.

.

.

.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

As coisas existem mas na hora da verdade não funcionam


Artigo de Opinião
Por: Mariana Teixeira

A minha “Prima Alzira” mora nas proximidades de Sacavém. È uma mulher que gosta muito de brincar e pregar partidas. Nunca veio a Alpiarça. Costumo lá ir uma vez ou duas vezes anualmente com a “Tia Alice” para «mudar de ares» e levar “Tia Alice” a conhecer locais que não conhece porque raramente sai de casa.
Quando a visitamos, para não estarmos a «olhar para a parede» detalhamos as novidades cá do sítio. O suficiente para ficar a saber mais sobre Alpiarça do que alguns residentes.
A “Prima Alzira, talvez para corresponder às visitas que lhe fazemos, pensou em pregar-nos uma partida, que nem nos passava pela cabeça. Queria vir a Alpiarça.
Quando cá chegasse ia directamente para a “Feira Semanal” e desta ligava-me a dizer para ir «ter com ela ao “mercado dos ciganos”» – é assim que chamo à feira. Em abono da verdade seria uma boa surpresa.
Como não conhece ninguém por estas bandas, não se atrapalhou. Ligou para a “Junta de Freguesia” a perguntar «onde se situa a “Feira Semanal” e se justificava a deslocação para a ir visitar, visto que mora em Sacavém».
Informaram-na então que é «uma feira com seis ou sete feirantes». Como a resposta não era elucidativa perguntou onde se situava a feira. «É ali para os lados da BP».
Agradeceu a informação e desligou o telefone para me ligar de seguida contando o acontecido. «Ora se não sei onde fica Alpiarça muito menos sei onde é a “BP”».
Segundo a prima «deve ser alguma “bomba de gasolina”». Não estava longe da verdade.
Conclusão: Teve que antecipar a “viagem surpresa” um dia a fim de passar «dois dias connosco» Está hoje connosco para depois no dia da «feira dos ciganos” regressar ao ponto de partida.
O “Ponto de Encontro” previamente combinado para nos encontrarmos, foi na “Barragem dos Patudos”. Adorou!
O acontecido fez-me lembrar quando uma vez fui ao Porto a uma festa de aniversário de um amigo. No desenrolar do evento, um cavalheiro – para meter conversa comigo -perguntou-me «De onde é a menina que não a conheço por estas bandas?» Respondi-lhe que a «minha terra é Alpiarça». Logo outro perguntou «onde é que é isso?» Um brincalhão das “Festas de São João” tomou a iniciativa, adiantando-lhe a minha resposta: «é ali para os lados do Aeroporto».
Responde-lhe quem não sabia: «Ali para os lados do Aeroporto? Engraçado! Nessas bandas nunca vi nada com o nome de Alpiarça».
Pois é! As coisas realmente existem mas não hora da verdade são deturpadas ou mal esclarecidas.

Sem comentários: