.

.

.

.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

OPINIÃO: "Socialistas católicos apoiam Guterres para presidenciais de 2016"

Por: Anabela Melão


Corre por aí uma página "Socialistas católicos apoiam Guterres para presidenciais de 2016". «O Movimento de Socialistas Católicos lançou uma página de apoio a uma eventual candidatura de António Guterres à Presidência da República nas próximas eleições, em 2016. 

A página na rede social Facebook reúne, por enquanto, recortes de imprensa e mensagens de apoio ao ex-primeiro-ministro, que desempenha agora as funções de alto-comissário das Nações Unidas para os refugiados.
Cláudio Anaia, coordenador do Movimento de Socialistas Católicos, justifica o apoio a António Guterres com o facto de se tratar de uma figura histórica do Partido Socialista, conhecido também pela sua fé católica que o levou, por exemplo, a tomar posição pública contra a liberalização do aborto das três vezes que a questão foi a votação (primeiro só no Parlamento, e duas vezes em referendo).
“Apoiamos António Guterres porque como ele defendemos a esquerda humanista”, pode ler-se num documento enviado à Renascença. O texto prossegue, dizendo que esta esquerda humanista, “cuja tradição é precisamente a defesa dos mais débeis e vulneráveis, deveria estar na primeira linha na promoção desse valor, em vez de contribuir para a banalização do aborto.” 
A oposição à liberalização do aborto é precisamente a razão invocada por outra socialista, Isabel Moreira (foto) para rejeitar a candidatura de Guterres, conforme a mesma escreveu numa mensagem também publicada na sua página do Facebook esta quarta-feira.» (Renascença) 
Para alguns socialistas, estas razões são mais que suficientes para se distanciarem de Guterres, o tal que já se propóe criar a Casa Episcopal da Presidência da República. O problema da Isabel tem sido: sobreviver demais à guerra surda movida por elementos da bancada parlamentar a fim de dar lugar a quem está na lista de espera para a entrada no Parlamento; conseguir ter uma visão prospectiva das consequências que as ideias de retrocesso poderiam abrir. Se a lei da interrupção voluntária da gravidez, a co-adopção e outras como estas fora da heterodoxia papal voltassem a ser discutidas alguém tem dúvidas sobre o sentido de voto de Guterres. A lucidez de espirito está para a burrice e para a ignorância como um espanta-pardais. Em frente Isabel. Dizendo o que tem de ser dito mas não se esqueça: está num partido que, actualmente, perdeu a sua principal característica de outrora, a pluralidade de ideias. Hoje vinga-se e faz fé na pluralidade de idiotas!

Sem comentários: