.

.

.

.

sábado, 18 de outubro de 2014

Governo alarga a isenção permanente de IMI aos contribuintes


Segundo a versão preliminar do OE/15, na parte fiscal que não inclui ainda os impostos directos, o Governo alarga a isenção permanente de IMI aos contribuintes com rendimentos até 15.300 euros, contra anteriores 14.600.
Em causa estarão, segundo especialistas, mais de 50 mil famílias que vêem, assim, reforçada a isenção de IMI, numa altura em que a cláusula geral de salvaguarda que travou a subida do IMI até 2015, irá desaparecer. Outra das alterações implica um aumento do imposto na cerveja no próximo ano.
A subida pode chegar aos 2% e vai afectar a maior parte do mercado. Trata-se de uma alteração no chamado grau plato que corresponderá a um aumento da tributação. As cervejeiras reduziram o nível de alcoolemia há uns anos, pagando assim menos impostos e o Governo tem vindo a fazer a correcção da tributação. Outra alteração passa por fazer tributar os cigarros electrónicos.

O imposto sobre o tabaco passa, segundo a versão preliminar, a incidir no líquido contendo nicotina, em recipientes utilizados para carga e recarga de cigarros electrónicos. "São equiparados aos cigarros, aos tabacos de fumar, ao tabaco para cachimbo de água, ao rapé, ao tabaco de mascar e ao tabaco aquecido, os produtos constituídos, total ou parcialmente, por substâncias que, não sendo tabaco, obedeçam aos outros critérios" como o "tabaco manufacturado especialmente preparado para emitir um vapor sem combustão da mistura de tabaco nele contida". A versão preliminar consagra, porém, uma excepção: os produtos que tenham uma função exclusivamente medicinal.
«DE»

Sem comentários: