.
.
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
OPINIÕES QUE ‘ARRASAM’ O EXECUTIVO DA CDU
Segundo Mário Santiago (ler: Práticas de
‘mobbing’ sobre funcionários do Município de Alpiarça) as “represálias” a que foi sujeita Eugénia Pereira, funcionária da Câmara Municipal de
Alpiarça, com 33 anos serviço, seria o suficiente para a CDU perder as eleições com a maior derrota de sempre caso as mesma se realizassem hoje
A divulgação da transferência da funcionária para a “Biblioteca
Municipal, assim sem mais nem menos, sem existir uma conversa prévia, tendo
inclusive a comunicação sido feita verbalmente por outra funcionária” e sem ter sido comunicado à funcionária pelo
“Vereador responsável pelos Recursos Humanos” da Câmara que ia ser transferida
desencadeou uma enorme onde de protestos nas redes sociais por causa de decisão
do executivo da CDU que em nada a beneficia.
Para quem “demonstrou durante 33 anos de
trabalho, uma dedicação exemplar ao Município e ao serviço da população, não
merece a humilhação dessa dedicação ser agora estropiada, sendo deslocada para
um serviço que lhe é estranho, numa outra unidade orgânica e sem lhe explicar o
enquadramento funcional. É uma ação desmotivante revestida de assédio moral,
atuando negativamente sobre a dignidade e integridade psíquica dos
funcionários, degradando visivelmente o ambiente de trabalho dentro da
autarquia” são
razões para agora se poder ler dezenas e dezenas de críticas nada favoráveis a
quem, usa, segundo o antigo presidente da Assembleia Municipal, a “
agressão psíquica e afastamento de pessoas que nunca em momento algum
demonstraram falta de lealdade para com quem a população democraticamente
elegeu”
“…Nem sei o que diga! Fiquei emocionada e ao
mesmo tempo com uma raiva..”
“… estou ao lado de todos os Alpiarcenses que
queiram ver Alpiarça "limpa" de situações que em nada abonam a favor
da Democracia bem como de quem as pratica..”
“…Eles (a CDU) apregoam eles a bandeira...da
defesa dos direitos dos trabalhadores!..Não acredito que os meus amigos ,
Arménio Carlos e Jerónimo de Sousa, tenham conhecimento duma situação
destas!..Porque nós lutamos muito contra este tipo de situações...”
“…Está na hora de dizer basta a quem em cargos
públicos, pagos por nós contribuintes, faz o que quer e lhe apetece e ainda lhe
sobra tempo…”
“,,,Quem tem uns anitos como eu lembra-se que a
seguir ao 25 de Abril o PCP era tratado por "social-fascistas". Não
tenho dúvidas nenhumas que o nome lhes assenta que nem uma luva.O que fizeram
neste caso é o que fariam a todo o povo português se pudessem…”
“…Penso que o Mário esta a ser muito meigo com
esta situação, será que isto pode ser assim, será que o Stal agora nao diz nada?
Sera que é preciso uma manifestação como aquela que se fez em Constancia?
Parece impossivel uma coisa destas em 2013..”
“…Lastimo a situação! Situações como estas já
aconteceram com outros trabalhadores dentro da Autarquia! Acontecem sempre que
muda a força politica eleita e sempre que o trabalhador não seja da confiança
do executivo! Não quer dizer com isto que esteja de acordo, ainda mais sendo a
CDU e sendo a CDU a força politica que veemente se debate por injustiças desta
natureza! Neste caso é a Gena a lesada, mas outros no passado o foram e não era
a CDU que estava no poder..”
“…Salazar voltou...
vestido de vermelho. Antes quem era comunista não podia ser funcionário
Público. Agora quem não for comunista corre o risco de ser desterrado. Afinal o
PCP gostou das alterações (mobilidade) ao código do trabalho. Se fosse um empresário a transferir
unilateralmente um delegado sindical era perseguição e o regresso ao fascismo.
O que se passou com a Gena, e com outros trabalhadores, o que é?..”
