.

.

.

.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Parabéns a Alpiarça que faz hoje 100 anos como concelho.


O lugar de partida. As ruas e os tempos que sempre me pertenceram, onde sempre pertenci apesar dos anos e das distancias.
A padaria onde a minha mãe vendia pão, na Rua Direita. A Esquina onde o meu pai esperava a minha mãe, quando vinha da Liga do pão. Ou nós, o meu pai, ao pé do jardim.
A drogaria do Artur onde comprava O República. A loja do Geraldes. E dos Pinhões. Os correios de onde partiam as cartas para o primeiro amor. A escola primária. A D. Flor. A escola dos rapazes onde, sei lá eu porquê agora, acabei por fazer a 4ª classe. A D. Antonieta. O Externato S. Paulo. O amor pela língua de Camões. E nossa. O Dr. Abel.


Os Àguias, a parede dos Águias velho, onde a seguir à revolução discutíamos acesa mente que a nossa revolução era melhor que a deles...e vice-versa. A Música. os bailes. A minha mãe sentada no banco de trás e eu feiota e magra e com óculos de cu de garrafa a suspirar pelo rapaz mais bonito do baile, que, sinceramente. já nem me lembro quem era...
Uma passagem de ano, antes de Abril, na oficina do tio Olimpio, feita de Abril.

As paredes azuis e amarelas de todas as minhas memórias. Uma entrada de uma porta igual à da avó Inês...quase que dá para lá ver o gato Tigre a espreitar. Ou será o Benfica?
Os passos nas noites escuras. os rádios ligados baixinho. O medo. A Praça de Jorna. os Pides que conhecíamos e os que sabíamos...O Cinema. O GATA. O Arco da Barca do Inferno e o Aleixo. A repressão. as prisões. A resistência. A solidariedade.


Abril. As manifestações a seguir. O Posto da GNR e da PIDE ao pé da Câmara. Depois os desencontros. As desconfianças. O sectarismo. As infantilidades. Os rancores. As incertezas. As certezas, demasiado certezas de alguns.
A descoberta do amor.
Bem mais tarde o primeiro sorriso do meu filho. Os seus primeiros passos e as suas primeiras palavras. Nós os quatro na barragem a dar pão aos palitos. Juntos, Vivos. a rir.
"Olha lá mãe, tu já viste bem estes campos tão verdinhos!!? Queria tanto que houvesse campos assim em Lisboa...". Suspiro.

De:Isabel Faria 
Fotos de: Ricardo Hipólito

Sem comentários: