.

.

.

.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

QUE RAIO DE DEMOCRACIA É ESTA?

Tomemos como dado adquirido e inquestionável a primeira constatação do articulista: "o Dr. Mário Pereira tem todas as condições para ser um grande presidente e fazer trabalho", condições, digo eu, quer pessoais, quer políticas, resultantes, quer das suas capacidades, quer da legitimidade política que advém do resultado das eleições democráticas.
Mas, ainda que reunindo todas as condições, constata o articulista, não vai ser assim, porque Rosa do Céu, Sónia Sanfona e Vanda Nunes, que ocupam lugares de relevo a nível governamental, irão fazer tudo para lhe complicar o trabalho. Diz o articulista, citando uma destas três figuras, "se está á espera de colaboração, que espere sentado".
Então, pergunto eu, que raio de democracia é esta?
Que raio de respeito é este, pela expressão da vontade popular?
Que raio de aparelho de estado é este, que exerce as suas funções, e condiciona as suas decisões a interesses pessoais, políticos e partidários.Isto é "O Polvo" no seu pior.
A distribuição de cargos políticos, com o objectivo de servir os interesses do partido de governo, e de premiar os que se destacam nesta caminhada tentacular é abjecta e aviltante
Quem são os socialistas que se revêem neste tipo de comportamentos. É esta a concepção de democracia do Partido Socialista.
Veio-me à memória um poema de Ruy Barbosa:

" De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer as injustiças,
de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar-se da virtude,
a rir-se da honra, a ter vergonha deser honesto."

O Dr. Mário Fernando, os que o apoiam e acompanham, a força política a que orgulhosamente pertence, estou certo, não desanimarão da virtude, erguerão a honestidade e a honra como uma bandeira, e farão o que estiver ao seu alcance por Alpiarça e pelos Alpiarcenses.

Só os grandes homens encaram as dificuldades como um desafio, mesmo quando, citando Eça de Queirós,

“O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os caracteres corrompidos. A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida.
Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. (...) “

O mesmo Eça que dizia:

"O governo não cai porque não é um edifício, sai com benzina porque é uma nódoa!".

Eu, creio na honestidade de homens públicos como o Dr. Mário Fernando, e acredito que é possível um mundo melhor.

P.S. – a manter-se o ritmo do ano anterior, os 4 maiores bancos privados portugueses, lucraram, hoje, mais 4 milhões de euros. E estamos em crise…Crise de valores, crise de princípios, crise de decência.
Quanto ao mais, vão para o “rating” que os parta.

Por: Vasco Pimenta d’Aguiar

3 comentários:

Anónimo disse...

realmente só mentes iluminadas conseguem colocar já ramificações do povo em alpiarça e querer que o pcp se aproveite delas.
Vejamos e pegando nas palavras do coentarista, e no sentido que lhes emprega, deveriam aqueles 3 usar da sua posição priveligiada e usa-la a favor de alpiarça... meu caro isso sim seria contrademocratico e muito pouco justo, deverão sim tratar todos por igual, igualdade no que é igual e desigual no que é desigual, isso sim é democracia!!!
poderá chocar mas imagine-se que era um habitante do concelho de almeirim/chamusca, ou um dos respectivos presidentes, acha que seria justo alpiarça estar a ser beneficiado em virtude de ter 3 naturais a ocupar cargos de relevo???? ao contrário do PCM eles representam estruturas supra municipais e deverão tratar os seus representads todos por igual, senão ai sim estariamos a inverter e a corromper ao melhor estilo de jogo de interesses ;)
esta sua defesa ao pcm faz lembrar uma recente do Dr. António Costa ao Eng.Sócrates!
ajuda, como um outro já referiu certamete a terão, mas ao nível de qualquer outro.

ps. peço que me esclareça qual a ligação ds lucros dos bancos com o post que comenta, sinceramente não percebi a ligação

Anónimo disse...

Pois eu percebi.
É fácil, nasta querer perceber!

Anónimo disse...

Pois é, não percebe, mas eu percebo a ligação. Os que exigem sacrifícios ao povo protegem escandalosamente os lucros obscenos dos bancos.
E também são aqueles que colocam os amigos nas "estruturas supra municipais".
Mais uma explicaçãozinha para quem não percebe. As pessoas que ocupam os ditos lugares não foram eleitas, foram sim colocadas por serem "amigos" de confiança política.
O poder local é o mais democrático porque elege pessoas que conhece. Aliás a falta de cultura democrática foi visível na ausência da Governadora Civil na entrega dos prémios do jornal O Mirante, quando tem aparecido em tudo o que é festarola.
Alpiarça não deve ser beneficida, mas também não pode ser prejudacada e pelo comentário referido pelo JA «se está á espera de colaboração,que vá esperando sentado» é revelador de como o PS governa este triste país.