“…devem ser
denunciadas todas as pressões e injustiças feitas por esses senhores que se
dizem democratas e sempre ao lado do povo….”
“…os actos e atitudes
dos ditos sérios, democratas, honestos, etc, etc, são do pior que existe, pois
Democracia e Seriedade é coisa que não existe em Alpiarça…”
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
43 comentários:
Leio neste jornal que se está a fazer práticas de ‘mobbing’ sobre funcionários do Município de Alpiarça.
Penso que a pessoa em questão foi "mudada" para a Biblioteca pois fiquei literalmente embascada ao vê-la lá e falei até um pouco com ela, não me quis adiantar nada, mas deu para perceber que está abatida, ou comprometida, nem sei bem.
Mas como se costuma dizer atrás de tempos tempos vêm e não quero dizer nada sobre o assunto, apenas que estou plenamente de acordo com o que escreveu o Santiago sobre o assunto, mas em minha opinião ele é um dos principais culpados para o que está a acontecer à funcionária e provavelmente a outros.
Aproveitar uma sessão de tomada de posse, quando já nem sequer era Presidente da Assembleia, pois o Dr. Fernando Louro já tinha tomado posse, para oferecer uma prenda à funcionária e desembrulhá-la em público, quando o poderia ter feito noutro local e noutro momento, para quem está de fora a assistir fica com a ideia que há ali mais do que gratidão pelo serviço de secretariar a assembleia, até porque todos sabemos que a funcionária não faz o serviço fora da sua hora de trabalho. Aquilo foi um acto impensado, irreflectido, como muitos que o MS tem tomado e que apenas servem para satisfazer "egos" e "vaidades".
Se o TPA continuar com este tipo de atitudes qualquer dia vêm gabar publicamente fulano e fulana e lá iremos ter mais casos de "mobbing", porque não há Executivo nenhum que goste de ter el lugares chaves funcionários que cavem com duas enxadas, se é que me faço entender.
Aconselho o TPA a ter cuidado com o que faz, porque pelo que vejo vai haver mais "mobbings".
Sou de acordo co este leitor que disse :“…Lastimo a situação! Situações como estas já aconteceram com outros trabalhadores dentro da Autarquia, no tempo do PS ( digo e senti eu)! Acontecem sempre que muda a força politica eleita e sempre que o trabalhador não seja da confiança do executivo! Neste caso é a Eugénia Pereira a lesada,no tempo do PS foram outros , porque não fala também disso , ou só a CDU é que é má? Há pessoas que tem memória curta.Fui trabalhador da autarquia muitos anos e também sofri na pele o que fala de moobing , tive que aprender muita coisa que não era da minha área , o que foi uma mais valia. Na atual conjuntura, devemos agradecer ter emprego e dar de comer aos filhos , quem os tem . Quantas e quantos portugeses não quereriam ter um emprego e não tem?? As pessoas acomodam-se em determinado cargos e pensam que é para sempre.façam um exame de consciência ...Quando nos toca a nós é dificil não é ?
Dum trabalhador sugeito a moobing noutros mandatos
O MS fez aquilo que tem sempre feito. Tê-los no sitio e dizer as coisas que têm que ser ditas sem medo. Podem não gostar do estilo mas se fossem todos assim, provavelmente o mundo dos políticos era mais respeitado.
Em relação à funcionária, mesmo quem não a conheça profissionalmente não pode concordar que exista perseguição politica a pessoas que não são politicas.
Porque se fosse militante do partido provavelmente era ao contrário como agora sucede. Até Assistentes Operacionais meteram em cargos de chefia etc etc etc
uma forma subtil de calar quem faz frente aos sociais-faxistas, com ameaças de que mais gente vai ser perseguida se o TPA não se calar.
As pessoas antes de serem do TPA sao pessoas livres de consciencia, e se a indignaçao sai do TPA e não de outro lado qualquer , como no PS por exemplo, onde o manuel colhe também foi encostado assim que o PCP entrou na camara, como estava a dizer, se a contestaçao e indignação nao parte de outros lados é porque existe um grande comnprometimento com estas atitudes de perseguiçao politica, pois também eles o fizeram.
