o desemprego?
Nunca se ouviu falar que o executivo se preparava para avaliar e reduzir desperdícios! Como: imprimir a preto e branco em vez de impressão a cores, ou utilização de papel reciclado. Também não se ouviu falar do racionamento do combustível e planeamento de rotas dos veículos da Câmara nem aumentar as receitas ou criar condições para tal, ou em planos de formação aos munícipes para aumentarem a sua competitividade.

O ridículo aconteceu!

Quando as grandes opções do plano foram apresentadas para o ano 2010. Grande parte deste programa não era mais do que o relatório dos anos anteriores. Vejamos: “ no dia Mundial do Idoso a população do Concelho de Alpiarça teve possibilidade de confraternizar através de um lanche, de ouvir e dançar canções populares tocadas por um acordeonista”; A Câmara Municipal realizou 4 viagens à Nazaré de Agosto a Setembro de 2009 para todos os idosos do Concelho”; Colónia Balnear da Nazaré no período das férias de Verão para as crianças do Concelho” etc.
Para além destas actividades que já aconteceram, não sendo portanto, um plano a realizar, mas um relatório, as grandes propostas para este ano são a continuidade do ano anterior: Requalificação do largo Vasco da Gama, Construção do Centro Escolar, Requalificação da Casa Museu dos Patudos. E o Centenário da República? Afinal só vamos “participar”(?) e não realizar ou dirigir. Como foi possível termos deixado passar esta grande oportunidade para a promoção do Concelho de Alpiarça e do seu Ex–libris?

Também a Feira do Vinho não se realizou. Mas foi substituída por “Alpiarça em Festa”. Assim, em vez de termos uma festa para todos temos uma festa para alguns!
Por: "Alpiarça é a Razão"

1 comentário:

JA disse...

Os comentários referentes a este texto deverão ser enviados para a nossa caixa de correio. Os “anónimos não serão publicados