.

.

.

.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O perigo da água de torneira

Os pesticidas não são, infelizmente, os únicos produtos potencialmente cancerígenos que podemos encontrar na água da torneira. Tomemos como exemplo uma substância conhecida e classificada como cancerígena pela Organização Mundial de Saúde: o arsênico.
Ficou completamente demonstrado por vários estudos que o arsênico contido na água é suscetível e multiplicar por três ou mais o risco de câncer de pulmão; quer dizer, um aumento do risco de pelo menos 300%. Pode, também, aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de bexiga e, talvez, também o de pele. Mas, no que diz respeito ao de pulmão, está provado e há certezas!
Por que, então, não beber água mineral engarrafada?
Poderíamos dizer que os filtros, muito na moda hoje em dia, vão resolver o problema. Infelizmente, como nos mostra o quadro, quando se trata de metais pesados, de nitratos, de pesticidas ou compostos orgânicos, estes filtros estão longe de ser a solução
Os nitratos e os nitritos
Os nitratos são outras das substâncias cancerígenas que nos falta abordar. A tabela feita a partir dos dados publicados em maio de 2009 pela Direção Geral da Saúde é eloquente. E nada indica, também aqui, que não existam nas águas minerais.
Um conselho: procure na internet, de tempos em tempos, os resultados publicados sobre a qualidade da água em sua cidade. Se for boa, não vale a pena comprar filtros ou água engarrafada. Inutilmente mais caros. Se constatar que a água de sua torneira está contaminada, informe-se sobre as águas de nascente ou minerais de maneira a escolher uma saudável para você e para a sua família.
(David Khayat)
 Noticia relacionada:
 "'ÁGUAS DO RIBATEJO' FORNECE AOS ALPIARCENSE ÁGUA ...":

Sem comentários: