.

.

.

.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mário Pereira (e PCP) teve o que merecia

Artigo de Opinião

Por: António Centeio

Praticamente desde que o executivo da CDU tomou posse que tem vindo a ser criticado neste jornal (não confundir com dizer mal) quer por parte do responsável quer por parte de muitos comentadores e colaboradores.

Criticas ao executivo presidido por Mário Pereira pela passividade e inoperância dos comunistas ainda não terem conseguido fazer obra que se veja ou que se identifique.

Criticas também tem sido dirigidas não só ao executivo mas também para toda a “máquina partidária” que apoia e está por detrás de quem comanda o destino de Alpiarça.

Por Mário Pereira ter suspenso o seu mandato para servir o partido e candidatar-se a deputado, não deixou o presidente de ser bastante criticado porquanto muitos leitores consideraram esta “suspensão” como uma “traição” para quem nele votou e que dele não esperava que levasse por diante a sua intenção de pretender ser deputado.

Criticas estas que deram origem às mais variadas opiniões mas nenhuma favorável para com Mário Pereira.

Mário Pereira assim não entendeu e continua a não entender ao ponto de nos “repreender” por aquilo que escrevemos e permitimos que seja publicado.

Criticas estas que nunca tiveram, nem tem, qualquer intuito de desprestigiar Mário Pereira e o restante executivo comunista.

Sempre dissemos aqui que o executivo da CDU tem uma certa dificuldade em concretizar e mostrar trabalho como o pouco que fez até agora praticamente pouco ou nenhum valor teve porque não está cimentado.

Se Mário Pereira tomasse em atenção as várias crónicas aqui publicadas como os imensos comentários que foram divulgados, chegaria facilmente à conclusão que tínhamos, não a totalidade, mas muita razão razão, nomeadamente no destaque que demos quanto à sua suspensão de mandato para poder concorrer a deputado.

Mas Mário Pereira para agradar à cúpula do partido pouco ou nada nos ligou para que ainda nos “ repreendesse” daquilo que dissemos e publicamos.

Afinal, para azar de Mário Pereira, do executivo da CDU e nomeadamente para com o PCP, o tempo veio nos dar razão.

Razão esta que está nas descida dos votos para com as “legislativas” que ontem se realizaram em Alpiarça.

Uma “descida” que veio por parte dos eleitores onde deixaram uma mensagem bem clara para com Mário Pereira e o executivo da CDU.

Afinal os comunistas não estiveram ao lado dos comunistas da hora da verdade. Tanto que foi fortemente penalizado,  que se  minha memória não me atraiçoa, é a primeira vez que tal sucede em Alpiarça.

Que Mário Pereira tome nota e leve em consideração o “recado” que os eleitores lhe deram na votação e que não entenda este recado como um castigo ao PCP porque o castigo foi dirigido a quem tirou a confiança ao eleitorado por não conseguir fazer obra e por ter “enganado” os eleitores que votaram nele para presidente da Câmara e não para se candidatar a Deputado.

Afinal o PCP ganhou a nível nacional mas a nível de Alpiarça perdeu muitos votos por causa do seu executivo.

Boa altura para Mário Pereira tirar uma forte ilação destes resultados.

Que Mário Pereira comece a olhar para o futuro de outra forma porque nunca mais nada será como tem sido até agora.

A confiança que lhe deram foi em parte retirada e dificilmente será igual à que tinha.

Que Mário Pereira comece a saber ouvir as criticas que lhe fazem como o que é escrito sobre o seu executivo. Afinal ninguém lhe queria mal e ninguém disse mal de Mário Pereira.

Resta-nos aconselhar Mário Pereira a ter mais consideração por quem o critica e a ler mais o que dizem sobre a sua pessoa como passe a compreender melhor as entrelinhas que muitas vezes aqui são escritas mas não compreendidas.

Entrelinhas estas que dizem muitas verdades. Uma delas que: Mário Pereira comece a estar rodeado de pessoas mais competentes e mais empreendedoras e deixe de viver tanto para o partido para passar a viver mais para Alpiarça.

Os interesses de Alpiarça devem estar acima do “Partido”

Mário Pereira teve o que merecia.



10 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com a análise no seu todo, no entanto discordo em absoluto de uma situação pontual.

Quando o António Centeio aconselha Mário Pereira "a ler mais o que dizem sobre a sua pessoa" não está a ajudá-lo a governar melhor. Está a empurrá-lo para o abismo.

