.

.

.

.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

LEITOR desapontado com a prestação do presidente da Câmara

Por: F. Mariano
Acabei há pouco de assistir ao vídeo da última Reunião de Câmara (07.04.2014) e confesso, fiquei um pouco desapontado com a prestação do nosso presidente, tanto mais por ser ele que conduz os trabalhos das reuniões, conforme o próprio tem deixado bem patente mas, desta vez, de forma um tanto ou quanto atrapalhada, em meu entender. O vereador Francisco Cunha, digam o que disserem do homem, esteve muitos pontos acima em argumentação e domínio de alguma matéria. Eu tenho o maior respeito e admiração pelo presidente Mário Pereira, só que não posso ir contra aquilo que eu próprio presencio e analiso.

Parece que o tal "Gabinete de Estudos" está a deixá-lo, de certo modo, perturbado.


Compreendo que perante casos inesperados e de alguma complexidade coloque as reservas que se impõem, pois precisará de algum tempo para se inteirar do assunto. Agora, o caso da Águas do Ribatejo? Quem com um palmo de testa não viu já o princípio meio e fim do filme? Não há dúvida para a generalidade dos consumidores servidos pela Águas do Ribatejo, de que o facto de ser uma empresa gerida, de certa forma pelas autarquias, é uma garantia à partida para as populações dos concelhos associados. Só que há situações que devem ser claras e inequívocas para todos os consumidores e, naturalmente para quem gere a empresa. Não pode a Águas do Ribatejo, como empresa intermunicipal, fazer tudo o que quer e bem entende sem ouvir as populações interessadas, ao mesmo tempo que faz as suas contas. Os presidentes de Câmara embora com mandatos legitimados pela maioria dos eleitores dos respectivos concelhos, devem auscultar as aspirações das suas populações e não fazer apenas o que lhes vem ou não à cabeça. É nessa perspectiva que as populações entendem e apoiam a gerência das águas pelas câmaras municipais.

Porque continua então Mário Pereira a bater na mesma tecla, sem recuar na posição que vem erroneamente defendendo, influenciado com certeza pelos gestores não autarcas da empresa intermunicipal, e não diz aquilo que deve ser dito e está à vista de toda a gente?

 Seria um sinal de humildade e inteligência e nada mais. Por mim achava um acto de coragem louvável se o tivesse feito. Aliás, normalíssimo numa pessoa de carácter, como é o caso do professor Mário Pereira.
Então, há dois ou três meses falava-se e defendia-se o aumento da água por uma questão de viabilidade da empresa...e agora a empresa vem revelar que o negócio afinal… vai de vento em popa… que dá até para reforçar as ajudas nas Tarifas Sociais e alargar essas tarifas a mais gente carenciada, suster aumentos previstos etc. e tal?
Então quando um munícipe na sessão de esclarecimento levada a efeito na Biblioteca Municipal Dr. Hermínio Paciência pela Águas do Ribatejo, à qual nós assistimos, questionou os responsáveis da empresa sobre a esmola vergonhosa que a mesma estava a dar às famílias carenciadas em nome da Tarifa Social, o Director Financeiro da empresa respondeu que para aumentar esses míseros 2.00€ mensais teriam de aumentar a água a todos os outros consumidores (faço aqui um parêntesis para lembrar que as contas foram feitas, apresentadas neste jornal e não desmentidas por ninguém. 


O aumento de ajuda às famílias mais necessitadas em DOBRO (!) teria uma repercussão de 11 CÊNTIMOS (!) na factura mensal dos restantes consumidores) agora, no espaço de dois ou três meses chegaram à conclusão que já podem fazer aquilo que todas as outras empresas fazem há muito tempo relativamente aos mais desprotegidos economicamente e o munícipe bem referiu?

 Então em que ficamos? Há três ou quatro meses, não era já previsível pela empresa, esta situação financeira resultante das receitas e despesas? Ou será que era apenas um teste à capacidade de reacção dos consumidores? 
E porque não levaram avante os aumentos propostos pela empresa Águas do Ribatejo de cerca de 75% para a Taxa de Recursos Hídricos que outro munícipe (E.C) provou serem ilegais?

E onde estão os tais defensores da AR que achavam que estes munícipes eram lunáticos porque a empresa como intermunicipal de capitais públicos era pura e inquestionável?
Ainda bem que há sempre por aí uns “lunáticos” que olham por nós.
Por mim, cumpre-me o dever de agradecer a todos os “lunáticos” que lutam em defesa dos consumidores do meu país.
Noticia relacionada:

9 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Administrador, eu tenho visto todos os vídeos das reuniões de câmara e tenho uma opinião totalmente oposta a este senhor que escreve este post.
O que eu tenho visto é o Presidente Mário Pereira com uma argumentação consistente e um vereador Francisco Cunha mal criado, sem saber estar naquele lugar de vereador, a falar sobre assuntos que não conhece, como se estivesse a falar no largo dos Águias, a ler textos escritos potr terceiros. Isso é o que eu vejo em todos os vídeos das reuniões de câmara.
O presidente da Câmara tem um nível centenas de vezes superior a este sr F. Cunha e á gente que lhe escreve os guiões e que anda com ele, quase todos que vieram para Alpiarça há uns anos e não conhecem as pessoas e são movidos por um ódio mortal aos comunistas, ofendendo até alguns membros das listas do Cunha/PSD/TPA que tem familiares comunistas que até estiveram presos e lutaram.
Convido todos a verem os vídeos para poderem falar, porque esta gente do TPA nem sabendo que qualquer um pode ir ver conseguem dizer as maiores mentiras.
Agora eu também quero ver o vereador Francisco Cunha meter em tribunal uma pessoa a quem toda a gente sabe ser uma pessoa séria

Anónimo disse...

