.

.

.

.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Sistema pioneiro permite cultivo de batatas com água do mar

Cientistas holandeses acreditam ter a solução para o cultivo de batatas em zonas onde não existe água potável. Após longos anos de pesquisa, esta equipa conseguiu criar um sistema de irrigação que permite o cultivo de batatas com recurso a água do mar, lê-se no The Guardian.


É uma ideia pioneira e já resultou numa vitória na competição USAid, organizada pelo governo dos Estados Unidos. Trata-se de uma batata que se cultiva apenas com o recurso a água do mar filtrada.
Esta invenção partiu de uma equipa de cientistas holandeses que pretende facilitar o cultivo deste tubérculo nas regiões em que não chega água potável, conta o The Guardian.
A escassez de água doce tem sido apontada pelas organizações mundiais como um dos principais males no cultivo, mas Marc van Rijsselberghe acredita que, com o seu sistema de filtragem, é possível tirar proveito da água do mar para a plantação dos mais variados alimentos.
O método de irrigação criado pelos holandeses poderá ser uma mais-valia para agricultores de pequenas regiões do Paquistão e Bangladesh, locais onde a entrada de água do mar não filtrada acaba por estragar algumas cultivações.
(NM)

Sem comentários: