.

.

.

.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA A FINANCIAMENTO QREN DO “PARQUE DESPORTIVO DO CASALINHO” / REQUALIFICAÇÃO DO ESPAÇO URBANO DO CASALINHO


A Câmara Municipal de Alpiarça está a candidatar o projecto “Parque Desportivo de Base Recreativa e Formativa do Casalinho” a financiamento comunitário do QREN 2007-13 (85% de comparticipação por verbas do QREN), com enquadramento no Eixo da Coesão Local e Urbana, no regulamento específico de equipamentos para a coesão local.




O projecto comporta a execução de um CAMPO DE FUTEBOL DE 7 – com piso em RELVADO SINTÉTICO –, o respectivo bloco de BALNEÁRIOS/SANITÁRIOS e o ARRANJO ENVOLVENTE DO ESPAÇO, que para além do aspecto paisagístico engloba ainda um ESPAÇO LÚDICO INFANTIL e a ILUMINAÇÃO, por forma a permitir a utilização à noite e em qualquer época do ano.



Assim, para além dos habitantes do Casalinho, este equipamento desportivo e de lazer poderá vir a ser utilizado regularmente por toda a população do concelho de Alpiarça, pelos clubes e associações (estão a ser preparados Protocolos de Parceria para a utilização do equipamento, com o CD “Os Águias”, que serão alargados às restantes colectividades).



Será também a forma de requalificar, em termos urbanísticos e paisagísticos, este espaço numa área de limite urbano do concelho, dotando-o de melhores condições de atractividade e de dinamização da vida social.


Este Concurso, no âmbito do Programa Operacional do Alentejo (Inalentejo), surge da reafectação de verbas de projectos não concretizados por outros promotores. A Câmara de Alpiarça pode aceder a este Concurso porque apresenta elevadas taxas de execução (100%) de projectos anteriores do QREN.






«CMA»

7 comentários:

Anónimo disse...

Cá está o que é.
E andam para aí uns mentirosos a dizer alarvidades sem fundamento nenhum. A autarquia, neste pequeno texto e imagens, diz tudo o que é preciso para calar mentirosos.
É uma excelente obra. Parabéns.
E sim, os habitantes do Casalinho merecem.

Anónimo disse...

Epá! Mas isto traz o quê para Alpiarça? Mais despesas é o que é.
E andar a caminhar para o casalinho todos os dias para por os cachopos no futebol não vai ficar barato.

Anónimo disse...

Este projeto é muito bonito e vai melhorar muito o Casalinho e Alpiarça. As câmaras servem é para apresentar projetos e fazer obras como estas para bem das nossas crianças e dos jovens e para o desenvolvimento das localidades. O Cunha e o Gaspar, ou seja o PSD e o PS de Alpiarça estão contra a câmara fazer esta obra porque estão contra o desenvolvimento do Casalinho. O que eles querem é que as câmaras metam o dinheiro em empresas, nas empresas deles. Toda a vida foi assim, só se fosse agora é que mudavam.
Parabéns á câmara de Alpiarça por ir fazer esta obra e aproveitar os fundos comunitários em 85%. Em todo o lado as pessoas valorizam estas obras que trazem melhores condições ás localidades e ás pessoas, e só agora o Cunha e o Gaspar estão contra. O presidente da câmara devia era propor dar a obra a uma empresa deles que estavam logo a favor. Só querem é sugar.
O Casalinho e Alpiarça ficam a ganhar, e as crianças e jovens do concelho e ainda se recupera toda aquela zona. Venham mais projetos destes que a população agradece e o Cunha e o Gaspar ficam tristes.

Anónimo disse...