Congratulo-me de existirem pessoas que defendem de peito aberto a liberdade e dão a cara por ela.
O que fizeram com a gena, com a catarina, com o mario raimundo, com o manuel colhe e muitos outros é uma sacanisse atroz, e representa muito bem a podridão do sistema politico e diria até da sociedade que vivemos.
Bem hajas mário por publicamente agraciares o profissionalismo de quem trabalhou contigo durante 4 anos. E bem hajas pela frontalidade e indignação que não pudeste deixar de expressar perante tamanha violência psicologica.
Não fizemos o 25 de abril, para andarmos escondidos ou à mercê de pequenos ditadores.
Quando vemos que algo está mal, quando não concordamos com algo ou vimos que há injustiças, devemos fechar os olhos ou manifestarmo-nos contra?
Por outras palavras, que tipo de pessoas somos nós?
E que lições de vida queremos deixar para os nossos filhos?
Era o que mais faltava o executivo que está no poder, qualquer que seja, não ter o direito de se organizar internamente da maneira que considerar que serve melhor os interesses do seu mandato para que tudo corra bem. Como essa senhora, também houve outras alterações de funções, pelo menos foi o que ouvi dizer.
Os TPA's pensavam que podiam fazer tudo, provocar, e não acontecia nada porque na CDU era só "panconas". Parece que se enganaram. Repito, ninguem tem nada a ver com a gestão que este ou outro executivo faz dos trabalhadores. Quem lá está é que sabe como é que as coisas funcionam bem. E as pessoas deviam era agradecer ter um emprego, que nos tempos actuais é muito difícil mantê-lo.
Justiça foi feita.
Aos indignados, não fiquem, porque se soubessem os reais motivos não o estariam, e acreditem, não se deveu a nenhuma perseguição política. E a meu ver, fico contente por este executivo se ter norteado pela salvaguarda da dignidade do trabalhador, independentemente do que poderão "os indignados" considerar.
Os que queriam mudança, muito bem, está a acontecer, para agrado de uns, desagrado de outros, mas o status quo tinha de ser alterado, este e qualquer outro executivo eleito democraticamente, não pode nem deve estar refém desta situação.
Aguardemos que as restantes alterações, aceites de bom agrado pelos outros funcionários, tenham o resultado que todos esperamos.
As opiniões que diz que arrasam, se vir bem, são dos TPA e de mais ninguem. A coisa mais natural do mundo é haver estas mudanças de local de trabalho dentro da mesma entidade. Acontece em todo o lado.
SÃO UNS FASCISTAS!!! PERSEGUEM TODOS OS QUE NÃO SÃO DA VOSSA COR
NÃO É DE AGORA, SEMPRE FOI ASSIM. TERRA MALDITA ESTA ONDE NASCI
Mais "Osórios" e "brasileiros" em lugar de responsabilidade ? Va-lha-nos deus que esta terra está entregue à incompetência
É inacreditável o que está a acontecer. Mobbing e assédio psicológico são crime passíveis de serem punidos por lei.A funcionária, depois de mais de 33 anos num serviço foi sujeita a uma violência psicológica atroz e os responsáveis deveriam ser penalizados. Se fosse comigo não se livravam de um processo crime. Agora, estes senhores que se auto-proclamam defensores dos trabalhadores, quando se encontram na situação de serem patrões são piores do que os que tanto condenam. Gente sem carácter. Cada vez tenho mais desprezo por pessoas assim, pessoas que deveriam ter algum discernimento, como o presidente da câmara e que não passam de marionetas nas mãos de fanáticos e ditadorzecos.
Eu concordo com o 11:27.
