O Instituto de Meteorologia (IM) prevê que a precipitação forte, o granizo e as trovoadas vão manter-se até sábado, devido a uma depressão centrada na região da Madeira.
Segundo a página de Internet do IM, a depressão na Madeira começou na terça-feira a afetar as condições meteorológicas no continente, em alguns locais das regiões Sul e Centro, nomeadamente no Alto Alentejo e em Lisboa.
O IM prevê que esta depressão se desloque lentamente para nordeste, afetando o estado do tempo no território do continente até sábado, prevendo-se aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, acompanhados de trovoadas.
Esta situação meteorológica será mais intensa até quinta-feira, dia em que se prevê que se comece a registar uma diminuição das condições de instabilidade.
O IM manteve hoje todos os distritos de Portugal sob aviso amarelo, até ao fim do dia de hoje, devido à possibilidade de ocorrência de chuva e aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada.
O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro.
Também a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) manteve hoje sob alerta azul, até ao fim do dia, todos os distritos de Portugal continental devido à previsível ocorrência de aguaceiros fortes e trovoadas.
Segundo a ANPC, esta situação pode provocar os seguintes efeitos: cheias rápidas em meio urbano, cortes de estrada devido a inundações e danos em estruturas.
De acordo com o IM, em Portugal continental prevê-se igualmente uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões Centro e Sul.
«Lusa»
Sem comentários:
Enviar um comentário