Escola EB 2,3/S JOSÉ RELVAS: constituição de turmas configura uma selecção de alunos em função do aproveitamento escolar e é violação do próprio Projecto Educativo do Agrupamento para 2009 / 2013.
Com efeito, se atentarmos na constituição das turmas do 7º ano (quatro turmas e 81 alunos no total), constatamos que na turma A estão todos os 11 alunos do 6º ano que integraram o quadro de excelência de 2010/2011. Ou seja, metade da turma A é constituída pelos “excelentes”, podendo presumir-se que a outra metade sejam os “quase excelentes”, e as restantes turmas, sucessivamente, os “suficientes”, os “assim-assim” e os “nem por isso”.
Não há outra forma de entender o critério/escolha, senão pela aplicação desta fórmula. A qual não se fica pelo 7º ano, já que se consultarmos a constituição das turmas do 8º ano (três turmas e 70 alunos no total), observamos o mesmo cenário: todos os 11 alunos que no ano lectivo anterior frequentaram o 7º ano e integraram o quadro de excelência, estão na Turma A.
Confesso que já não tive mais tempo e paciência para ver os anos seguintes, mas acredito que seja mais do mesmo. E isto levanta-me várias interrogações, qual delas a mais pertinente. Para quê? Porquê? É ético? É pedagógico? A quem favorece?
Na procura de algumas respostas fui consultar o Projecto Educativo do Agrupamento para 2009 / 2013, de onde transcrevo o texto seguinte:
6.2 Critérios Pedagógicos para a Constituição de Turmas
Na constituição das turmas devem prevalecer critérios de natureza pedagógica.
…………………………
Ensino Básico e Secundário
……………….
- Na constituição das turmas do 5º Ano, deve procurar distribuir-se os alunos pelas turmas de forma a ficarem acompanhados por alunos provenientes da mesma turma do 1º ciclo.
- Na constituição das turmas dos anos seguintes, deve procurar manter-se o grupo turma do ano lectivo anterior, respeitando as opções dos alunos e salvaguardando sempre que possível, as sugestões dos Conselhos de Turma de Avaliação do 3º período.
Resumindo:
1º: Na constituição das turmas devem prevalecer critérios de natureza pedagógica.
2º: deve procurar manter-se o grupo turma do ano lectivo anterior.
Agora pergunto: o que se passa presentemente é pedagógico? Que efeitos poderão ter em crianças e adolescentes critérios selectivos baseados nas capacidades intelectuais? Que tipo de jovens querem que saiam desta escola, depois de aprenderem este tipo de lições?
Ou será que isto não é mais do que o resultado do provincianismo alpiarçoilo dos membros de uma certa sociedade atrasada e mesquinha que grassa por aí (não há uma juventude rasca, há sim uma juventude com progenitores rascas) aliada a uma maneira de estar e de viver lusitana, aqui protagonizada pelos responsáveis do agrupamento, centrada na satisfação de clientelas mais ou menos amigas, mais ou menos importantes, enfim, clientelas “mais ou menos”.
Certamente que muitos pensarão como eu, e outros tantos pensarão o contrário. Independentemente da opinião de cada um, uma coisa é certa: são os nossos filhos que vão pagar no futuro a factura destas arbitrariedades, quer estejam agora na turma A, na turma B ou na turma Y.
Quando consultei o site do agrupamento fui confrontado com uma mensagem da directora aos alunos e encarregados de educação, a qual agradeço como pai, nomeadamente quando diz “Aos alunos, em especial, desejo que estejam à altura do desafio, cumprindo regras de boa educação e comportamento, respeitando-se e ajudando-se uns aos outros para que obtenham excelentes resultados escolares.”
Tendo em atenção o novo ano lectivo que agora se inicia, gostaria de aproveitar a oportunidade para retribuir a gentileza à senhora directora com a seguinte mensagem: “Aos docentes, em especial, desejo que estejam à altura do desafio, cumprindo regras de boa educação e comportamento, respeitando-se e ajudando-se uns aos outros para que os alunos obtenham excelentes resultados escolares.” Muito obrigado.
De um pai atento e preocupado.
(Autor identificadol)
13 comentários:
João Monteiro: Mesmo bem dito!!
(Da nossa página do Facebook)
Luis Andre: Gosta disto
(Facebook)
Pois é tudo feito na base de uma "aceitação", como dizem elas, da sociedade.
Ainda hoje ouvi um pai a dizer que o seu filho vai ficar numa turma sem nenhum coleguinha da turma de onde vinha do 4ºano, porque será? olhando para este pai pensei numa conversa de uma "amiga" que me disse um dia, "sabes eu sou bem aceite na sociedade" para mim disse: mas que sociedade está ela a falar?
Todos sabemos muito bem do que ela falava, da sociedade do faz de conta, de uma elite imaginária, daqueles(as) que se julgam mais que os outros, dos novos ricos, enfim da sociedade pôdre. Lastimo que o agrupamento de escolas, juntamente com os responsaveis pela associação de pais não tenham atenção a este devionismo, a este empobrecimento de espirito.
Afinal a discriminação existe e é lamentável que comece logo nas escolas. Afinal a revolta existe e fomenta-se logo nas escolas, nos filhos e nos pais...
Afinal as élites existem e são fomentadas logo pelas pessoas que, supostamente, deveriam dar os exemplos de igualdade, fraternidade e solidariedade - valores que devem ser ensinados e cultivados, tanto em casa como na escola! De pequenas as crianças,como filhos e como ALUNOS, devem receber o ensinamento desses valores para serem valiosos quando adultos e enquanto seres humanos!
