.

.

.

.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Portugal pode perder 600 milhões em ajudas agrícolas e arrisca multa

Portugal corre o risco de perder 600 milhões de euros em ajudas agrícolas e ainda ser multado pela Comissão Europeia. Tudo porque não está actualizada a base de dados das parcelas agrícolas.
O Governo tem de apresentar esse cadastro, em Bruxelas, até ao final do ano, se não o fizer, Bruxelas reserva-se o direito de não pagar as ajudas e, adicionalmente, de aplicar uma nova multa, revelou o secretário de Estado José Diogo Albuquerque.
Segundo o governante, o país tem de fazer num espaço muito curto de tempo o que a Comissão Europeia anda a pedir a Portugal desde 2004, que é a revisão da base de dados fundamental para a atribuição de ajudas directas aos agricultores. Caso o trabalho não seja feito até ao final do ano, 600 milhões de ajudas estão em risco.
Agricultura Secretário de Estado alerta para multas e perda de ajudas
“Já temos uma multa para as campanhas de 2004, 2005, 2006 e 2007 de 40 milhões. Houve outra multa que está já para ser atribuída de 120 milhões e há outra em iminência", disse o secretário de Estado em Mirandela, na sede da direcção regional de agricultura do Norte, onde se reúne hoje com várias organizações de agricultores que estão a ajudar o Governo a actualizar o cadastro agrícola.
A actualização consiste em confirmar se as parcelas de uma exploração agrícola correspondem à fotografia aérea das mesmas ou se, entretanto houve alterações.
Representantes da Comissão Europeia deslocam-se a Portugal, em Outubro, para fazer uma auditoria e verificar como o Estado português está a fazer este trabalho iniciado em Julho.
«RR»

Sem comentários: