.

.

.

.

domingo, 1 de junho de 2014

PS pode ter eleições e congresso em Setembro


A decisão está inteiramente nas mãos de António José Seguro, mas dirigentes próximos do actual líder socialista admitem à Renascença que o mais provável é que o PS tenha eleições internas e congresso extraordinário em Setembro ou eleições em Setembro e congresso em Outubro.
De acordo com os estatutos do partido, aprovados no último congresso, em Abril de 2013, um congresso extraordinário tem de ser convocado pela comissão nacional do partido ou pelo secretário-geral. Ora, a comissão nacional reúne-se no sábado, como já estava previsto. Segundo dirigentes socialistas, o mais provável é que, no sábado, Seguro chegue à comissão nacional a propor a convocação do congresso. 
A declaração de António Costa, assumindo-se como candidato à liderança, “obriga o PS a ir a eleições internas”, reconheceu mesmo um dirigente socialista ouvido pela Renascença.
O mesmo dirigente considera que a situação que o PS está a viver é “um brinde à maioria”, pois faz com que os socialistas vivam os próximos tempos em convulsão interna e estejam a decidir a sua vida interna em pleno processo orçamental para 2015. 
O sentimento junto dos dirigentes socialistas é de que não há como fugir a este confronto, pelo que Seguro não terá condições para se refugiar na "blindagem" dos estatutos aprovada no último congresso. De acordo com essa revisão, o congresso ou é decidido pelo líder ou pela maioria das federações socialistas e não pode ser uma maioria simples - tem de ser uma maioria que represente a maioria dos militantes. 
Entretanto, a direcção socialista já encetou contactos com os presidentes das federações e, segundo disse à Renascença um membro do secretariado do PS todas as federações continuam ao lado de António José Seguro, à excepção de Aveiro, Lisboa e Açores.
«RR»

Sem comentários: