Segundo a informação que um leitor nos fez
chegar se o “PSD/MPT tivesse ganho as eleições” pouparia cerca de “100.000 euros ao erário público” porque acabava de
imediato com os “lugares de chefe de gabinete e outros cargos de confiança política”
para passar a haver apenas um GAP mas apenas com a “prata da casa” ou seja com
funcionários da Câmara.
No entanto adianta-nos o mesmo que o executivo da CDU vai ficar “agitado” quando o Vereador do PSD/MPT (Francisco Cunha) apresentar uma proposta para
que tenha apenas “o presidente e um vereador a tempo inteiro” e consequentemente dispensar os serviços do actual chefe de gabinete (João Osório - foto) e assessores que por ali existem, entenda-se: Celestino Brasileiro)
Se conseguir ir por diante
a proposta “haverá uma poupança para mais de 100 a 120 mil euros” que “convenhamos
que é muito dinheiro!”.
Veremos então se a
informação do nosso leitor terá pernas para andar e se o vereador em causa
conseguirá concretizar a sua proposta para poupar dinheiro a todos nós
20 comentários:
Não admira que esta proposta venha dos amigos da Troyka, mas tem que começar primeiro para darem o exemplo pelas Câmaras onde o PSD e os independentes tem a maioria e depois então falaremos.
Estamos a falar da "nossa" câmara, que tem um PSF e se dá ao luxo de ter comissários políticos pagos ao peso de ouro, e não de qualquer outra.
Sabe-se que dá muito jeito ao financiamento do PCP e que, estando em maioria nunca abdicarão das verbas em proveito do povo.
Não é nada que nos surpreenda. Na Assembleia da República também recusam a redução do número de deputados para os 180 previstos, ao mesmo tempo que fazem os discursos do "coitadinho", com pena dos pobres...
Esta é a verdadeira hipocrisia política.
Se dispensar para além do pessoal do gabinete de apoio também um dos vereadores então a poupança será de 220.000 euros. 100.000 do GAP e 120.000 do vereador.
Mas isso é um sonho muito antigo que ocorre sempre que há eleições. Como diz um comentador isso é política.
Parece que já se esqueceram do que aconteceu no tempo da "outra senhora".
Isso faz-me lembra o nosso 1.º ministro também comentava as nomeações de Sócrates e dos seus boys e agora o governo PSD já fez mais nomeações do que o Sócrates.
O PS também fez críticas duríssimas ao GAP do Figueiredo, que gastou uma ninharia em assessorias, mas assim que entraram para cá até veio pessoal de Salvaterra ocupar cargos para Alpiarça.
Dir-me-ão que a CDU fez o mesmo. Claro é tudo política, é preciso é prometer, prometer... para ganhar eleições.
a proposta parece-me muito pertinente. A CDU tem de deixar de funcionar como os que criticam assiduamente, e desta forma dar então o exemplo. Está mais do que na altura de pouparem e deixarem de terem lugares estipulados para familiares e amigos, lugares prometidos numa fase pré eleitoral como promessas politicas, pois se fosse por competencia concerteza esses dois senhores não estariam em lugares de confiança na "mama" de dinheiros publicos. Se são lugares de confiança politica, de nomeação, onde não cabe qualquer funcionário publico, então a organização partidária que lhes pague o vencimento.
Vocês querem é que a CDu tire o João Osório e meta lá o Francisco Cunha que iria fazer o trabalho de graça assim ainda poupavam mais não é isso?
Estamos a falar de Alpiarça é verdade. e porquê? E porque não em Santarém e nas Câmaras onde os independentes tem a maioria o STAF é só o Presidente e um vereador? Como diz e bem o 13:02 dêem vocês o exemplo nas Câmaras onde tem a maioria já que querem que se faça uma lei para esta proposta.
Tenho vários comentários a esta "previsão para o futuro".
1. Trata-se de previsão, de futurologia, porque o novo executivo ainda nem sequer tomou posse, por isso acho que estão a pôr a carroça à frente dos bois.
2. Se quer tanto ser vereador, mesmo antes do tempo legal para exercer essas funções, podia ter começado por estar presente na homenagem ao mais ilustre alpiarcense, José Selvas, no 5 de outubro. Mas isso tá quieto, que era um sábado e sabe sempre bem dormir até mais tarde que nos outros dias fartamo-nos de trabalhar ... alguns nos águias, mas enfim...
3. Agora é muito fácil c**** sentenças. Mas imagino como seria o gabinete de apoio se esse senhor ganhasse. Bem, fazia como o outro e numa pessoa poupava realmente.
4. Se certas pessoas se preocupassem mas é em pagar o que devem eles próprios faziam melhor figura.
5. Ninguém pode acusar a CDU de lesar o município, muito pelo contrário, ficará na história como a força que o saneou financeiramente, por muito que custe a certas pessoas odientas.
6. Por fim e muito importante, alguém ensine a esse senhor que escolher o gabinete de apoio é uma prerrogativa do presidente da câmara. O povo que o elegeu deu-lhe legitimidade para isso e nesta matéria não tem que haver propostas de vereador nenhum da oposição. A CDU na oposição nunca questionou a escolha de pessoas como Abel Pedro, Ana Bé, etc. Era o que mais faltava. Nem em lado nenhum isso é feito. Chama-se a isso respeitar as regras democráticas.
Ai agora vão querer condicionar as deliberações legítimas do presidente nesta matéria? Será por causa de alguém ter levantado aqui o caso do lugar de quadro do Tito, que devia ser extinto? Para não falar da gestão que se pode fazer, legitimamente, de algum "pessoal afecto a determinadas candidaturas", nomeadamente por laços familiares?
São burros ou quê? Quem ganhou foi a CDU, metam isso na cabeça. A CDU tem a faca e o queijo na mão, não dêem ideias. Quem tem telhados de vidro tem que ter mais cuidadinho.
Além disso, vocês não estão preocupados com nada disso, vocês querem é que o mandato corra mal. Por vocês o presidente até ficava lá sozinho, até era melhor.
Mas se está previsto na lei haver um GAP é porque é necessário, importante para conseguir implementar um programa para o desenvolvimento da terra. Existe em todo o lado, querem que Alpiarça sofra de marasmo, para depois acusarem disso o executivo, não é? Temos pena, mas quem decide é quem foi eleito. Os alpiarcenses depositaram na CDU confiança para tomar essa decisão e outras, não em vocês.
Não sejam palermas.
Não percebem que estão muitas coisas envolvidas na pessoa "Osório"?
Vamos lá raciocinar:
O Osório sai, então quem trabalha?
Sim, porque mais nada vai funcionar!
Para além de Presidente a Vereadores serem dependentes do Osório, este sabe disso, o próprio Osório nunca mais deixava ninguém fazer nada, acreditem que se esta hipótese acontecer ele mesmo (o Osório) era capaz de se juntar ao TPA para deitar abaixo o Presidente e Vereadores! Acham que vão correr esse risco? Não acredito.
O Osório é pessoa para levantar os mortos, pô-los do lado dele, e logo em seguida dizer que é mentira pois os coitados estavam mortos! Quem vai argumentar isto? Ninguém! Estavam efectivamente mortos!
Acreditam que alguém dentro da lista que ganhou as eleições se vai opor à nomeação do Osório? Nem o Mário Pereira!
Na Assembleia da Republica o PCP tem só aproximadamente 10% e são eles que tem a maioria dos votos? ó 14:13, porque é que a maioria não propõe uma lei para esse fim?
Se eu fosse do executivo da CDU e me viessem com estas conversas, aí é que eu não tinha dúvidas nenhumas em pôr algumas pessoas no sítio. Extinguia lugares, fazia umas mudançazitas no pessoal. Afinal, as ruas têm que estar sempre limpinhas, senão é só críticas!...
Espero que a CDU abra os olhos para este atrevimento agora de querer decidir sobre, preparem bem, o gabinete de apoio à presidência. Querem ver que o Francisco pensa que foi eleito presidente?!!! Ele disse que ia sê-lo a toda a gente e já sabemos que uma mentira dita muitas vezes, a pessoa até se convence que é verdade.
Francisco Cunha vai ser um vereador da oposição que não vai dar tréguas ao executivo da CDU.
Não se esqueçam que ele quer ser presidente da Câmara e tem quatro anos para mostrar o que vale.
A Maciez que existia com as vereadoras do PS acabou e agora vamos estar informados de tudo o que acontece porque o vereador Francisco Cunha não vai permitir que nada seja escondido
De parte a parte, não se deve esconder nada, mesmo nada. Quem tem mais para esconder é quem compra votos com porcos no espeto e garrafas de vinho, esses é que tem muito a esconder. As Atas, as atas é que devem dizer tudo o que se passa nas ditas reuniões e quem faz as boas e más propostas.Esta de acabar com postos de trabalho deve ficar bem mencionada na ata dessa reunião e o nome de quem a propões e o resultado da votação e que a maioria se respeite.