Por uma razão muito simples. É que se o Dr Mário Pereira passar ainda mais tempo do que aquele que já passa, a ler o que dizem de si na blogosfera, então é que ele não vai conseguir fazer absolutamente nada.

Anónimo disse...

A CDU só não caiu mais porque do lado do PS não há nenhuma credibilidade. De resto, o mandato actual tem sido uma desilusão.
Fala-se a boca cheia que o Mario Fernando terá transmitido a ansiedade de sair para outro cargo politico por ter concluido a falta de perfil de liderançae estar mais vocacionado para o discurso e actividade parlamentar.
Por isso a colocação dele nas listas não foi inocente porque nas proximas eleições, o 2º, o Madeira Lopes já não irá concorrer...
Querem ainda mais indicios ?

Anónimo disse...

Não foi só em Alpiarça. Também no distrito perderam votos. No sistrito perderam em média um pouco mais de 5%, enquanto que em Alpiarça perderam o dobro (quase 11%).
Também é a prova que o trabalho politico do responsável do partido na zona terá que ser avaliado.
Voltando a Alpiarça, ninguém duvida que as ultimas opções politicas tomadas em Alpiarça, penalizaram bastante o partido. 11% num partido como o PCP é muito mesmo, já que a esmagadora maioria dos votantes até são militantes ou simpatizantes fiéis.
A juventude de Alpiarça «cagou» na CDU e andou pelo PSD ou CDS, ou nem foram votar. Basta andar pelos cafés e ouvir a revolta deles com os tachos que andam a arranjar para as velharias do partido, enquanto há tanto jovem a precisar de emprego e com capacidade para dar muito mais do que o Sr. Celestino ou pequenino do PCP.

Anónimo disse...

Na minha sincera opinião desde o inicio deste mandato que se sabia que as coisas iam ser assim, Mario Pereira não tem perfil para presidente de câmara, não tem perfil para exercer a actividade parlamentar, no fundo não tem perfil para a política e quem o "empurrou" para este cargo só contribuiu para denegrir a sua imagem, que antes de ser presidente era considerado um homem extraordinariamente bondoso, humano, simpático e hoje será assim?
Muitas verdades aqui têm sido ditas e uma delas é a de que a juventude alpiarcense está a começar a desacreditar no PCP/CDU e creio que numa altura destas outra coisa não seria de esperar, no entanto, a culpa disso não é só de Mário Pereira, é também dos próprios ideais defendidos pelo partido comunista, ideais esses que nos dias de hoje já são desacreditados pela população mais jovem.

Anónimo disse...

Ao comentarista das 16:42
Não estou de acordo quando diz: "é também dos próprios ideais defendidos pelo partido comunista, ideais esses que nos dias de hoje já são desacreditados pela população mais jovem"
Não é uma questão de acreditar ou não!
A questão é mais profunda. A juventude não tem ideais, estas eleições de 5 de Junho, bem o demonstraram. Ora votam Bloco (estrema esquerda) ora votam CDS (estrema direita) isto revela falta de ideais.
Os jovens identificam-se com a revolução, com revolucionários, vejam como mesmo jovens ligados à direita admiram "che"!!!
A juventude hoje analisa, no geral, tudo quanto lhe chama o interesse, a atenção, é uma juventude voltada para a comunicação, para as TICs.
O PCP tem tido dificuldade em se adaptar a estas novas realidades, pois para falar com jovens tem de se ser jovem ou ter espírito jovem!
Quando no PCP se fala em juventude e em chamar juventude e quando esta se aproxima, os mais velhos, sentem “medo” em perder o lugar. Para se entrar no PCP, como jovem, ou é-se filho de alguém lá dentro ou então é posto a andar pelos próprios que dizem que se tem de chamar jovens.
Vimos no PCP jovens a comunicar como se fossem velhos, com posturas conservadoras e a defender os ideais comunistas como se lê nos livros sem nada de novo. È como se de uma bíblia se tratasse.
Ora os tempos mudaram, hoje há muitos jovens de filhos de comunistas que estudaram, com formação, apesar de se identificarem com os ideias do PCP, vêem que este proclama por ideias que não cumpre no dia dia.
Quem reclama hoje mais em Alpiarça? É certamente a jucentude!!!
O PCP tem criticado os Boys e as Girls dos outros partidos, agora que é poder faz o mesmo ou ainda pior.
Ao PCP exige-se credibilidade, exactidão, honestidade. Quando se critica alguém ou alguma coisa e depois fazem o mesmo ou pior!!!!!!!
Quem acredita neles?

