.

.

.

.

domingo, 20 de junho de 2010

ALPIARÇA PODERÁ DEIXAR DE SER CONCELHO

Há dezenas de anos que o autor destas linhas e responsável por este jornal tem vindo a escrever nos mais variados órgãos de informação (para os quais colaborou) que mais do que nunca «Alpiarça precisa de crescimento e desenvolvimento».
Muitas vezes o acusaram de demagogo como o intitularam de um acérrimo crítico ao sistema político vigente no concelho,fosse comunista ou socialista.
No entanto sempre entendi e escrevi que Alpiarça continua a ser um «marasmo» como «Aldeia de Astérix» ( agora também denominada por um colaborador deste jornal, de: “Deserto Social”) e que Alpiarça foi e é o concelho da região que menos progrediu, cresceu e se desenvolveu.
Muitas vozes se voltaram e repreenderam a minha pessoa por causa das minhas ideias e daquilo que escrevi, defendi e defendia e onde argumentava que faltava «pessoas de visão» em Alpiarça para que esta terra crescesse.
O tempo se encarregou de demonstrar que este escriba tinha toda a razão e que afinal outras pessoas repararam que afinal Alpiarça é mesmo um marasmo ao ponto de já estar na listas dos concelhos a "abater".
Limito-me a transcrever o seguinte texto – publicado neste jornal e extraído do Diário de Noticias:
Título da noticia:
PS e PSD pela extinção de concelhos. Um é Alpiarça

«Almeida Santos e Miguel Relvas querem mexidas, para haver redimensionamento e economia de recursosDesde 1855 que não se extingue um concelho ou uma freguesia em Portugal. E desde 2005 que o "tabu" tem vindo a ser alimentado" pelos diversos governantes e dirigentes autárquicos. O presidente do PS colocou o dedo na ferida. Almeida Santos sustenta que "nos tempos actuais não se justifica a existência de 308 municípios" e propôs a sua redução, o que permitiria "uma poupança brutal que seria usada em favor dos cidadãos". O secretário-geral do PSD concordou. "A reforma administrativa do País é imperiosa", afirmou Miguel Relvas.Em Portugal, mais de metade das freguesias tem menos de mil habitantes e há 36 concelhos com menos de cinco mil habitantes, de acordo com censos de 2001 e quatro concelhos que têm uma só freguesia: Alpiarça, São João da Madeira, Barrancos e São Brás de Alportel. Uma constatação que leva Almeida Santos a defender "a redução do número de municípios, porque há freguesias com meia dúzia de eleitores e isso não se justifica num mundo em que as comunicações são rapidíssimas". O socialista quer que a extinção de municípios se faça pela "via da fusão" e garante que "a poupança financeira dessa medida seria brutal. Uma redução que seja feita "numa base voluntária", devendo o Estado "promover estímulos para que os municípios se fundam" (ler mais detalhes em: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/Interior.aspx?content_id=15980379».)
Afinal este escriba já andava adiantado no tempo porquanto os dois principais partidos (PS e PSD) querem levar a efeito aquilo que eu já previa há muito tempo.
A ser levada a efeito e a ser aprovada a proposta destes partidos podemos agradecer aos comunistas e socialistas que governaram a nossa terra e que todos, MAS TODOS, contribuíram para que isto possa acontecer porque nada fizeram para que Alpiarça crescesse (em termos de população) e se desenvolvesse (industrialmente) questões que hoje, como alpiarcense, me orgulho de as ter defendido com «unhas e dentes» durante dezenas de anos nos mais variados artigos que escrevi e publiquei.
Infelizmente o tempo deu-me razão.
Estamos assim a «um passo» de poder ver ser apagado o livro da nossa história e até a nossa independência.
Agradecemos então aos políticos da nossa terra que geriram, depois do 25 de Abril, a nossa terra, porque só a eles podemos agradecer aquilo que nos está destinado: ALPIARÇA DEIXAR DE SER CONCELHO.
Por: António Centeio

1 comentário:

Anónimo disse...

Penso que interpretou mal o texto. Entao também é a abater São João da Madeira? Concelho que é cidade ?.

.......e quatro concelhos que têm uma só freguesia: Alpiarça, São João da Madeira, Barrancos e São Brás de Alportel. Uma constatação que leva Almeida Santos a defender "a redução do número .....