.

.

.

.

domingo, 13 de abril de 2014

OPINIÃO: O homem da DORSA

O mensageiro do PCP em Alpiarça (peço desculpa se o termo não é o mais correcto, mas estou a lembrar-me dos responsáveis que mandavam nos grupos de trabalho de antigamente) ao qual também chamam de MUNÍCIPE nas reuniões da autarquia de Alpiarça, resolveu dar um ar de sua graça na última reunião de câmara, a que assisti com todo o respeito, dizendo que a "Soeiro Pereira Gomes" estaria atenta aos bastidores da política Alpiarcense. (Se não foram exactamente estas palavras, o sentido foi este).Então fiquei a pensar: se calhar é altura de todos os alpiarcenses, diga-se outros partidos de Alpiarça, oposição apoiantes e abstencionistas, que serão 70% ou por aí perto, prestarem bem atenção e levar a sério o aviso deixado por este homem que, pelo que me disseram, é pessoa de peso político, também responsável da Direcção da Organização Regional de Santarém (Dorsa) do PCP.
Só não entendo uma coisa, se o homem controla toda a actividade do PCP na região de Santarém, será que nas outras câmaras municipais da região onde a CDU (PCP) tem representatividade, este cidadão também intervém nas reuniões dessas câmaras e assembleias municipais na qualidade de "munícipe"? Ou é só mesmo munícipe de Alpiarça? Será que pode ser munícipe de vários concelhos ao mesmo tempo?
Salzburg - Mozarts Geburtshaus -
Getreidegasse, 9 - 27 gennaio 1756.
Peço desculpa, mas como sou leigo nestas coisas, gostaria que alguém me explicasse ou o próprio me respondesse.
Só mais uma coisa, e com isto vou terminar, espero que com estas desculpas todas, não me confundam com aquele senhor Coronel muito cortês, que aparece no Facebook todo janota à porta da "Casa Mozart" em Viena de Áustria mais propriamente na "Getreidegasse 9" ... que vai a todas as reuniões, dizem ter dotes de orador e... também um "Gabinete de Estudos Políticos"(?) Conforme sugeriu o Presidente, em Reunião de Câmara).

Esse senhor coronel, ostentando tão invejável currículo, não precisaria certamente de fazer estas perguntas tolas que eu faço.

Obrigado e peço desculpa pelo incómodo

Noticia relacionada:
 "LEGADO ÁLVARO DA SILVA SIMÕES: O maior ‘segredo’ a...": 

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro/a senhor/a, como cidadão contribuinte português, também não sei responder concretamente à sua pergunta. Mas sempre lhe digo que muita gente tem prédios e outros bens em vários municípios do território nacional e, naturalmente, penso eu, pode apresentar-se nas reuniões públicas das respetivas autarquias para discutir assuntos de seu interesse. Até mesmo para "bajular" o executivo local se assim o entender. Mas, isto sou eu a falar. Não tome esta opinião como inteiramente certa.
Quanto à definição dos mandantes do PCP de antigamente, parece-me que eram mais conhecidos por “Controladores” ou "Controleiros" segundo os dicionários e enciclopédias de português que consultei. Aqueles que mandavam nos "grupos de trabalho" também chamados de "Ranchos" nos campos ribatejanos, eram na linguagem do povo trabalhador, os "manageiros".
É o que posso adiantar, dos meus fracos conhecimentos mas, outras pessoas haverá que sabem deslindar isso, muito melhor do que eu.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Se o cidadão em questão paga os seus impostos em Alpiarça, faz o seu IRS com residência fiscal em Alpiarça, paga água, gás, electridade, renda de casa ou IMI em Alpiarça, é para todos os efeitos um munícipe Alpiarcense. Se preenche estes requisitos, é com certeza um cidadão freguês de Alpiarça. Assim como o poderá ser relativamente a outras freguesias ou concelhos caso preencha os requisitos legais exigidos.