Anónimo disse...

Diz-se aqui que Mário Pereira, por ser bondoso, humano, sério e ter outros predicados, não terá perfil para a política...
Será que quem vai para a política tem de ser necessariamente vigarista, desumano, aventureiro e sem escrúpulos?

Embora a classe política esteja muito por baixo na consideração dos portugueses e conotada até como... "só querem é tacho!" não nos parece que não haja por aqui uma ou outra excepção à regra.
Salvo melhor opinião é claro.

Um eleitor

Anónimo disse...

Como não vivemos num cantinho isolado deixem-me pensar global. Pela ordem de ideias do autor do post e de alguns comentários, o que dizer por exemplo do nosso vizinho Sousa Gomes. O PSde Sousa Gomes, em Almeirim perdeu 980 votos, mais de 20% dos votos. Quer isto dizer que o homen fez mau trabalho? quem souber que responda. E em Lisboa? o que dizer da perfomance de Antonio Costa, possivel secretario geral do PS? Então o homen perdeu as eleiçoes para o PSD. O Antonio Costa perdeu quase 30000 votos emais de 20% da votação. assim já nem devia era ser Presidente da Camara. Certo?

Anónimo disse...

nao queiram comparar a queda do PS à da CDU. O analista fez bem o seu trabalho já que comparar a CDU em Alpiarça face ao território nacional.
Por exemplo, no distrito de Faro a CDU teve uma subida espectacular porquê ? porque lá apanham mais sol do que aqui ? ou porque nascem lá mais velhos do que aqui ? ou porque os alentejanos estão a emigrar para o Alentejo ? claro que não. Subiram mais porque têm feito um bom trabalho de campo, a conquistar a população algarvia e isso deu resultados.
Por cá, é o que se vê, infelizmente. Dão-se tiros nos pés todos os dias e ainda tem o desplante de tentar tapar o sol com a peneira.
Abrir os olhos é uma virtude, não é uma ofensa

Anónimo disse...

A perda de votos da CDU em Alpiarça é sintomática da fragilidade que os autarcas demonstraram nestes quase dois anos de mandato. O país estava descontente com o PS, ou com o seu líder, o Ps não iria subir em Alpiarça, como não iria subir no país. Mas uma parte substancial do eleitorado de Alpiarça votar à direita? Impensável, a não ser por razões profundas de mau estar para com a CDU. O qe é que se tem verificado com Mário Fernando? Infelizmente, as tão apregoadas qualidades de excelente pessoa, têm-se revelado mais como um autismo implacável, uma cegueira perante os factos, um alheamento total do que não sejam os ideais mais retrógrados da elite envelhecida e caduca do seu partido. Mário Fernando, ou é pouco inteligente, ou não se importa minimamente com o destino de Alpiarça e dos seus conterrâneos, só lhe interessando como e quando pode subir na dificil escada hierárquica do PCP. E já revelou, em diversas ocasiões, que não sabe ouvir, que não aceita opiniões vindas de fora do partido, e que não aceita passivamete as críticas, ainda que sejam merecidas. Falta de democracia, precisamente o que tanto criticou no seu antecessor. Mas para lhe chegar aos calcanhares em termos do benefício dos alpiacenses, ainda tem de pedalar muitíssimo e, para já, mudar de velocidade e talvez de veículo.

Anónimo disse...

Não concordo de forma alguma com os comentarios 23.01 e 1.19. Por uma razão. Querem colar os resultados para uma votação nacional para a assembleia da republica as autarquias locais. Mas só fazem em relação a Alpiarça. O trabalho das autarquias não tem a ver diretamente com resultados para eleiçoes nacionais. Se não como disse um outro comentarista o PS nunca perdia em Almeirim ou Lisboa OU benevente ou fosse onde fosse, se houvesse um bom trabalho dos respetivos presidentes. Já agora, se quiserem extrapolar os resultados destas eleiçoes para a autarquia de Alpiarça, e juntando os pardidos que normalmente se agrupam, a CDU continuava a ter maioria absoluta, o PS é que perdia um vereador para o PSD.