.

.

.

.

terça-feira, 31 de maio de 2011

A “Vala de Alpiarça” o rio da minha terra

As suas águas que deveriam ser cristalinas e já o não são há largos anos, fazem-me ficar muitas vezes triste e magoado com quem o vai poluindo de tempos a tempos, esperando muitas vezes pelas primeiras chuvas de Outono e pelas cheias no inverno, para depositarem nele as imundícies e os resíduos que não têm a coragem de encaminhar para as estações de tratamento.
Recordo-o como era antigamente, com os seus chorões, os choupos e os seus salgueiros, com as suas águas límpidas e cristalinas, onde nos apetecia tomar banho no “Pego do Carril”.
Poderá ser pequeno o meu rio, o rio da minha terra, mas para mim a “Vala de Alpiarça” será sempre o rio mais bonito do mundo.

3 comentários:

Anónimo disse...

O Rio Alpiarçoilo está outra vez cheio de erva pinheirinha. Gostava de saber o que aqueles que criticavam o anterior executivo, pretendem fazer quanto a isso. Então agora já não brincam com a situação e não dizem que a vala parece um campo de golfe ?
É mais uma prova que era muito bons a criticar mas que ainda fazem menos do que os anteriores

Anónimo disse...

Esta criica só mostra demonstra por si só que o anónimo que a fez não acompanha a larga visão que a CDU tem para o futuro do concelho.
No seu programa eleitoral a CDU tinha como objectivo dinamizar o turismo como factor de desenvolvimento ora aí está a concretização desse item: o golfe nunma nova versão a aquática!
Como o governo deste país quando justificou uma taxa reduzida de IVA para este desporto por se tratar de algo para ricos a Câmara de Alpiarça viu logo uma forma de os atrair para o concelho para deixarem cá o seu dinheiro nos belos hoteis e restaurantes que possuímos.
Que a vala agora esteja suja e malcheirosa é uma verdade mmas tudo isso foi pensado para que os turistas ricos possam sentir o verdadeiro aroma do campo.
Que por vezes se possam ver animais mortos a boiar nas suas águas também isso estava pensado para os turistas possam assistir ao vivo e a cores a putrefação animal.
Que os agricultores não respeitem as distâncias nas margens também isso foi pensado para demonstrar a agricultura intensiva que se pratica em Alpiarça onde tudo se cultiva para que os portugueses tenham produtos agricolas nacionais para consumir como diz o camarada Jerónimo de Sousa tendo uma actitude patriótica.
Que aqueles que tenham lutado contra esta situação tenham enfrentado toda a espécie de entraves é perfeitamente compriensivel uma vez que com essa actitude não defendem os interesses nacionais e concelhios uma vez que a vala de alpiarça é uma das alavancas na posse da câmara para o desenvolvimento do concelho.
Só falta virem dizer que se tem privatizar a vala de Alpiarça mas isso nunca! Só por cima dos nossos cadávres deitados nas suas águas!
As troicas capitalistalistas nacionais e estrangeiras querem acabar com o concelho de Alpiarça pois que venham e verão a mole de golfistas ricos levantarem-se todos á uma no interior dos seus barcos e de taco em punho a gritar Alpiarça só há uma esta e mais nenhuma e se acabarem com ela iremos gastar o nosso dinheiro para a Somália, Libia e afins e Portugal e Alpiarça é que ficam a perder pois estamos dispostos a pagar o empréstimo que a Câmara agora contraiu e avalizarmos os futuros que venha
a contrair.
Viva Alpiarça gofista aquática viva!

Anónimo disse...

Estou surprendido com estes comentários. è que hoje quando vinha de santarem verifiquei que já havia uma grande parte da vala limpa daquelas ervas. Ou as pessoas andam desatentas ou só se fala quwndo se começa a fazer alguma coisa para depois se dizer que se fez poarque alguem chamou a atenção.