Projecto financiado pelo Fundo Social Europeu custa 68.300 euros e decorre até ao final do ano
Que importância pode ter uma formação em suporte básico de vida para um canalizador ou uma formação em gestão de conflitos para um colaborador de uma unidade de atendimento?
Seguindo o princípio de que a formação é fundamental para melhorar o desempenho individual de cada colaborador e aumentar o potencial da empresa traduzido numa melhoria da qualidade dos serviços prestados aos utentes, a ÁGUAS DO RIBATEJO tem em curso um plano de Formação para a Inovação e Gestão. O projecto, iniciado a 4 de Maio, envolve os 132 colaboradores da empresa municipal. Até ao final do ano serão realizadas 26 formações diferenciadas, com 24 acções que envolvem 7354 horas de formação certificada.
Na última semana decorreu mais uma acção de formação em primeiros socorros para canalizadores, operadores e outros colaboradores que trabalham no terreno, onde o risco de acidente ou doença súbita é mais elevado. Para a maioria, foi a primeira oportunidade para frequentarem uma acção onde aprenderam que “gestos simples” e acções “fáceis de executar” podem ajudar a salvar uma vida. Os formandos salientaram a importância da formação para a vida profissional, mas também em termos pessoais.
“O que aprendi aqui vai servir para toda a vida. Nunca tinha pensado na importância de saber alguma coisa sobre Primeiros Socorros”, referiu um dos formandos durante a avaliação final da acção.
As acções de formação são ministradas por formadores credenciados e envolvem as seguintes áreas: Excel, Acess, Segurança e Saúde no Trabalho, Primeiros Socorros, Atendimento Telefónico, Atendimento Excepcional ao Cliente, Gestão Eficaz de Queixas e Reclamações, Gestão de Tempo, Stress e Conflitos, Higiene e Segurança nas Empreitadas, Acompanhamento Ambiental da Empreitada, Tratamento de Águas e de Efluentes.
No final da de cada uma das acções, pretende-se que os colaboradores da ÁGUAS DO RIBATEJO se sintam mais aptos para o desempenho das suas funções e ainda mais motivados para a execução das tarefas que diariamente realizam na empresa.
A responsabilidade social da empresa passa também pela motivação permanente de todos os colaboradores para a necessidade de estarmos melhor preparados para enfrentar os desafios do futuro e para, num tempo de dificuldades, manter, e se, possível melhorar os níveis de eficiência traduzidos nos resultados obtidos no último exercício.
Neste momento, a ÁGUAS DO RIBATEJO tem 56 mil clientes e cerca de 120 mil utentes nos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche e Salvaterra de Magos.
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