.

.

.

.

domingo, 22 de junho de 2014

Em 40 anos de democracia houve zero coligações à esquerda


Por duas vezes o Partido Socialista (PS) tentou aliar-se à esquerda para formar governo e por duas vezes a tentativa não resultou. Em 40 anos de democracia, escreve o jornal i, as coligações do governo à esquerda nunca deram resultado.
Mário Soares foi o protagonista das duas (e únicas) tentativas do Partido Socialista (PS) formar governo de coligação à esquerda. Mas nenhuma delas resultou e já lá vão quarenta anos de democracia.
A primeira, escreve o jornal i, ocorreu na década de 70 e o líder ‘rosa’ quis aliar-se ao CDS para fazer frente ao PSD de Sá Carneiro. Na altura, o PS tinha obtido menos de 35% dos votos das eleições e o CDS era o terceiro partido mais votado, contudo, a formação de um governo de aliança parlamentar não resultou e poucos meses depois o país teve que regressar às urnas.
Uma década depois, em 1983, Mário Soares volta a aliar-se a um outro partido para reforçar o resultado eleitoral. O eleito de então foi Mota Pinto do PSD, mas este bloco central não chegou até ao fim do mandato. Dois anos depois, conta o i, a chegada do FMI a Portugal e alterações na direção social-democrata colocaram um ponto final nesta segunda tentativa de coligação do PS.
Nos últimos 40 anos, a esquerda nunca conseguiu um entendimento mínimo capaz de a levar a à tomada de posse de um Executivo em que PS, PCP ou Bloco de Esquerda (se bem que mais tarde) estivessem lado a lado.
«NM»

1 comentário:

Humberto Tavares disse...

Essa é nova... A Esquerda tem estado sempre unida agora na CDU . antes APU. O PS e outros partidos da direita é que nunca quiseram. O povo nunca quis dar a maioria à esquerda em Portugal, esta aliança de esquerda só os comunistas, os VERDES e alguns independentes é que se aliaram à esquerda.