O 20:13 está a pôr o dedo na ferida. Não havia ninguém que fiscalizasse internamente o que se passava, e confundia-se o que era CMA e PCP.
Com o Chico Cunha e o Pedro Gaspar a impunidade acabou. Ter maioria dá para governar legalmente mas não dá por exemplo para utilizar bens públicos em favor do PCP, como se passou em plena campanha eleitoral, ou estar durante as horas de serviço a usar os computadores da Câmara para acção partidária.
Não se admite que presumivelmente a CDU tenha ao abrigo da lei pedido dispensa para campanha eleitoral e apareçam montados em carros da câmara em plena campanha.
Enfim... parece que finalmente, e apesar da maioria a impunidade vai terminar.
Esse leitor bem informado que mandou essa informação para o JA deve andar alucinado. Só os alucinados é que acreditam que o vereador Cunha faça essa proposta porque toda a gente sabe que essa matéria é da competência do executivo eleito com maioria. O que os vereadores da minoria podem fazer é votar contra a decisão do executivo, porque não pode fazer mais do que isso e o vereador Cunha não vai fazer figura de parvo ao meter a foica em seara alheia
Sobre as despesas com o GAP o leitor não anda alucinado. Obviamente que os lugares do gabinete de apoio ao presidente e aos vereadores são da competência do presidente da câmara, e os vereadores da oposição apenas podem votar contra, mas a aprovação do Orçamento da Câmara e das Grandes Opções do Plano competem a todo o executivo incluindo a oposição. Caso o nosso vereador do TPA chegue à conclusão que as despesas com vereadores a tempo inteiro, GAP e assessores, (nas quais se inclui um certo advogado de Santarém que não foi eleito deputado e quem lhe paga é o pobre do povo de Alpiarça)irão pôr em causa a concretização das GOP, o vereador não só votará contra o orçamento como fará de declaração de voto e torná-lo-á pública.
Caro Sr Centeio , li esta noticia e fui investigar as notícias mais antigas do seu Jornal ? Achei estranho o Sr Centeio receber uma noticia de um leitor e não verificar a fonte . Porque , afinal a fonte é o seu próprio jornal. A extinção do GAP e o cálculo de poupança de 100.000,00 foi apresentado pelo candidato do PS , eng Pedro Gaspar , numa entrevista que deu a este mesmo jornal . Não queiram fazer do Francisco Cunha o demônio .
não há dinheiro para obras nem para apoiar os mais carenciados, mas a arrogância Estalinista está bem vincada nestes comentários na defesa dos brutos tachos de Osório e companhia. Em relação ao Sr. advogado estaremos cá para ver como vai ser essa história da brutal avença mensal.São tristes figuras de parolos que são contra o governo e a troika no discurso, mas aqui no poder da autarquia são iguais na defesa dos seus interesses que é o partido e não o povo!
Muito se tem dito e falado dos custos do GAP, onde se inclui um certo advogado de Santarém. A verdade é que as câmaras comunistas fazem o mesmo das outras, porque eles além das câmaras mantêm vivo o aparelho partidário e esta gente passa o dia a fazer trabalho para o partido à custa da câmara.
Meus amigos, falamos de meio milhão de euros ao fim do mandato.
Deixo esta pergunta, duas pessoas que só fiscalizam o seu próprio trabalho, dentro de uma câmara com dezenas e dezenas de trabalhadores merecem ganhar meio milhão de euros em 4 anos?
Temos que nos questionar acerca disto, eu nem sonhava que fosse possível isto acontecer.
Outra coisa, não existem pessoas insubstituíveis, que julgar que se estes senhores de lá saírem a câmara não ira funcionar desengane-se! Existem pessoas muito bem capazes de ajudar o nosso presidente a governar a nossa terra e no entretanto continuar a fazer o trabalho que sempre fez.
O Osório não é Deus e o Brasileiro não é Jesus, mas precisamos de um Moises para separar as aguas(entenda-se as contas), e esse senhor não vai ser nem o Cunha nem o Gaspar, mas sim o nosso presidente, Mário Pereira, ele sim tem que acabar com estes gastos desnecessários e levar a terra avante!
Força Mário!
A INVEJA é um terrivel defeito. Leva a ignorancia a dizer o que sente, como se estes invejosos tivessem conhecimentos para ocupar estes lugares.
Enviar um comentário