.

.

.

.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

QUANDO O DEPUTADO MUNICIPAL E CHEFE DO GABINETE DE APOIO AO PRESIDENTE ERA “OPOSIÇÃO” DO PS

Questões apresentadas por João Osório então Deputado da CDU na Assembleia Municipal de Alpiarça e forte critico para com o “desleixo” do "executivo  PS2.
Grande defensor do ambiente e da poluição na Vala de Alpiarça (ver ultimo artigo) mas que hoje se “esquece” o que tanto defendia e acusava no mandato socialista
Recorde-se que actualmente João Osório, para além de continuar a ser Deputado na Assembleia Municipal de Alpiarça é ao mesmo tempo  Chefe de Gabinete de Apoio ao Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Mário Pereira

Cópia da “ ACTA N.º 15” da Assembleia Municipal de Alpiarça, realizada no dia 24 de Setembro de 2007.

O membro João Osório, projectou um filme referente a “Um charco de água que existe na Zona Industrial de Alpiarça” – ligação de um depósito que se une à Vala, onde aparecem algum peixes mortos na Ponte do Touco (enguias, carpas), que já se encontram em estado de decomposição.
O membro João Osório, apresentou uma proposta . (Anexa Proposta nº 1).
O membro João Osório interveio, dizendo que na zona da Bagageira se encontra um despejo de materiais de construção e, que junto a esse despejo se encontram também, documentos da Câmara – alguns documentos que considera que a actuação foi um erro, “pois são documentos importantíssimos e históricos do Concelho de Alpiarça” (tem as pastas em seu poder e que as pode entregar à Senhora Presidente da Assembleia Municipal).

O membro João Osório declarou o seguinte : “em relação aos documentos de Arquivo se encontrarem no referido local e a Câmara utilizar aquele local como despejo” considera uma situação condenável.
O membro Carlos Cotrim, apresentou uma Proposta.(Anexa Proposta nº 2).
A membro Vitória de Brito apresentou várias questões:
 - Uma questão referente a “ Quando é que a Comissão do PDM, eleita pela
Assembleia Municipal toma posse ?”.
- Uma questão referente ao Protocolo das Actividades de Enriquecimento
Curricular e a Empresa que vai efectuar o serviço, nomeadamente no que diz respeito aos horários.
- Uma outra questão relativamente à Escola, que foi assaltada. “O objectivo principal são os computadores, saber se a Câmara Municipal já tomou medidas de segurança na Escola”.
- Uma outra questão relativamente ao arranjo dos sanitários femininos.
O membro Celestino Brasileiro (na foto) interveio dizendo que, “se consultarmos o Site da Câmara Municipal de Alpiarça , verificamos no que diz respeito ao Ambiente, (artigo escrito pela Senhora Presidente) onde fala na Vala e na limpeza das margens e, verificamos que isso não acontece. A Vala está completamente poluída com peixes mortos, as margens e os passeios pedonais estão completamente sujos e degradados”.
O membro Celestino Brasileiro lamentou o facto de tudo isto, “uma vez que já alertaram várias vezes para que a situação fosse resolvida, nomeadamente a poluição que a Zona Industrial transmite para a Vala”. Disse ainda que “ as coimas que são apresentadas às Empresas da Zona Industrial e a conduta que foi feita , também não resolvem o problema”. Disse ainda que a CDU no ano 2005

