O Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Conde Rodrigues, na sua visita aos Comandos das PSP e GNR de Santarém, participou ainda numa sessão de apresentação do SIGES, no Governo Civil de Santarém.
A sessão foi coordenada pela Governadora Civil, Sónia Sanfona e o SIGES, Sistema Integrado de Gestão de Emergências de Santarém, foi apresentado pelo Chefe de Gabinete, Carlos Catalão.
A Governadora Civil deixou expresso que esta ferramenta pode ser um contributo fundamental para o distrito de Santarém e até tornar-se num caso de estudo a nível nacional, cujo interesse, de resto, já foi demonstrado por diversas entidades.
O SIGES foi, e continua a ser desenvolvido, como um sistema de geo-referênciação, de apoio à decisão em tempo de emergência, e não só, destinado às forças de segurança e protecção civil, inteiramente desenvolvido pelo Governo Civil de Santarém, em articulação com outras entidades.
Recorde-se que foi criado um gabinete técnico, exclusivamente para desenvolver o SIGES, que lhe permite em tempo real, apurar as necessidades e obter informações fidedignas sobre as ocorrências em curso e as ameaças que possam vir a ocorrer.
As áreas de intervenção deste Gabinete são os incêndios, as cheias, a segurança e prevenção rodoviária, tornados, sismos e outras a definir de acordo com as ocorrências.
Trata-se de um instrumento que pode desempenhar um papel vital, no planeamento e decisão, para a intervenção operacional, assente nas novas tecnologias.
Carlos Catalão sugeriu que o sistema possa integrar as futuras salas de situação da GNR, e constituir com isso um contributo à missão das forças de segurança.
O Secretário de Estado valorizou o SIGES e avançou que a generalização dos computadores nos Postos e Esquadras, será um objectivo para o qual vai canalizar esforços, o que virá a tornar realidade o contributo deste sistema pioneiro no país.
Estiveram ainda presentes, o Director Nacional Adjunto da PSP e o Comandante-geral da GNR
Sem comentários:
Enviar um comentário