.

.

.

.

sábado, 14 de maio de 2011

65 mil pessoas têm carta caducada e não sabem

O Público avança hoje que o Instituto da Mobilidade e dos Tranportes Terrestres (IMTT), que emite e revalida as cartas de condução, revela que há mais de 65.800 condutores de motociclos e viaturas ligeiras "cujo prazo de validade do título de condução caducou há mais de dois anos e que não efectuaram pedido de renovação".
Isto porque em Janeiro de 2008, entrou em vigor a legislação que alterou as idades em que é obrigatória a renovação da carta, tendo perdido valor a data de validade que consta no próprio documento.
O instituto precisa que deste total 33.310 não revalidaram a carta aos 50 anos e 32.537 não o fizeram aos 60 anos.
O IMTT desconhece a razão pela qual estes condutores não pediram a renovação, indicando que 7.130 mil condutores solicitaram o exame de condução especial, que lhes permitiu revalidar a carta.
Feitas as contas, cerca de 73 mil condutores tiveram a carta caducada e, muitos, podem continuar a conduzir.
O IMTT não quis avisar as pessoas que tinham de renovar a carta, mas pondera fazê-lo, recorrendo aos meios de comunicação bem como às redes sociais para relembrar as regras que "foram amplamente divulgadas pela comunicação social" quer em 2005, quando a legislação foi publicada, quer em 2008, quando entrou em vigor

Sem comentários: