Se fosse hoje não acontecia nada disso. Os do PC não alinhavam com os do PS e do BE, os do BE não alinhava com o PC e PS e o PS com nenhum deles.
Lutavam na altura porque tinham objectivos comuns e não por causa de um partido.
Hoje é possível fazer o mesmo, e só os partidos dividem e manipulam as pessoas.
A CGTP tornou o direito à greve banal.
Fazem-se grandiosas manifestações como as do dia 15, e vem logo a CGTP convocar uma a seguir para tentar manter as rédeas na população e acabar por desmobilizar as pessoas.
Bem vistas as coisas, o controlismo do PCP acaba por ser um travão à luta por objectivos comuns porque põe o partido acima dos interesses da população.
Se o historiador J.J. Pais aprofundar a sua pesquisa, há escritos em que o PCP contribuiu para desmobilizar o povo como na candidatura do Gen. Humberto Delgado por ter medo de perder o controle da oposição.
Dou os meus sinceros parabéns ao Sr. J.J.Pais pelo excelente trabalho que tem feito na recolha histórica.
Sugeria (não sei se será possível) entrevistar alguns dos sobreviventes dessa época, para memória futura.
Noticia relacionada:
"Actividade política em Alpiarça":
1 comentário:
A CGTP tornou o direito à greve banal. É um facto. E o PCP tornou o direito à Moção de Censura banal. Mas desta vez enfim, foi um arrependimento, foi para repôr algo que lhe ía na consciência. Como? Vejamos : O PCP e Bloco(dito)de Esquerda juntaram-se à direita mais reacionária deste País para mandar embora o Governo do PS. Abriram a porta a este (des)Governo dos srs Passos e Portas. Agora, depois de constatado o mal feito, querem mandar embora o governo que ajudaram a empossar. Ficam-lhe muito bem esses sentimentos. Só é preciso que o Povo não tenha memória curta.
Enviar um comentário