Bem apontava João Osório para a poluição
Arquivo do Mirante Edição de 20-09-2007

http://semanal.omirante.pt/index_access.asp?idEdicao=305&id=37469&idSeccao=4374&Action=noticia
Carpas, enguias e lagostins aparecem mortos nas zonas do Casal Branco e Lagoalva
Nova descarga poluente mata peixes na vala de Alpiarça
Quarta-feira, 12 de Setembro, foi mais um dia negro para a ribeira de Muge, também conhecida por vala de Alpiarça. Descargas efectuadas no curso de água causaram a morte a muitos peixes que apareceram a boiar. Carpas, enguias e até lagostins de água doce, habitualmente resistentes, sucumbiram à poluição na vala nas zonas do Casal Branco, Touco e na Lagoalva, em Alpiarça. João Osório, habitante de Alpiarça e deputado municipal naquele concelho, denunciou a situação ao Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR (SEPNA) e ao comando geral da mesma força.
Para João Osório há que punir os responsáveis pelo crime ambiental e, mais que isso, resolver o problema de uma vez por todas. “É sabido que a fonte poluidora da vala é a zona industrial de Alpiarça. Duas empresas instalaram-se naquela área nos dois últimos anos e são bem vindas porque vieram criar empregos no concelho. O que não pode acontecer é a Câmara de Alpiarça ter-se responsabilizado por recepcionar as águas residuais produzidas pelas empresas para a estação de tratamento, quando afinal estão a ser despejadas directamente para a vala de Alpiarça”, realça o deputado municipal da CDU.
O MIRANTE apurou que uma equipa do SEPNA esteve quinta-feira a inspeccionar o local e a efectuar o registo fotográfico dos focos de poluição. Foram recolhidas e enviadas amostras de água para a CCDR, cujas análises puderão identificar a fonte poluídora, e elaborado mais um auto de notícia, informou o comandante do Destacamento de Santarém, tenente Gil Raposo. Aliás, nessa área, quase ao lado da Estrada Nacional 118, é possível verificar a existência de autêntico pântano onde se vão concentrando as águas residuais que depois embocam em condutas que as encaminham para a vala de Alpiarça. Aí, a tonalidade da água varia entre o castanho e o vermelho vivo em algumas zonas, enquanto o cheiro é insuportável.
O vereador da Câmara de Alpiarça com o pelouro do ambiente referiu a O MIRANTE que foi detectada uma matéria oleosa à superfície da vala “que se pensa ser de uma cura de arroz vinda de montante, do concelho da Chamusca”. José Carlos Ferreirinha explica ainda que as águas paradas situadas numa área da zona industrial estão agora a sair limpas e apenas apareceu uma cor avermelhada a sair das condutas devido a tratamento de pimentos. “A partir de Outubro, essa zona vai ser um espaço verde e também vamos fazer a transplantação de oliveiras para ali plantar”, revela o autarca.
O vereador admite que após a instalação das fábricas Renoldy e Monliz surgiram alguns problemas de escoamento dos efluentes ali gerados que poluíram a vala, mas adianta que têm sido realizadas análises constantes e verificação dos seus teores para aferir se estão conformes com a lei. “Exigimos às empresas que os efluentes sejam tratados nas suas estações antes de entrarem na rede pluvial mas houve algumas falhas no arranque. A câmara está a equacionar a construção de uma estação de tratamento de águas residuais no âmbito do próximo quadro de referência estratégico nacional”, revela José Carlos Ferreirinha.
Bem “prega Frei Tomás”
Comentários para quê?






7 comentários:

Anónimo disse...

ena rapaz, o homem deve estar neste momento a coçar-se todo.
e depois não querem ser criticados pelo marasmo em que se encontra a nossa terra por não saberem fazer melhor do que os que cá estiveram antes.

É o descrédito total na equipa!

Anónimo disse...

Não é só nesta questão que ontem se criticava e hoje se faz igual.
Recordo-me, por exemplo, de um imóvel classificado como património municipal, situado no cruzamento junto ao jardim municipal, em frente à bomba de gasolina. Disse a oposição cdu, e muito bem, que as obras de fachada estavam a decorrer sem licença camarária e exigiam a paragem das mesmas.
Hoje, passados dois anos de governação cdu, não só não pararam as obras como é possivel ouvir pessoal a trabalhar no seu interior, a coberto de umas janelas devidamente entaipadas (lindo de ver).
O João Osório e o Celestino Brasileiro que passam tanto tempo no exterior e que devem seguramente passar muitas vezes no local, qundo o fazem assobiam para o ar e olham para o outro lado a acenar mesmo que não esteja lá ninguém.

Anónimo disse...

é do interesse deles nao saber ? Então sejam competentes e façam o que têm que fazer e não é andar ai a passear rua acima e rua abaixo e não fazer nada

Anónimo disse...

Se tivessem um pingo de vergonha, já se tinham demitido dos cargos que ocupam,mas como a vergonha anda mal acompanhada,fazem-se de vitimas.

Anabela Costa disse...

Anabela Costa Para quando a estreia?... :-)
Da nossa página do Facebook

fox disse...

Nao posso deixar de nao falar no caso celebre dos medicos de alpiarça.Tanto se criticou a dra Sonia que os medicos eram um trunfo da mesma ,mas ao que sei houve as magnificas manifestaçoes comandadas pelo joao osorio(pcp) a pedir mais medicos e nao vei mais nenhum, sera que este senhor, e todos os que foram para a porta do centro saude exigir os seus direitos enquanto cidadaos nao teem olhos na cara para ver que o PCP tira o proveito desta pouca vergonha enganar as pessoas .ACORDEM PARA A VIDA

Anónimo disse...

Talvez esteja na altura do Presidente da Câmara e restante vereação ponderar se querem continuar a serem servidos por gente que cultiva incompetencia por todos os poros do corpo e que nem se apercebem que estão a dar cabo do vosso projecto politico para Alpiarça.
Pior que o Cego é Aquele que não quer ver...