.

.

.

.

domingo, 5 de outubro de 2014

Acima de tudo, a VERDADE!

(Quem não acreditar que dê uma mirada pelas barracas avieiras e zona envolvente e, não se esqueça de tirar umas fotos para a posteridade).

Por: X. Frade


Assim mesmo é que se deve falar! Acima de tudo, a VERDADE! Se quem governa o município merece elogios, então há que reconhecer o esforço e mérito dos respectivos autarcas.
A população reconhece e agradece o grande esforço que a CDU tem feito, principalmente no ambiente, ao erradicar as lixeiras clandestinas espalhadas pelo concelho de Alpiarça. Foi uma das suas promessas eleitorais mais sérias e, o seu escrupuloso cumprimento era ponto de honra! Até para fazer ver ao PS que governou a câmara durante 12 anos, que era possível ter um concelho livre de poluição.
A última a ser limpa (?) foi aquela onde houve vários incêndios devido à existência de materiais inflamáveis misturados com a sucata e que, chegou a mobilizar várias corporações de bombeiros dos concelhos mais próximos. Lixeira/Sucateiro que se situava (?) na Rua Queirós Vaz Guedes, no vale próximo à MEPRAL. A Câmara Municipal, como sempre, atenta ao meio ambiental do concelho e à defesa das suas populações, fez valer a sua autoridade administrativa e, terminou de vez, com o depósito de sucata há anos ali existente. Escusado será dizer, que toda a vizinhança ficou radiante com esta acção camarária. (?)
(Quem não acreditar, que passe por lá e veja com os seus próprios olhos).
Quanto à aldeia dos pescadores avieiros do Patacão, desde que houve aquela grande limpeza há cerca de 3 anos que, envolveu muitas mulheres e homens (em regime de voluntariado), máquinas e jornalistas (sobretudo, para o almoço), como na altura foi amplamente divulgado, a câmara, uma vez mais, consciente do papel que a autarquia deve ter na preservação daquele e de todo o património alpiarcense, cuidou do local não permitindo que o aldeamento caísse de novo no abandono em que esteve ao longo de mais de 20 anos, transformado em silvado!
(Quem não acreditar que dê uma mirada pelas barracas avieiras e zona envolvente e, não se esqueça de tirar umas fotos para a posteridade).
No tocante à barragem dos Patudos, Vala Real etc. a Câmara Municipal, conforme já foi pacientemente explicado pelo executivo da CDU, e confirmado há dias, pelo grupo ecologista "Os Verdes", grupo, aliás, constituído por pessoas cuja isenção e seriedade nos assuntos ambientais ninguém põe em causa, e o que diz é uma Escritura (!) fez tudo, mas tudo o que era humanamente possível (!) para minorar a situação. É certo que dinheiro não há para salvar a fauna piscícola e avícola que, são riquezas naturais do município de Alpiarça, invejadas por autarcas e populações de outros municípios vizinhos, mas… se Deus quiser, e com a ajuda dos fundos europeus, tudo se vai resolver.
(Quem não acreditar, paciência!)

Noticia relacionada:"Estamos sempre sujeitos à critica destrutiva da op...": 

20 comentários:

Anónimo disse...

Continuam a chamar barragem a um açude, quem torto nasce, nunca se endireita. Este açude ou barragem como a maioria chama é feito com a maioria de águas da chuva.E façam uma pequena idéia: um local sem água corrente a meterem para dentro quimicas para engodar e chamar o peixe em média 5 kg por concurso vezes 52 fins de semana e vezes apenas 5 anos como deverá estar o fundo deste local?
O QUE FAZER? Esgotar completamente o açude recuperar todo o peixe â rede e metê-lo num aviário, tirar todo aquele lodo, voltar a encher e devolver à agua o peixe e proibir completamente de engodar .

Anónimo disse...

E continua a campanha de desinformação da oposição mais execravel que se pode ter. Agora são mais requintados. Fazem-se passar por uma coisa e são outra. Deve ser esta a inteligência que apregoam ter. LOL
Continuam sem respeitar tudo o que a câmara tem feito e sem ter em atenção a falta de condições para fazer mais. Ignorantes é o que são. Pensam que governar uma câmara é a mesma coisa que governar uma casa ... Casa que muitos deles por acaso também nem isso têm governado bem. Tá aqui uma coisa esperta. E então se eles têm tempo para andar nestas vidas a denegrir tudo e todos, inclusivamente a própria terra!!!! Vão trabalhar! Devem render muito pouco nos vossos empregos ou são reformados ou é só um agitador desocupado e desconhecedor de Alpiarça que todos sabemos quem é que anda sempre a provocar. Que tal dedicar-se a plantar hortas comunitárias? Que tal ser útil à sociedade?

