Localizada no Largo Alfredo Lagoa (Largo da Misericórdia) onde esteve a funcionar durante anos a “Pastelaria Pires” chegou ao fim da sua missão. Mesmo bem localizada comercialmente a ”Pastelaria Pires” não conseguiu ultrapassar a crise e o seu proprietário entendeu encerrar as portas do seu tradicional estabelecimento.
Mais um estabelecimento que encerra
Uma pastelaria situada num bom local rodeada de estabelecimento que poderiam contribuir para a continuação do negócio, nomeadamente a: Biblioteca Municipal, o Lar de Idosos, o Centro de Saúde e o movimento pedonal da Rua Dr. Queiroz Vaz Guedes seriam razões mais que suficientes para que o negócio pudesse continuar mas a falta de clientela, a falta de gastos por parte dos clientes, o baixo desenvolvimento local e a redução da população como a crise que se atravessa contribuíram directa e indirectamente para o encerramento.
Fotos: Monumento "Fonte da Vida" (Em cima: de dia; em baixo: de noite) da autoria do escultor alpiarcense Armando Ferreira, situada no "Largo da Misericórdia".
16 comentários:
que pena... lembro-me daquela pastelaria há muitos anos, logo após a mercearia do Tó Flor ter fechado.
É pena mesmo
Hoje o estacionamento é fundamental, mas a rua Queiroz Vaz Guedes nunca foi um bom local comercial basta lembrar que estão fechadas vários estabelecimentos comerciais nessa artéria. Rua estreita e de difícil estacionamento. Até a pastelaria D. Dion que foi uma referência fechou e essa nem foi por falta de estacionamento.
Também o Centro de Inglês de Alpiarça fechou as portas. Pouco a pouco, vai-se tudo embora.
Alpiarça perde os atractivos e o potencial, porque não há promoção, não há investimento, não há dinamismo por parte da Câmara. é o que temos
Quando a autarquia não toma iniciativas para o crescimento local e muito menos apoia da melhor forma o comércio local para que este se desenvolva é normal que dia após dia vamos assistindo à queda do comércio local e ao encerramento de alguns estabelecimentos como é o caso. A passividade da autarquia no sustento de iniciativas privadas ou no esforço do aumento da população começa a ter reflexos no concelho para qualquer dia não haver nada em Alpiarça.
Sr. Anonimo da 10:23,
Na realidade nunca houve grande coisa em Alpiarça, só que agora ainda está pior.
Não é a CDU que é pior do que o PS. Nesse aspecto os dois partidos no poder am Alpiarça nunca souberam dinamizar o comercio local, bem pelo contrario, têm vindo a destrui-lo passivamente pouco a pouco.
No caso deste Executivo, é desesperante como não apresenta ideias. O que faz são iniciativas insonsas que se esgotam no momento, como foi o caso da Feira do Melão em que agora só voltam a fazer alguma coisa daqui a 1 ano, esquecendo que existe agricultura no concelho. Então e o Vinho ? Acabaram com a Feira do vinho e criaram uma Feira do Melão. Os meloeiros são mais importantes do que os viticultores que já cá estavam muito tempo antes dos meloeiros ? Como cresceu Alpiarça se não fosse o vinho e as terras ferteis que êm na leziria ?
Que promoção a Autarquia tem feito ao Vinho ? Acabou com a Feira do Vinho,acabou com os concursos de vinhos, pelo que sei nem consegue vender o vinho da Agroalpiarça que é gerido pela Autarquia. Nem aproveita as iniciativas para por uma banca da Agroalpiarça a vender vinho.
Mas provavelmente para a Festa do Avante até foi vinho da Agroalpiarça, espero eu. Pelo menos para aí vendam alguma coisa.
Nunca o pensei dizer, mas a bem dos alpiarcenses, tomara que a reestruturação da administração local venha depressa e passemos a integrar almeirim, é que a este passo, qualquer dia - nem o que foi noutros tempos uma referência de alpiarça - nem pastelarias/cafés teremos.
Tem toda a lógica, se eu vou trabalhar para fora, é lá que faço a minha vida, tomo os meus cafés, faço as minhas compras, gasto o meu dinheiro e dinamizo a zona que me circunda.
Já nem com a conversa das dívidas me levam, a inactividade é demasiado evidente, só existe dinheiro para os boys, sejam eles da terra, sejam atleiers milionários no Porto, a que se pagam rios de dinheiro por projectos que.... ficam na gaveta, ou nem de lá saem!
Se dizem que não existe dinheiro para nada, porque pagar milhares de contos a gabinetes para conceber projectos???
É demasiado vergonhoso!
Bom dia, aproveito este blogue para quem me puder informar porque é que a Junta de Freguesia deixou de cuidar dos espaços verdes que agora de há umas semanas para cá estão infestados de ervas e ao abandono. Será que rescindiram o contrato com a empresa dos espaços verdes ?
