.

.

.

.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Afinal a discriminação existe e é lamentável que comece logo nas escolas

Afinal a revolta existe e fomenta-se logo nas escolas, nos filhos e nos pais...
Afinal as élites existem e são fomentadas logo pelas pessoas que, supostamente, deveriam dar os exemplos de igualdade, fraternidade e solidariedade - valores que devem ser ensinados e cultivados, tanto em casa como na escola! De pequenas as crianças, como filhos e como ALUNOS, devem receber o ensinamento desses valores para serem valiosos quando adultos e enquanto seres humanos!
Que mentalidades tão pequenas e que pena eu ser obrigado a ter o meu educando, por enquanto, a absorvê-las diariamente!
E é lamentável que venha exactamente de pessoas que, pela sua profissão e idades, teriam a obrigação de ter outra postura perante a vida, a escola e a sociedade!
Tenho esperança que os pais e encarregados de educação, a pouco e pouco, se vão mentalizando desta realidade e conscientemente vão tomando posições junto de quem de direito, até acabar o medo das represálias nos seus educandos e deste tipo (e outros) de discriminações.
Tenho esperança que os meus filhos e os meus netos vivam numa sociedade diferente desta e, para isso, é necessário que os pais estejam atentos e acabem com estas formas tão pobres e tão mesquinhas de agir.
De um leitor
Noticia relacionada:
 PREOCUPAÇÃO DE UM PAI ATENTO

11 comentários:

Anónimo disse...

Começa um novo ano escolar e mais uma vez a Directora Isabel Coelho está na boca do povo pelos piores motivos por suspeitas de favorecimento na constituição das turmas.
Também o seu grande aliado, o Presidente da Camara fecha-se em copas e permite todo este ambiente de suspeita.

Anónimo disse...

Eu näo sei até que ponto é que esta situacäo é verdade ou näo (sobre o favorecimento na contituicäo das turmas por causa do estauto social ou politico ),se é verdade acho mal , mas devo dizer que na Alemanha , os alunos quando acabam a 4 classe e que väo para a 5 classe,recebem da antiga escola uma lista de varias escolas onde o aluno deve ser matriculado tendo em conta as suas notas. e quando se matriculam tambemm pedem para ficar , se possivel com antigos colegas , e até se dá prioridade a quem já tem irmäos ou primos nessa mesma escola .

Anónimo disse...

A escolha de "meninos bem" sempre aconteceu nas escolas de Alpiarça. Sempre juntaram os meninos filhos da classe média e classe média alta uns com os outros. Os dos frades e casalinho postos de parte. É tal qual como escreveu um leitor um destes dias. Só que a culpada não é a Directora actual. Já há 17 a 18 anos atrás se passou o mesmo. Lembro-me bem da guerra que a mãe de um aluno fez com a então comissão directiva. Mas agora vai ser pior. Dizem-me que as directivas do governo são para misturar os excelente com os quase excelentes e por aí fora. Vamos ter alunos de 1.ª, 2.ª, 3.ª e 4.ª. Agora pela nova Lei os pais até podm escolher as escolas onde querem pôr os filhos. Há muitos anos que pais de Alpiarça levaram os filhos para as escolas de Almeirim e de Santarém por causa dos rankings. Isso já no meu tempo de estudante e tenho mais de 50 anos era assim. Eu estudei no Liceu de Santarém e os meus colegas eram todos de fora de Santarém. Nem um único scalabitano andou connosco. Felizmente que os professores eram de excelência e hoje muitos de nós, apesar de termos sido ostracizados singramos na vida. Às vezes Deus escreve direito por linhas tortas.

Anónimo disse...

Senhor comentador das 11:34: o exemplo da Alemanha é na verdade um excelente exemplo; foi com base na disseminação e interiorização desse tipo de valores na sua sociedade que os alemães massacraram milhares de homens, mulheres e crianças no século passado. Já deve ter ouvido falar, certo?

Agora, numa altura em que a direita xenófoba e racista tem cada vez mais força nos centros de decisão europeus e não só, estas atitudes caiem como sopa no mel a essa gentalha.

Anónimo disse...

O comentador das 13:39 tem toda a razão quando afirma que nessa altura existiam professores de excelência.
Agora a moda é outra e o que está a dar são os alunos de excelência, que os papás e mamãs exibem orgulhosamente como troféus.

Anónimo disse...

