Realizou-se hoje, 4ª feira, no Salão Nobre da Autarquia, a assinatura do Protocolo entre a CM Almeirim e a Autoridade Nacional de Protecção Civil para a construção e cedência da sede da 3ª Companhia da Força Especial de Bombeiros – Canarinhos de Santarém. Foi ainda apresentado o Pólo Logístico Nacional de Protecção Civil, investimento do Estado Central, cujo concurso já se encontra a decorrer e que prevê um investimento de 1,3 milhões de euros.
Para além destas obras e tendo em conta a localização e todas as condições existentes, a partir de hoje o CNOS - Comando Nacional de Operações de Socorro Alternativo passará para Almeirim. Assim em caso de catástrofe ou outro impedimento que inviabilize o funcionamento do CNOS em Lisboa, toda a estrutura nacional de protecção civil será deslocada para a nossa cidade, passando esta a ser a base de resposta às situações de emergência.
Segue imagem das instalações da FEB (esq) e do PLNPC (Dir), assim como o guião utilizado no filme que passou durante a cerimónia de assinatura do protocolo.
“Quando, em Julho de2009 a Autoridade Nacional de Protecção Civil decidiu instalar o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém em Almeirim, estávamos muito longe de imaginar que aqui se iria situar o grande pólo logístico nacional de Protecção Civil, situado a 7 kmda capital de distrito, com acesso rápido à A13, A10 e A1, à linha ferroviária do Norte e a cerca de 50 km do futuro aeroporto internacional de Lisboa.
Agregando as instalações dispersas entre Santarém e Tomar, o CDOS de Santarém, instalou-se em Almeirim num local arrendado pela Câmara Municipal e graciosamente cedido à ANPC por 18 meses.
As obras de adaptação e instalação decorreram durante 25 dias, num investimento total de 250.000 EUR, (ANPC) sendo inaugurado a 9 de Setembro de 2009, pelo Secretário de Estado da Protecção Civil.
O espaço que inicialmente contava com480 m2, foi acrescido em mais150 m2, e o custo do arrendamento é agora assumido pela ANPC.
À data de hoje, o investimento total ascende a 300.000 EUR (ANPC) e a sua área total é de630 m2.
Caracterizado como um CDOS de 3ª geração, tem sido considerado, pela sua funcionalidade e baixo custo, um CDOS modelo.
Aproveitando a excelente colaboração entre Câmara Municipal e a ANPC, foi pela Câmara Municipal candidatada ao QREN a construção de uma Base Permanente para o Grupo de Santarém da Força Especial de Bombeiros "Canarinhos", hoje provisoriamente instalada no Sardoal.
A infra-estrutura, a primeira do seu género construída de raiz, permite acomodar em permanência 60 homens e mulheres, e está dotada de todas as condições materiais necessárias ao desempenho da exigente função de protecção e socorro em todo o distrito de Santarém.
Nos 600 m2a edificar, incluem-se áreas de trabalho, de lazer, de refeições, de uma sala de formação, bem como acomodação para a totalidade do Grupo, aliando funcionalidade com estreitos requisitos estéticos.
A construir pela Câmara Municipal de Almeirim nos próximos 9 meses com recurso a meios financeiros próprios e comparticipada pelo QREN, num investimento total previsto de 583.000 EUR, é esta Base Permanente que vai ser hoje cedida por 20 anos à ANPC.
Será, em breve, uma Base modelo, dignificando a função a que se destina e os seus utilizadores.
Por outro lado, e na sequência da disponibilização pela Câmara Municipal de um lote de terreno, contíguo ao que irá acolher a Base Permanente da FEB, a ANPC decidiu aí instalar a sua Unidade de Reserva Logística.
Composta por 2 edifícios independentes, alberga:
no 1º, o Parque de Veículos Operacionais Nacionais, que visa acomodar os veículos que compõem o Centro Táctico de Comando, o Veículo Mortuário, o Veículo de Apoio Alimentar, o Veículo Frigorífico, entre outros;
no 2º edifício, a Reserva Estratégica Nacional de Protecção Civil e o Armazém Logístico da FEB. Neste 2 º edifício ficarão armazenados todos os equipamentos operacionais da ANPC, com excepção dos destinados a ajuda humanitária, que continuarão armazenados na Base Aérea de Sintra.
Num total de1.600 m2de área coberta, a Unidade de Reserva Logística compreende ainda áreas de trabalho para a recém-criada Brigada Logística da FEB, à qual será entregue a operacionalização desta Unidade.
Na sequência da conclusão dos projectos de execução e de especialidades, o concurso de empreitada está apto a ser lançado, prevendo-se um prazo de construção de 11 meses e um custo final de 1,3 MEUR comparticipado pelo POVT - QREN.
Longe vão os tempos de Julho de 2009 quando a decisão passou por instalar em Almeirim um CDOS provisório com480 m2.
Hoje, o CDOS cresceu, a Base Permanente da FEB tem o seu concurso de empreitada em curso e a Unidade de Reserva Logística, que albergará 3 valências, tem o concurso apto a ser lançado.
O investimento cresceu também dos iniciais 250.000 EUR para os previstos 2.5 MEUR, o que significa um dos maiores investimentos feitos em Portugal, em estreita colaboração entre a administração central e a administração local, em prol da protecção e do socorro.”
Por: Pedro Ribeiro (Vice-presidente da C.M. Almeirim)
Sem comentários:
Enviar um comentário