Querem ver que a culpa das pastelarias Pires e D. Dion também é culpa deste executivo camarário. Ao que sei a Pastelaria pires já está para fechar há vários anos. Segundo consta a Pastelaria D. Dion fechou porque desde que o dono da Venicien desfez a sociedade que o outro dono não a consegiu gerir e faliu. Não acusem a Câmara de tudo o que é mau. Temos todos nós que residimos em Alpiarça de começar a olhar para aquilo que nós próprios fazemos e as atitudes que tomamos, temos de começar por ser os primeiros a incentivar o comércio em Alpiarça e a comprar ncá e não noutros locais. Todos nos lembramos e todos criticamos, mas as poucas lojas que sempre houve em Alpiarça fecharam por falta de clientes, preferimos comprar em Almeirim ou noutros locais, mesmo mais caro do que faze-lo cá.
E ainda agora a procissão vai no adro, esperem pelo resto, não se esqueçam que mais dia menos dia as pessoas deixam de ter dinheiro até para ir trabalhar, quanto mais para beber um café, e ainda dizem que a culpa é da autarquia??!! Até os do rendimento minimo estão a deixar de ir tomar os pequenos almoços às pastelarias pois foram(e bem para alguns) retirados. Isto é, e vocês sabem-no bem, um problema global, que foi crescendo nos ultimos anos,e estão preocupados com um café, mas esquecem-se da Planotejo??!! que faliu por não lhe pagarem(quantas pessoas empregava?).Porque não falam que a autarquia de Alpirça é das que actualmente menos tempo demora a pagar as contas e antes de entrar a CDU era das piores, isto meus senhores também é trabalho, não são só as obras megalómanas para cego vêr e outro pagar...
Dashi
Sr. Anonimo das 11:52 vejo que foi mandatado pelo comité central para nos atirar areia para os olhos.
Mas qual trabalho que o senhor tem para mostrar á população ? qual trabalho ? qual trabalho ? explique-nos lá
Sr anónimo das 12:46, não sou mandatado por ninguém, puro e simplesmente tento-me manter informado, coisa que pelos vistos o sr. não,e não precisa de gaguejar, pois o melhor trabalho nem sempre é aquele que se vê(por ex.os caixotes do lixo andam a ser lavados coisa que na minha rua à 6 anos não acontecia, desde que vim morar para cá)mas secalhar isso não viu, eu vi e ouvi, eram 6:30 e estava a sair para ir trabalhar(mas disso agora ninguém fala...),ou o sr. é daqueles que tem uma trave em frente dos olhos, mas mesmo assim vê um cisco no olho de quem está à sua frente, que foi o caso do seu comentário.
Dashi
ao Dashi
Olhe que então deve ser na sua rua, pois na minha eram regularmente lavados e agora desde que este executivo entrou... era meter-lhes a cabeça lá dentro para verem os odores com que brindam a população.
PS. a planotejo não faliu por não lhe pagarem, faliu por o dinheiro e obras que tinha ser mal gerido, afinal quem é que aceita uma obra e se atrasa na conclusão ao ponto de ter mais a pagar de multas do que teria que receber???
Sr. Dashi, contentores lavados ? mas isso não é a obrigação da autarquia ? tá boa!
Agora ainda vêm dizer que estão a trabalhar bem porque andam a lavar os contentores. LOOOOOOLLLL...
Olhe, já agora diga para passarem por trás da rua do matadouro. é que aqui as moscas até têm tamanhos de pombos
O exemplo dos contentores não foi o melhor admito(na minha rua é como lhe digo, mas não moro na vila), mas continuam sem vêr o que já foi feito a nivel financeiro, e em relação à Planotejo o sr. diz "PS. a planotejo não faliu por não lhe pagarem, faliu por o dinheiro e obras que tinha ser mal gerido, afinal quem é que aceita uma obra e se atrasa na conclusão ao ponto de ter mais a pagar de multas do que teria que receber???" Então o que foram fazer os trabalhadores para uma assembléia municipal?????
Segundo parece, foram lá para a camara pagar as obras que tinham sido a ela adjudicadas(e realizadas) e que não foram pagas...
Este PS não deixa de ser engraçado....
Dashi
E pena e não é só este estabelecimento a fechar, existem muitos mais com pedidos de insolvência, basta passar pelo Tribunal de Almeirim, para ver os editais.
Vanda Luciano: Tenho orgulho em ser Alpiarçoula, nem me imagino a pertencer a outro concelho, haja paciência para estes comentários...desculpem-me os amigos almirantes, mas é uma questão de identidade!!!!
(Obtido no Facebook)
Enviar um comentário