Sou nascido e criado no Casalinho e gosto de ver coisas que valorizem a minha terra e com este parque toda a Alpiarça fica a ganhar porque se consegue fazer uma obra que é quase toda paga com dinheiro dos fundos comunitários e de outra forma esses fundos ficavam perdidos, como me explicaram.
O que eu acho é que o novo QREN devia ter mais dinheiro para este tipo de obras porque estas é que trazem mais valias para o desenvolvimento, porque dão emprego na construção e criam novos espaços bonitos e agradáveis para as pessoas usarem e tornarem as terras mais bonitas.
Com este campo e parque haverão mais pessoas a irem ao Casalinho e a frequentarem os cafés e espaços de negócios que podem surgir, para além de por as crianças a praticar desporto e com locais como deve ser para brincarem.
um habitante do Casalinho

Anónimo disse...

Caro comentarista das 10:33

Faça-me um favor de abrir bem os olhos e olhar à sua volta. Veja onde estão as necessidades da população, se é na formação desportiva ( além da que já temos instalada) ou se é na formação de outras competências que dêem aos nossos jovens vantagens competitivas no mercado de trabalho.

Se você espera que os seus filhos sejam operários de fábrica, trabalhem na agricultura de sol a sol ou arranjem um empregozito a ganhar 500 euros ao mês durante uma vida numa qualquer autarquia nacional então construir campos de futebol parece-me de facto a coisa certa , pois ao fim de semana ele, já adulto, vai gostar de jogar à bola e ver os seus filhos a jogar à bola.

Agora, se você pretende que o seu filho aprenda línguas, saiba trabalhar com computadores ( e trabalhar não é abrir um computador e apertar parafusos), tenha conhecimentos base para se formar em engenharia, o investimento base que deve ser feito não será concerteza em campos de futebol. Mas não fico por aqui, pois na verdade o que acontece é que enquanto se investe numa coisa destas, as outras ficam às moscas, não se cuidam, não se arranjam, e vão-se deteriorando ao ponto de ficarem obsoletas. Você admite que o nosso estádio municipal, o cartão de visita à entrada da vila, tenha uns balneários precários, que a pista de ciclismo esteja cheia de gretas apesar de ser das poucas existentes a nível nacional? Que o posto da GNR esteja eternamente à espera da esmola do estado para ser cuidado, porque a autarquia não tem verba nem para cair as paredes?

A manta é curta, e a cada lavagem encolhe mais um bocadinho. Se continuarmos a juntar mais obras (não necessárias face à alternativa)a manta fica mais curta, não por defeito da manta porque essa é o que é e só cresce à custa do endividamento, mas porque o corpo fica mais gordo, e como tal mais destapado.

Mas se você tem uma ideia mais clara sobre o campo de futebol e os grandes benefícios para o concelho, não desfazendo o beneficio local para o lugar do casalinho, queira fazer o favor de explicar, porque pessoalmente não consigo enxergar que mais valia traz este projecto

E não me diga que é para aproveitar os 85%, pois por causa do aproveitamento dos fundos europeus é que Portugal se atravessou e se enterrou em dividas até aos cabelos e actualmente sofremos todos porque quiseram aproveitar os fundos com dinheiro a fundo perdido não olhando para a sustentabilidade a longo prazo no que diz respeito à nossa responsabilidade, os ditos 15%.

Bem haja pela sua iniciativa de me iluminar as ideias, talvez por ter de cortar a luz ou não haver luz na estrada, mas o comentarista saberá com certeza explicar

Anónimo disse...

bom comentário o das 11:08, o comentarista não deixa de ter razão

Eu também sou a favor do parque mas sérias dúvidas se devemos faze-lo

Aquilo ficará mais bonito. Mas terá um preço. Acho que os economistas chamam-lhe "custo de oportunidade"

e esse parece que ninguém faz contas

Anónimo disse...

Vejam o "lirismo" do comentador das 11:01 quando parte dos portugueses já não sabem se irão comer no dia seguinte. Às vezes chego a pensar que há gente que deve viver noutro planeta.
"...de outra forma esses fundos ficavam perdidos, como me explicaram."
Perdidos? Isso é que seria maravilhoso para irmos lá buscá-los e aplicá-los naquilo que realmente nos faz falta!