A velha história do rapaz, do velho e do burro. Ou será do velho, do burro e do rapaz?
Ou do burro, do rapaz e do velho? OU ainda do burro, do velho e do rapaz?
Pois... !
Os que perceberam, entendem que a ordem nunca pode agradar a ninguém.
Os idosos possivelmente dirão que nessa fábula o velho deveria vir em primeiro lugar, pela sua idade.
Os jovens provavelmente dirão que devia ser o rapaz. Pois ele representa o futuro.
O burro, como ainda não fala nem escreve,ficará sempre em último lugar.
Mas se vier uma associação defensora dos animais, é capaz de dizer que o burro deve vir primeiro porque é um animal em vias de extinção.
Muitos não fazem ideia do que é ter de agradar a "gregos" e "troianos".
É por isso que existe o velho ditado: A cada cabeça, a sua sentença!

Carla Carvalho disse...

Carla Carvalho: Apesar de já ter comentado no blogue, fico triste q as pessoas pensem q todos os pais tiveram alguma influência nas decisões das turmas. Porque é q não contactam o Agrupamento para esclarecimentos ao invés de andarem a chamar os pais das c...rianças de "rascas"? Até tenho razões para acreditar que terão algo a dizer pois caso não estejam ao corrente, a turma do 8º A tb contempla crianças repetentes e alunos médios. Fico triste pois mudei me há não mt tempo para esta zona e não conheço ninguém q pudesse influenciar nesta tomada de decisão. Há q investigar primeiro e falar depois, por forma a não ferir quem nada tem a ver com o assunto: eu!. Obrigada.
(da nossa página do Facebook)

Anónimo disse...

Ao comentador das 15.57:Entäo o senhor acha que fazendo turmas com alunos por capacidade intectual e vontade de aprender é mau?
e depois fala do holocausto...
entäo acha que alemanha dos dias de hoje , é o que é se näo fosse desta maneira ?
Ohle que näo , olhe que näo ....
entäo o senhor deve ser da opiniäo que todos devem andar com todos , ou seija , aqueles que querem aprender para terem futuro melhor ,deve estar na mesma turma daqueles que para eles aprender ou näo , tanto faz , que o que querem é andar apassar o tempo ,projudicando aqueles , repito , que querem aprender ? Com isso o senhor já concorda , é ? isto nada tem de racismo ou xenofobia ou separatismos ....

Anónimo disse...

Então a associação de pais serve para que?, tristeza, pelos vistos os seus filhos já foram contemplados, em alguma turma de elite escolhida a dedo.
Talvez por isso nada fazem em defesa do direito à igualdade e contra as injustiças praticadas nessa escola, no mínimo é vergonhoso.

Sommer disse...

Comecem a cruzar só alunos excelentes com alunas excelentes, para termos só alunos e alunas NOTA 20. Castrem-se os Bons, os Suficientes e exterminem-se os Medíocres e os Maus!


As turmas não podem ser completamente homogéneas. Não podem ser formadas de TODOS BONS e TODOS MAUS. As turmas têm de ter vários alunos de cada extracto.

Como dizia e bem uma leitora ou leitor antigamente haviam professores de excelência, agora querem alunos de excelência, para os paizinhos exibirem como troféus.

Dantes tínhamos um cão ou um gato dado por um vizinho. Agora só temos cães e gatos de compra. Agora quando vamos com o cão à rua. Dizem logo: Ai que cãozinho tão bonito, que raça é? Tem pedigree?

Agora parece que já não há pessoas normais.Há os crânios, os cérebros e os outros. Há os cães de raça, os com pedigree e os outros.

Sigam então o exemplo dos alemães da primeira metade do século passado. Comecem a cruzar só alunos excelentes com alunas excelentes, para termos só alunos e alunas NOTA 20. Castrem-se os Bons, os Suficientes e exterminem-se os Medíocres e os Maus!

Viva a raça ariana. Exterminem-se judeus e ciganos e castrem-se os demais!!!

Anónimo disse...

Vamos lá a ver se agente se entende ... eu aquando do meu primeiro comentario, deixei bem clara , que era contra a formacäo de turmas por opcöes patidarias ou por estatuto social !! estamos entendidos ?? dei depois o exemplo da alemanha , apenas para dar um exemplo do sistema de educacäo alemäo , que tem tido muito bons resultados em termos de sucesso escolar , muito ao contrario do que se tem passado em portugal!
E depois mais que uma vez , falam do Holocausto ( racismo , xenofobia ,exterminio , etc...) Eu nunca defendi em momento nenhum esse tipo de ideias ou de procedementos !Dei apenas a minha opiniäo , sobre um assunto ,que depois de ler o que aqui já li ,
que já me comeca a dar a entender , que é mais politico e mais um ataque pessoal á professora Isabel de que outra coisa .
tenho dito.