Que mentalidades tão pequenas e que pena eu ser obrigado a ter o meu educando, por enquanto, a absorvê-las diariamente!
E é lamentável que venha exactamente de pessoas que, pela sua profissão e idades, teriam a obrigação de ter outra postura perante a vida, a escola e a sociedade!
Tenho esperança que os pais e encarregados de educação, a pouco e pouco, se vão mentalizando desta realidade e conscientemente vão tomando posições junto de quem de direito, até acabar o medo das represálias nos seus educandos e deste tipo (e outros) de discriminações.
Tenho esperança que os meus filhos e os meus netos vivam numa sociedade diferente desta e, para isso, é necessário que os pais estejam atentos e acabem com estas formas tão pobres e tão mesquinhas de agir.
Seria interessante saber a posição de alguns docentes da escola sobre o assunto...não têm opinião?
Os professores são uma classe profissional mal amada. Como em todos os sectores de actividade, existem profissionais bons e maus, mas em relação aos professores, de vez em quando vêm a público situações pouco transparentes, e é nessas alturas que muita gente julga compreender a sua relutância em serem avaliados.
É bom, é cómodo, é fácil, ficar apenas no papel de avaliador.
E os quadros interactivos que o Sr presidente da câmara tanto proclamou como elementos fundamentais para um melhor ensino na nossa escola? Custaram uma pipa de massa a uma câmara falida e têm sido, segundo consta, usados por muito poucos docentes, não tendo gerado afinal nenhuma mais valia em termos de ensino.
Mais valia o Sr presidente da câmara ter ficado calado.
Deviam ler também o regulamento da escola!!!!!!!!
Mais uma vez se peca por omissão!
Então a Comissão de Pais não tem nada a dizer?
Será que não sabe que estas coisas existem?
Está de acordo com elas?
Até porque quem cala consente.
Ou pertencem aos que alinham na moda de não ler blogues, essa coisa diabólica inventada por mentes perversas para destruir um sistema social perfeito, e portanto assobiam para o lado como se nada fosse?
São atitudes destas que levam a uma sociedade estratificada, não assumida oficialmente, e que se está a desagregar como a alpiarcense!
Como conviverá esta pseudo elite quando Alpiarça desaparecer, enquanto principio,por fusão com Almeirim, com a elite da cidade vizinha?
Sim porque também lá existe uma.
Tenho 20 e poucos anos e já no meu tempo era assim. Éramos separados de acordo com a suposta importância que os pais tinham. Mas fomos logo separados no inicio e depois mantendo-se sempre as mesmas turmas. No entanto, as crianças que repetiam o ano só iam para duas das três turmas. Nada que não aguentássemos. Mas isso parte tudo de uma direcção fraca e pobre.
Quanto aos quadros iterativos, acho muito bem a sua utilização. Os professor é que deve procurar a sua melhor utilização. Quando bem aproveitada é uma ferramenta de utilidade!
Boa tarde, como mãe de um aluno da referida turma do 8º ano, sinto me um pouco indignada com as palavras aqui deixadas. Se deve apontar o dedo, não é seguramente a mim q sou mãe e nada tenho a ver com a constituição de turmas. Foi com desagrado que vi as mudanças ocorridas no ano anterior e, onde efectivamente criaram a dita turma de elite, proibida por Lei.
Desagrada me o modo como expõe a sua indignação, que tb a mim me acomete mas agora questiono se já se dirigiu a quem de direito para apresentar as suas preocupações?
Mudei me para esta zona há apenas 3 anos e não conheço quase ninguém, logo não pedi a ninguém para colocar o meu filho em turma alguma.
Para mim foi muito mais grave o facto de terem enviado cartas aos pais a solicitar a entrega dos livros, para se proceder a uma troca e, a oito dias da abertura das aulas não tinham livros pk os haviam entregue aos meninos do escalão A. Isto sim é aborrecido pois obriga as pessoas a uma correria de última hora e a que tenham dado os livros a troco de outros q nunca chegaram.
Apesar de me manifestar não deixo de concordar c as suas palavras, apenas não gosto que apelide os pais das crianças da turma A de "rascas". Tal procedimento é incorrecto e poderá trazer lhe aborrecimentos futuros.
Obrigada.
As turmas de elite... não são mais que juntar uns miúdos inteligentes mas mal educados, por acharem que são o que de melhor há na escola pensam que a educação não interessa e no fim não passam de uns palhaços que ali andam. Quanto à Comissão de pais enquanto a Directora da escola meter a politica à frente da educação esta comissão está de acordo com tudo afinal os principais dos dois lados têm a mesma cor politica... enquanto assim for coitadinhas das nossas crianças filhas de pais com bom gosto politico...mas de cor diferente.
Serão as crianças os palhaços ou será aquele/a que não consegue dirigir o facto de o filho/a estar noutra turma?! A dor de cotovelo é efectivamente complicada. Porque não vai V. Exa. rastejar à Escola que coloque a sua criança na turma A? Este comportamento é tão feio e incorrecto...É isto que transmite à sua criança? Então não admira que venha a ser um jovem e adulto revoltado c tudo na vida e que nada fará para melhorar. Viva e deixe viver pois as crianças não têm a culpa da má formação dos paizinhos. Tenho dito!
Enviar um comentário