Anónimo disse...

Senhor comentarista, as previsões mais otimistas de quem estuda o assunto é de que ao ritmo desta mortandade a que temos vindo a presenciar no "açude", a menos que haja fatores que entretanto alterem a situação, dentro de 1 a 2 anos, simplesmente, não haverá peixe na barragem dos Patudos. Nessa altura, poder-se-á despejar a água podre à vontade e, limpar os fundos, reparando até o sistema enferrujado de drenagem que não funciona, (este sim, por "oxidação") sem a preocupação de transferir a população piscícola para outro lugar.
Quanto ao resto..."A ver vamos!" Como diz o cego.

Anónimo disse...

"O QUE FAZER? Esgotar completamente o açude recuperar todo o peixe â rede e metê-lo num aviário..."

Certamente que o estimado comentarista se referia a "meter o peixe no AQUÁRIO" e... "as aves no AVIÁRIO"...(?)

Anónimo disse...

Fazer uma ANTÍTESE da realidade, não é para qualquer um.
Por isso, tiro o meu chapéu ao autor do artigo.

Anónimo disse...

Para quem diz cobras e lagartos dos cidadãos que por aqui vão dando a sua opinião, criticando aquilo que lhes parece ser criticável e, louvando o que lhes parece louvável, deve notar-se que o autor do referido Post, foi de tal modo "simpático e generoso" que não tocou por exemplo, na resolução dada pela câmara ao caso que envolve, desde há anos alguns munícipes, entre os quais Mário Faria, ex-funcionário da autarquia numa questão de direitos de passagem. A câmara, que foi obrigada pelo tribunal há quase 2 anos a fazer um muro para emparo de terras e respetivo acesso a uns terrenos que os munícipes possuem próximo do Parque de Campismo, conforme reafirmado alto e bom som pelos queixosos na última Assembleia Municipal que vieram pedir explicações no órgão máximo da autarquia, depois de não verem vontade por parte do executivo CDU, em resolver o problema. O executivo CDU argumenta que a ordem do tribunal ainda não foi cumprida por manifesta falta de verba. Quem assistiu ao Festão de fogo-de-artifício, bois e porcos assados no espeto, há meses junto à barragem, não vai acreditar que haja falta de verba para umas coisas e não haja para outras que são claros desrespeitos à Lei e à ordem pública!
O autor do Post, também não referiu o caso dos Lotes 10! Lote 10 do Frade de Cima e abate de sobreiros centenários, bem como, Lote 10 da Urbanização do Eucaliptal com um rol de ilegalidades que são do inteiro conhecimento da câmara municipal de Alpiarça e, de quem por lá passa. Aqui, das várias contraordenações aplicadas aos proprietários faltosos em épocas distintas pela administração camarária, em que, por isso, não poderá ser invocado o “cúmulo jurídico” por obras ilegais, apenas 1 ou 2 contraordenações foram pagas! As outras (mais de meia dúzia) prescreveram por razões que nunca foram explicadas. A câmara municipal de Alpiarça, segundo os documentos existentes, e que são públicos, terá mesmo ignorado e desrespeitado o aconselhamento jurídico dos seus próprios advogados. Se calhar, como os factos não foram denunciados às entidades inspetivas das câmaras, acabaram por não ser incluídas no rol de irregularidades cometidas pela câmara municipal de Alpiarça, que acabariam por condenar a então presidente Vanda Nunes, por ter colocado uma funcionária administrativa de modo “irregular”, como foi agora tornado público. A ex-autarca foi condenada a uma pesada multa, quando muitos outros responsáveis autárquicos deveriam ter sido condenados por atos provavelmente, bem mais graves, lesivos do erário público e dos cidadãos cumpridores.
Enfim, são as virtudes e incongruências do "sistema" e seus agentes.

M. Ramos

Anónimo disse...

Quando a crítica é a nosso favor, a crítica para além de simpática, é justa. Quando essa crítica é justa e nos pisa os calos, é uma "campanha de desinformação execrável da oposição..."
Estes políticos são, sem qualquer dúvida, um verdadeiro espectáculo!...

Anónimo disse...

Senhor Ramos em primeiro lugar quero agradecer por ter trazido aqui ao jornal alpiarcense o nosso caso que a camara abandonou e não cumpriu aquilo que o tribunal decidiu. Nós temos todo o direito à passagem para as nossas propriedades. Realmente tivemos que ir á assembleia para ver se alguém tem vergonha ou veja que este caso deve ser resolvido. Parece que hoje já pouca gente tem responsabilidade. Nem ao tribunal já ligam importância. Pensámos que em assembleia municipal teriamos alguma resposta mas saimos com as mesmas dúvidas com que entrámos. As pessoas quando falam e se queixam é porque alguma coisa lhe dói.
É uma vergonha.
Há outras pessoas a queixarem-se com outros tipos de problemas que a camara também não resolve. Ás vezes a questão não é falta de dinheiro mas sim falta de coragem.
Cumprimentos e obrigado

Anónimo disse...

Ó senhor das 01:17, porque é que achava que a Assembleia lhe ia resolver o caso? Achava que o Cunha ou outro qualquer é que resolvem alguma coisa? Não, só atrapalham. Porque se fosse eu, agora no fim de vocês irem com o problema para a Assembleia sem terem esperado que a câmara resolvesse, é que não resolvia mesmo NADA. Vocês precisam é da câmara, os "outros" só atrapalham ao usar-vos e meterem-vos ao barulho. Foram muito ingénuos. Uma pessoa que quer ver um assunto resolvido não vai "confrontar" em público quem lhe pode resolver o assunto, ainda para mais se lhes disseram para aguardar. Volto a dizer, se fosse eu agora é que não resolvia nada, que era para vocês verem. Fossem pedir ao Cunha ou a outro para ver se eles resolvem!

Anónimo disse...

Pena que as vozes de pobre não cheguem a quem deviam. "A voz de quem não tem voz" às vezes também não se faz ouvir.

Anónimo disse...

Louvado seja Deus! Quando dizem às pessoas para esperar um...dois anos e no fim não resolvem nada, quantos anos mais é que as pessoas vão esperar? Qual será a garantia destas promessas? Isto é aquilo que já vimos e ouvimos vezes sem conta! Criticam os adversários que não resolvem isto e aquilo e pedem...votem em nós porque nós somos os melhores e resolvemos tudo e, no fim de contas são iguais ou piores que aqueles que criticavam.
Quando somos obrigados a ler um rol de asneiras como as do comentário das 09:18 que esperança poderemos ter no próximo e em quem nos governa?
Uma tristeza.
Quem está nas câmaras interessa-lhes lidar com as coisas fáceis. Quando são coisas que podem dar chatice e perda de votos, começam às voltas...a empatar... para nada resolverem. Se ganham o ordenado é para cumprirem com as suas obrigações. Tenham ou não de tomar decisões difíceis ou que não gostariam. Se não conseguem desempenhar o cargo para que foram indigitados, então devem ceder o lugar a quem consiga fazer esse trabalho.
O que o Mário Faria e os vizinhos têm a fazer é chamar os jornais, fazendo uma vigília (ou mesmo greve de fome) à porta da Câmara e talvez assim a câmara resolva o problema que se arrasta há anos e o tribunal decidiu. Se o tribunal decidiu só resta ao executivo cumprir essa decisão. E não pode alegar que não tem dinheiro para resolver a situação! Senão, alguém irá perguntar se as FESTAS têm sido ou não pagas. Com certeza que sendo a CDU de boas contas não deixará por aí calotes relativos a Festas. Primeiro as coisas sérias e só depois as festas, petiscos e rambóias, como diziam os antigos que tinham o sentido da honra e do dever.
Mas, como os nossos políticos de agora, se acham muito evoluídos, essa palavra de honra e seriedade de antigamente, já não interessam nada.

Anónimo disse...

Pode-se presumir que o comentário das 9:18 é de alguém próximo do executivo? Infelizmente é assim mesmo que pensam.
O pior é quando opiniões desqualificadas como estas passam a ser as práticas de quem não pode nem deve marginalizar qualquer cidadão.
Há quem pense apenas na vingançazinha reles em vez de pensarem que foram eleitos para governar o municipio e não para satisfazer a clientela do partido A ou B.
Apesar de estar convicto que os municipes que falaram na AM não foram seduzidos nem pelo TPA nem pelo PS há logo alguém que interpreta a justa revolta das populações como vindas dos partidos.
Pobres de espírito, é o que é, e este é o termo mais suave para os qualificar.
Estamos bem entregues...

Anónimo disse...

"O que o Mário Faria e os vizinhos têm a fazer é chamar os jornais, fazendo uma vigília (ou mesmo greve de fome) à porta da Câmara e talvez assim a câmara resolva o problema que se arrasta há anos e o tribunal decidiu. Se o tribunal decidiu só resta ao executivo cumprir essa decisão".

Não fariam nada que os comunistas não tenham já feito e continuam a fazer. E, como se costuma dizer: "Amor com amor se paga!"...

Anónimo disse...

