Para calar alguns mentirosos que por aí andam vamos ao assunto:
"Depois de ter lido na blogosfera e redes sociais muitos comentários sobre os resultados eleitorais provisórios das nossas autárquicas, resolvi colar na mesma imagem os resultados de 29 de Setembro de 2013, e de 11 de Outubro de 2012 respeitantes à câmara municipal.
Vamos ao que interessa:
Eleitores inscritos: em 2009 - 6601
em 2013 - 6520, ou seja menos 81 eleitores
Eleitores votantes: em 2009 - 4398
em 2013 - 3990, ou seja menos 408 eleitores
Votos brancos/nulos: em 2009 - 142
em 2013 - 248, ou seja mais 106 votos inúteis
PCP-CDU em 2009 - 2185 49,68% dos votantes 33,10% dos inscritos
em 2013 - 2139 53,61% dos votantes 32,81% dos inscritos
PS em 2009 - 1849 42,04% dos votantes 28,01% dos inscritos
em 2013 - 848 21,25% dos votantes 13,01% dos inscritos
PPD/PSD e outros em 2009 - 222 5,05% dos votantes 3,36% dos inscritos
em 2013 - 755 18,92% dos votantes 11,58% dos inscritos
Não sei se me enganei mas pode sempre corrigir-se.
CDU - apenas menos 46 votos nominais quando há menos 81 eleitores inscritos, menos 408 eleitores votantes e mais 106 votos brancos ou nulos (inúteis) subida de 4% em termos de % de votantes e manutenção da percentagem de inscritos.
PS - Desastre absoluto e previsível. No coments!
INDEPENDENTES/PPD/PSD e outros - 755 votos, o que permitiu a eleição de um vereador da chamada direita, coisa que já não acontecia desde o tempo da AD em que foram vereadores Joaquim Marques Pinhão (Bispo) que penso substituiu Benjamim Gonçalves Monteiro (corrijam-me se me enganei) altura em que o PS de Alpiarça tinha uma votação residual e a CDU tinha 4 lugares em 5 no executivo.
Ao Executivo (a quem estes resultados dizem respeito) que em data a anunciar tomará posse, só podemos desejar que façam bem o seu trabalho, que governem bem a nossa terra, que a oposição também faça bem o seu trabalho, com objectividade e discernimento e se possível sem "cenas de faca e alguidar", pois é bem conhecido o velho o ditado que "não há bons governos sem uma boa oposição".
Estamos em Democracia, as eleições são livres e o voto é secreto, se o Povo não lê os programas eleitorais, se não abre o portão a quem os visitou, se prefere telenovelas ou big brothers ou casas dos segredos, se há falta de cidadania e participação cívica eleitoral, é um problema do Povo e da Democracia."
Noticia relacionada:
"Candidatos e activistas da CDU estiveram reunidos...":
https://www.facebook.com/Rycardo.Vaz
3 comentários:
Boa análise e a única que respeita a verdade.
Realmente, tendo em conta que a CDU teve apenas menos 46 votos nominais quando há menos 81 eleitores inscritos, menos 408 eleitores votantes e mais 106 votos brancos ou nulos (inúteis), teve uma subida de 4% em termos percentuais de votantes. Limpinho!
E assim se calam os mentirosos da nossa praça que querem à força ser vencedores tendo ficado em último lugar.
Eu até nem percebo como é que são publicados alguns comentários que transmitem mentiras que estão à vista de todos. Falar em ser vencedor destas eleições quando se ficou em último, depois de se ter dito que ia ganhar e ser presidente? Isto passa pela cabeça de alguém? Aliás, eu se tivesse andado por aí a dizer que ia ser o presidente e depois tivesse ficado em último, agora "enfiava um saco na cabeça". É degradante.
Em 1º lugar penso que o novo vereador Francisco Cunha, apesar de o movimento que pertence ter sido apoiado pelo PSD, de forma alguma é um representante da direita.
Qual o bom trabalho se pode esperar de uma equipa que ganhou as Eleições Autárquicas como uma percentagem inferior ao numero de eleitores existente, que fugiu ao debate como o candidato do TPA como o diabo da cruz,enveredando por uma campanha difamatória nunca vista em Alpiarça. Ocultando desta forma os rabos de palha na Arpica, na Agroalpiarça, na Instituição José Relvas.Todos sabemos que a divida da autarquia aumentou, mas a CDU na sua campanha disse por todo lado que diminuíram a respectiva divida num milhão e meio de euros. Este foi um dos pontos mais fortes da seriedade e confiança do actual(e futuro)executivo que através da manipulação da mentira e de toda a difamação referida ganhou as eleições.
O Sr. autor deste post sabe muito bem que não escreveu na base da verdade, porque se não é assim? Desafio o respectivo funcionário da Câmara a nos provar neste jornal a validade do abatimento de um milhão e meio na divida da autarquia.
A FALTA DE TRANSPARÊNCIA É QUE É UM DOS MAIORES PROBLEMAS DESTA DEMOCRACIA.
já se fala por ai que o Mario Santiago vai ser um espinho no pé nas Assembleias Municipais. É que ele antes não podia estar sempre a insurgir-se contra a CDU. Agora que está na oposição e toda a gente sabendo que é um homem das finanças, está mesmo a ver-se o tipo de debate aceso que vai haver nas Assembleias.
o que me parece e vai de encontro ao que já me tinham contado particularmente, o Mário Santiago nunca se importou realmente de perder o cargod e Presidente da Assembleia, O que ele sempre quis foi estar do lado da oposição para agora se poder vingar das desfeitas que lhe fizeram ao longo do mandato. Posso estar enganada, mas cá estaremos para ver se o próximo mandato não vai dar dores de cabeça ao actual executivo. Por alguma razão, ainda ninguém falou nos 3 eleitos que a Assembleia Municipal vai ter do TPA. O Santiago é um deles, mas a surpresa maior ainda vem a seguir: Paulo Sardinheiro e Gabriela Coutinho. É que vai ser partir pouca pedra. Ai pois vai.
Só não estou a ver com uma equipa destas como vai o PS se conseguir impor como principal força da oposição à CDU. Ou ganham tino, ou para as próximas eleições nem 500 votos têm.
É por isso que é fundamental que o PS repense o que pretende fazer. Afastar desde já o Pedro Gaspar é prioritario e trazer de novo os verdadeiros socialistas de Alpiarça. Senao a debandada para o TPA ainda vai ser maior ao longo do proximo mandato.
Enviar um comentário