A Coca Cola vai falar directamente ao consumidor, hoje, dia 8 de Maio, para comemorar o primeiro dia em que foi vendida ao público, exactamente há 125 anos. A hora marcada é 19.59 em todas as rádios, televisões e estádios de futebol. A intenção da marca é celebrar o aniversário da Coca-Cola com os seus consumidores. Só passa uma vez. “É uma mensagem de 60 segundos. É o presente da Coca Cola para os seus consumidores", afirma Filipe Bonina, director de marketing da marca em Portugal.
A sensualidade das curvas da sua garrafa aliadas à promessa do prazer de saborear uma bebida que promete ser refrescante, deliciosa e que ainda cura dores de cabeça e alivia a tensão foram talvez os ingredientes para uma fórmula de sucesso. Em todo o mundo. Esta era a mensagem que aparecia na publicidade da imprensa escrita, especialmente nos jornais dedicados aos farmacêuticos.
John Pembertom, químico que vivia na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, concebeu um xarope que acabaria por se tornar o refrigerante líder no mundo inteiro e, em simultâneo, uma marca mítica. Para comemorar os 125 anos de vida da Coca-Cola, os responsáveis da multinacional voltaram às origens, colocando no ar uma campanha que se passa numa farmácia.
Afinal, a Coca-Cola foi colocada à venda no dia 8 de Maio de 1886 na Farmácia Jacob’s, em Atlanta, nos Estados Unidos. E era vendida a uma média de nove unidades por dia. “Em Portugal, fizémos uma parceria com a Associação Nacional de Farmácias onde, a partir de dia 26 de Maio, o museu exibirá a história da Coca-Cola”. adianta Filipe Bonina, director de marketing da Coca-Cola Portugal.
Apesar de ser uma marca relativamente jovem em Portugal, onde está presente apenas desde 1976, o responsável de marketing garante que também cá é um caso de sucesso. “O negócio é mais duro. A procura deprimiu. E se, no ano passado, assistimos a uma transferência do consumo de fora para dentro de casa, agora já não se cresce tanto nem dentro nem fora de casa. Mas mantemos os valores”, explica.
E quem bebe mais Coca-Cola? "É transversal a todas as gerações", afirma Filipe Bonina, ainda que a penetração da marca seja mais forte na geração dos 12 aos 25 anos. Quanto ao sexo, mulheres e homens bebem este refrigerante. As crianças aparecem apenas nas campanhas em 1896 através de cartazes e a frase marcante passou a ser "Meu Deus, isso é bom!".
Para comemorar os 125 anos, Portugal vai ser inundado de muppies, outdoors e um novo spot publicitário estará no ar nas televisões nacionais. Filipe Bonina explica ainda que a mensagem principal que a marca quer passar é optimismo. “É claro que também sentimos a crise, mas esta já estava contemplada nos nossos planos e, por isso, conseguimos atingir os objectivos a que nos propusemos.”
A Coca-Cola está presente em Portugal com as marcas Coca Cola, Coca-Cola sem cafeína, Coca-Cola Light, Coca-Cola Zero, Coca-Cola Zero sem cafeína, Fanta, Fanta Zero, Sprite, Nestea, Aquarius, Nordic Mist, Burn, Powerade, Minute Maid e Aquabona. O engarrafador Refrige produz 240 milhões de litros de refrigerantes por ano. Actualmente, a marca oferece cerca de 22 produtos diferentes.
A primeira Coca-Cola a aparecer em Portugal foi a da garrafa de vidro de 20 cl reutilizável. E cada português bebe em média 24 litros de Coca-Cola por ano. Só para ter uma ideia: a divisão ibérica, integrada por Portugal e Espanha, ocupa o terceiro lugar de vendas na Europa e o nono lugar ao nível mundial. No total, esta divisão gera mais de 5.000 postos de trabalho.
O sistema Coca-Cola em Portugal criou 520 empregos directos. A concorrência directa, segundo Filipe Bonina, são todas as bebidas não alcóolicas, referindo ainda que a Coca Cola tem um peso de 11% no mercado das bebidas (incluindo todas as bebidas, excepto as alcoólicas). No segmento em que mais directamente opera nas bebidas refrigerantes, a Coca Cola tem uma quota superior a 40%. Para 2011 pretendem manter a posição de optimismo da marca. “Vamos continuar a investir de forma prudente"
«DD»
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