.

.

.

.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Recomendação ao executivo da Bancada do Partido Socialista


Exmo. Senhor Diretor do Jornal Alpiarcense,
No passado dia 26 de Abril de 2013 reuniu em sessão ordinária a Assembleia Municipal de Alpiarça. Nesta sessão a bancada do Partido Socialista apresentou uma recomendação ao executivo municipal visando a alteração da altura do muro que se está a construir na área circundante à Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça. 
Para os eleitos do Partido Socialista a altura inusitada desta construção constitui um atentado ao património municipal para além de um atentado ao património paisagístico da nossa Vila de Alpiarça.

Ainda neste mandato a Assembleia Municipal aprovou o regulamento das edificações urbanas no qual se prevê a altura máxima dos muros de delimitação de propriedades, altura regulamentar ultrapassada no dobro pelo muro dos Patudos. A Câmara não pode desrespeitar o que ela própria impõe aos cidadãos em matéria de edificações.

Depois de algumas tentativas por parte de eleitos da CDU de não colocar o documento à votação, O Sr. Presidente, Dr. Mário Santiago, impôs o cumprimento do Regimento da Assembleia, e a recomendação foi votada, tendo sido rejeitada com sete votos contra de eleitos da CDU, seis votos a favor dos eleitos do PS, do PSD e do Sr. Presidente e com uma abstenção de eleito da CDU.

Saliente-se que nas declarações de voto de alguns eleitos da CDU nunca é referido concordarem com a construção do muro, baseando a sua rejeição do documento apenas com motivos de ordem procedimental.

Dada a relevância do assunto - edificação de um monstro na área mais nobre do concelho, casa de José Relvas - tomamos a liberdade de lhe enviar, para os efeitos que tiver por convenientes, o teor da Recomendação bem como uma fotografia do local.

Certo da sua especial atenção e apresentando-lhe os nossos mais sinceros cumprimentos, 
subscrevemo-nos



Atentamente
Recomendação

Tendo os membros eleitos pelo Partido Socialista na Assembleia Municipal de Alpiarça constatado que, nas obras de arranjos do exterior da Casa dos Patudos, foi construído um muro com cerca de 4 metros de altura,  ocupando um espaço fronteiro e lateral à entrada principal do espaço, vem recomendar ao executivo municipal que o referido muro deixe de fazer parte do projeto, atendendo aos seguintes motivos:
Consideramos, bem como um número significativo de alpiarcenses que auscultámos, que
  1. este muro é um atentado estético ao espaço nobre em que se insere e à Casa dos Patudos, que é um ex-libris do nosso Concelho e uma obra prima da arquitetura rural , primeiro e histórico exemplar de uma linha arquitectónica nacional desenvolvida no início do séc. XX pelo seu projetista, o arquiteto Raul Lino;
  2. que a excessiva altura do muro contraria a noção paisagística que presidiu à construção da Casa dos Patudos, inviabilizando a visão campestre envolvente de todo o espaço, que nos parece ter estado presente quando a casa foi projetada com a fachada principal voltada para a lezíria;
  3. que, sendo uma construção nova e desnecessária, atenta culturalmente contra um projeto que nos foi apresentado comoum retorno ao modelo inicialmente existente. Salientamos que essa foi a justificação que aceitámos para o levantamento da calçada portuguesa colocada há poucos anos.
  4. que, constando do Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação que “os muros de vedação entre vizinhos não poderão ter uma altura superior a 2,20m, nos parece moralmente incorreto  que a Câmara Municipal construa num espaço que tutela uma obra que contraria esse Regulamento.

Assim, reiteramos a recomendação supracitadasolicitando que o muro ora edificado venha a retomar a altura do existente à data do início da obra, ou, alternativamente, seja encontrada uma solução que, ao invés de fechar o espaço e ocultar o campo, o torne ainda mais visível e possível de desfrutar pelos alpiarcenses e visitantes.

A Bancada do Partido Socialista

Alpiarça, em 26 de Abril de 2013





9 comentários:

Tiago Leite disse...

Tiago Marques Leite gosta disto.
(Do Facebook)

Anónimo disse...

Faltou ao PS dizer uma coisa muito importante.
A CDU votou contra porque o presidente da câmara já tinha informado que o assunto já tinha sido colocado em reunião de câmara e estava a ser analisado pelo gabinete tecnico. Depois disto ainda assim apresentar esta recomendação é uma afronta de uma oposição rasca que em vez de se preocupar em apresentar propostas válidas para a nossa terra, critica a altura de um muro. O PS no seu melhor. E o presidente da assembléia a ser usado também é muito bonito de se ver. Estão bem uns para os outros.
Mas o que é que tem o muro? Eu até acho que vai ficar bonito no final, com a vegetação prevista. Agora pergunto, queriam que fosse bonito um muro em cimento?

Anónimo disse...

A CDU gosta de muros. Faz-lhe reviver o passado glorioso da "Cortina de Ferro" da sua querida ex-URSS.
Acabou-se o muro, e quando os povos puderam votar livremente nunca mais os comunistas voltaram ao poder.
Só assim se explica a obsessão em defenderem um mamarracho que consensualmente qualquer pessoa com o mínimo de gosto acha um atentado ao espaço e ao espírito colocado na construção da casa de José Relvas.
Mais grave é votarem todos alinhados sem o mínimo sentido crítico.
Será que algum deles faria um muro daquela altura nas suas casas?

Anónimo disse...

Estive a fazer uma pesquisa para tentar perceber o aspecto do muro no final da obra e parece-me que vai ficar engraçado. Vejam por exemplo em

http://www.searchmobileonline.com/simages?q=vinha+virgem&act=0&cat=IMAGES

Esta oposição não tem mesmo nível nenhum. O que tem para oferecer a Alpiarça é críticas sobre muros.
Este executivo da CDU está a fazer um investimento nos Patudos de 2 milhões e meio de euros, dando dignidade ao local. É todo este trabalho que a oposição quer esconder com a questão do muro? É isto que a oposição tem para oferecer? Não tem mais nada?

Anónimo disse...

Aqui está o link onde se pode ver várias imagens com o aspecto final do muro

http://www.searchmobileonline.com/simages?q=vinha+virgem&idx=1&act=2

Com todas aquelas tonalidades vai ficar muito bonito e nobre. Talvez por isso a altura do muro. Se fosse pequeno não fazia o mesmo efeito.
Quanto à vista para a leziria, haverá muita vista para a leziria. Até o edifício que está a ser construído, recuperando as ruínas que lá estavam, vai ter uma parede de vidro com vista para a leziria, assim como o bonito jardim terá. É isso que o PS quer evitar que se fale.

Anónimo disse...

Sete votos contra a moção, seis a favor e uma abstenção. Isto dá 14 votos, os eleitos da assembleia não são 15? É que já me disseram que nas ultimas assembleias falta sempre um do PS. Se assim é não merecem a confiança da população.

Anónimo disse...

È o muro da vergonha, lá vai o nosso dinheirinho, para aquela porcaria

Anónimo disse...

Agora temos verdadeiros paisagistas na CDu que até já conseguem imaginar um muro coberto de uma vegetação que, antes desta polémica, o presidente da câmara nem deveria saber o que era.Aquele muro é uma afronta - a José Relvas e a Raul Lino, que devem dar voltas no túmulo ao verem a sua obra tão ultrajada e aos alpiarcenses, porque se está a construir contra a lei que os seus representantes aprovaram. Só porque o presidente e vereadores fazem birra e não querem reconhecer que o que está mal tem de ser emendado. Que tristeza!

Anónimo disse...

Que tal umas fotografias ilustrativas do resultado final do muro?