Desculpa ó das 13:08 mas no último vídeo publicado o Presidente esteve mesmo mal. Não conseguiu nem soube responder a muita coisa:

Desaparecimento de um Legado.

Contratação de um Boy do PCP para analisar as contas da câmara pelo dobro de câmaras vizinhas.

Quem iria pagar a 2 funcionários para o futebolistico campo de futebol do Casalinho.

E como resolveria as graves ofensas de Valdemar Evaristo ao Vereador Cunha.

Afirmam que o Vereador não é homem de palavra, mas isso não chega.

Anónimo disse...

O senhor que escreve este Post, em minha opinião, é um velho e conhecido colaborador deste jornal, que já deu sobejas provas de seriedade, honestidade intelectual e pessoal ao longo dos seus escritos e da sua própria afirmação enquanto ser humano. Diz o que vê e pensa e, não precisa de ajuda nesse sentido para o fazer. Afirma ele que nesta reunião de câmara e de acordo com o que viu em vídeo, o presidente não esteve bem por várias razões (é também a minha opinião) e, opta por apontar apenas uma delas que é a mais flagrante: a questão das águas. Só mesmo um sectário cego de todo, ou sem qualquer sentido prático da vida, consegue ignorar os factos. Ele aponta os erros e apresenta soluções, como faz qualquer pessoa bem intencionada e que está convicta daquilo que diz. Ao contrário de muito boa gente que vai lançando por aí uns bitaites de modo avulso e desordenado, sem qualquer base de sustentação argumentativa ou outra.
Que o senhor F. Mariano e outros "marianos" continuem a escrever e a dar-nos uma leitura séria, genuína e independente de partidos políticos a que todos, mas todos: partidários e não partidários temos direito.
O resto, logo discutiremos durante a caça.

Anónimo disse...

Não há pachorra para estes pseudónimos de indivíduos que todos conhecemos e que andam há anos a falar de "lotes 10", AR, etc e tal. "Give me a break!" como diriam os ingleses. Olhe, já nem dá vontade de responder a imbecilidades, sendo que a maior imbecilidade é esta que foi escrita agora de que o Xico Cunha está melhor preparado do que o presidente. C'um caneco, que quando o ser humano quer acreditar nas maiores mentiras, acredita mesmo. Ou não, e simplesmente quer convencer os outros. Como se as pessoas fossem cegas. C'um caneco! Gaita, tratem-se!

Anónimo disse...

Sim, Sim, tudo boa gente os opositores, principalmente Francisco Cunha, que tem uma execução feita pelo BCP no valor de 1.327.386,23 euros, no tribunal judicial de Almeirim. Podem verificar porque é publico, na página do Citius, Distribuição de Processos - Tribunais Judicias de Primeira Instância - Almeirim - Tribunal Judicial de Almeirim, acho que uma pessoa com tantos problemas económicos poderá ser presidente de uma Câmara?, conheço algumas pessoas que ficaram de fora de listas ou até em posição não eleitas por terem problemas financeiros muito menos graves.
Podem ver em http://www.citius.mj.pt/portal/consultas/ConsultasDistribuicao.aspx

Anónimo disse...

Estava a ler este interessante texto de opinião, saltei para os comentários e não é que me deparo aqui com um "Zandinga de Alpiarça" que fala em "imbecilidades" e outras coisas, não fosse ele o maior imbecil a julgar pelas asneiras que escreve? Muito interessante sim senhor e até fala francês(?). Esta criatura conhece toda a gente que aqui escreve, sabe de tudo mas, pelos vistos, vê menos que aquelas toupeiras a que chamam "ratos cegos" que facilmente caem nos canudos (armadilhas) dos agricultores.
O melhor mesmo é montar um consultório de vidente em Alpiarça mas, terá de ser muito mais inteligente e astuto, se não quer espantar a freguesia que irá para outro concelho e aí a coisa complica-se. Pense nisso antes de se armar em "adivinhador" ou "xico-esperto" de trazer por casa...

Anónimo disse...

Se calhar o Zandinga de Alpiarça tem que ter mais traquejo e conhecimentos de criptografia para além da frase em inglês que tremulamente sabe escrever para decifrar o enigma contido no texto anterior. Digo eu.

Anónimo disse...

É sobre as lixeiras em céu aberto,quem as faz? são talvez os amigos desse que de vez enquanto vém aqui culpar os comunistas de as fazer. São talvez os seus amigos, porque a Autarquia não é. E até tem locais ( RAPOSA) para despejarem essa lixeira a vossa falta de honestidade preferem pela calada da noite fazer esse vosso lazer para virem para aqui incriminar os comunistas

Anónimo disse...

Gostaria que alguém me dissesse a que propósito vem este comentário das 12:18 neste sítio.
O melhor é chamar a "Mula do Relvas" para dar uma ajuda.