O interesse é só prejudicar e nunca ajudar quem precisa de ajuda. Na ânsia de fazer mal à CDU só atrapalham a resolução do problema. Mas também não há interesse em que se solucione, que é para poderem dizer mal sempre e sempre e sempre. Não sabem fazer outra coisa.
Também não entendo porque este assunto foi à AM. Quem é que lá pode resolver o assunto. Má jogada...

Anónimo disse...

Depois de conhecer o assunto e as circunstâncias que levaram Mário Faria e os seus vizinhos a apresentar o caso do “direito de passagem” para as suas propriedades que há anos reivindicam (e que o tribunal lhes deu razão) em Assembleia Municipal, estou certo que foi para sensibilizar e até “envergonhar” o executivo camarário que parece ter-se marimbado para o assunto, embora argumente que não age por uma questão de falta de meios económicos.
Qual será o argumento do executivo para não atuar nas ilegalidades urbanísticas do Lote 10 e outras trapalhices espalhadas por Alpiarça, que é assunto da sua competência e que, tanta tinta fez correr e tanto custou em dinheiro e tempo perdido ao erário público? É que ao fim de 10 anos (!) tudo se encontra na mesma situação!
Será também por não haver verba?
Os munícipes têm todas as razões e mais algumas, em minha opinião, para não confiar em “promessas” que não resolvem os seus problemas. Apenas os perpetuam!

Anónimo disse...

Segundo sei, foi este executivo que quis resolver o problema que já se arrastava dese antes de 2009, tendo levado inclusivamente o caso para tribunal. Foi assim ou não?
Agora há uns (será mais um do que uns) Chico espertos que contam aqui a história toda ao contrário. Se é verdade o que me disseram, os diretamente interessados deviam dizer a verdade toda e não permitir que andem a ser usados por Chico espertos que só os "enterram". Isto é um assunto que só interessa aos envolvidos, então porque é que andam para aqui terceiras pessoas só a atrapalhar? Eh pá, metam-se na vossa vida.

Anónimo disse...

Já cá faltava o do lote 10...
Ó amigo, já reparou que esse é um assunto que nenhum dos vereadores da oposição leva às reuniões? Já pensou que ninguém da oposição está do seu lado? Vote neles vá!
Lembra-me o caso do ruído em determinado "sítio com arcos", em que o vereador faz de conta que é contra o ruído junto de um queixoso que até foi da sua lista (daaaa!!!), mas quando o assunto foi à reunião de câmara absteve-se. Inventou nessa reunião que não ia dizer nada. Que conveniente. Mesmo a calhar hein? Ai ai tanto cego que por aí anda e que ainda se deixa enganar por oportunistas...

Anónimo disse...

Notam-se por aqui uns arautos da CDU que vão dizendo umas larachas, à sua dimensão, completamente descontextualizadas.
Que chegue 2017 para ver se tiram as peneiras! Diz a boa prática que, os erros são para corrigir e não para repetir.
António Costa e todos os camaradas e amigos do PS cã estarão em 2017 para continuar o trabalho que foi interrompido.
E isso, podem escrever na parede!

Anónimo disse...

Arautos? A gente olha para as fotografias que são disponibilizadas nas redes sociais e são sempre as mesmas caras "desgastadas" que lá aparecem. Alpiarça precisa de renovação, gente nova, gente com ideias e não de gente que recebe ordens do partido para governar a câmara. Alpiarça tem gente capaz e não precisa de "controleiros" e mentores que nos venham dizer o que temos de fazer na nossa própria terra. Até parece que temos aqui uma Troika municipal à frente dos destinos de Alpiarça!

Anónimo disse...

Ao dar uma vista de olhos pelos vários assuntos aqui publicados, verifico que este post já vai com cerca de 20 comentários. É obra! Faz lembrar uns temas que foram aqui trazidos acerca dos ciganos romenos que suscitaram também grande interesse por parte dos leitores, com dezenas de comentários, sendo que, até há bem pouco tempo, era um dos assuntos mais lidos e discutidos neste jornal.
Estas pequenas coisas devem servir de barómetro para os próprios políticos que às vezes fazem vista grossa àquilo que é evidente para a maioria da população. Depois ficam muito surpreendidos quando nas eleições são preteridos em favor de outros candidatos que estiveram atentos a estes sinais.
Temos assim, entre outros, três temas quentes que preocupam e são do interesse da população de Alpiarça:
- O desleixo em resolver assuntos que são competência da câmara municipal.
- As promessas políticas que não foram cumpridas pela CDU.
- A invasão de imigrantes a que a vila de Alpiarça foi sujeita nestes últimos anos.

Vamos esperar pela reação dos políticos face a esta realidade local.

J.S