Não foi perseguição política. As pessoas falam, falam, mas não sabem nada! Força CDU estou convosco finalmente perderam o medo e fizeram o que há 4 anos atrás deviam ter logo feito. Não se trata de perseguição política, porque então tinha sido logo mudada quando a CDU ganhou há 4 anos até porque a Gena (e já que falam em nomes) sempre foi uma fiel seguidora de Rosas do Céu e Vandas e aliás não se esqueçam que fez parte anos a fio (3 mandatos) dos respectivos gabinetes de apoio.
Os motivos reais são outros e repito o que disse o 11:27 "Aos indignados, não fiquem, porque se soubessem os reais motivos não o estariam (...) fico contente por este executivo se ter norteado pela salvaguarda da dignidade do trabalhador, independentemente do que poderão "os indignados" considerar.
EM QUE É QUE SE BASEIA O SR. CENTEIO PARA DIZER NO FACEBOOK QUE SE AS ELEIÇÕES FOSSEM HOJE A CDU TERIA A MAIOR DERROTA DE SEMPRE. REPARE QUE QUEM FALA MAL DAS OPÇÕES DA CDU SÃO OS MESMOS E AS MESMAS QUE NÃO VOTARAM CDU NAS ULTIMAS ELEIÇÕES. ESSA É QUE É A VERDADE. NÓS, OS QUE VOTARAM, CONTINUAM A APOIAR A CDU E A CONFIAR NAS SUAS OPÇÕES.
Ninguem fala da Elvira que a mãe foi chantageada pelo vereador, a ameaçar que a filha e o filho ficava sem emprego.
Fizemos o 25 de Abril? Onde estavas nesse dia ó 11;16? Ou pá, tu, pelo que escreves deves ter sido um herdeiro dos que fizeram o 25 de Novembro de 1975, ou mesmo, quem sabe, um deles.
A mudança de um posto de trabalho, tem sempre uma razão, a principal é a competência ou a incompetência para o novo ou para o actual posto de trabalho,e quem o pode e deve julgar são os seus superiores
Nunca gostei de ditaduras
Nunca gostei de prepotência
Nunca gostei do "quero, posso e mando"
As pessoas não são, nem podem ser joguetes na mão dos partidos.
Um organismo público e as pessoas que lá trabalham só podem ser uma coisa: profissionais da administração pública.
Como diz (e muito bem) o Dr. Mário Santiago, os políticos governam a prazo e até terem a confiança dos eleitores.
Quando a situação deixa de ser assim, transforma-se em ditadura. Ditadura, conhece-mo-la durante 48 anos e nessa altura qualquer funcionário público tinha que declarar que renegava o comunismo para poder entrar.
Passados quase 40 anos da queda da ditadura assistimos ao mesmo tipo de actuação que era praticada pelo regime fascista, agora de sinal contrário.
É por isso que algumas actuações do PCP são apelidadas de social-fascistas.
Sob a capa do socialismo, ou comunismo, pratica-se o mesmo tipo de actos CRIMINOSOS contra pessoas que de alguma forma pensam de formas diferentes.
Quero acreditar que esta prática stalinista que foi usada contra alguns trabalhadores da autarquia não foi consensual no seio do PCP.
Continuo a pensar que ainda há democratas no PCP e que estas purgas se deveram a dois ou três "personagens" que estariam bem no comité central do partido comunista da Coreia do Norte. NÃO NO PORTUGAL DEMOCRATICO!
Qualquer democrata deve insurgir-se contra perseguições políticas de funcionários.
Da mesma forma que escrevo este texto (de forma algo violenta) o faria se as pessoas perseguidas fossem militantes do PCP.
É meu entendimento que todo e qualquer funcionário público deve deixar a política partidária a porta.
Pelo que tive conhecimento, nenhum dos funcionarios vítimas de mobbing em alguma altura se recusou a colaborar profissionalmente com o actual executivo.
Partir do princípio que quem não está connosco, está contra nós, só pode partir de mentes alucinadas e pequeninas.
A lei prevê apoios político partidários ao executivo eleito. Chama-se GAP.
A esses e só a esses deve ser permitido a implementação de políticas partidárias num organismo público.
Concluo dizendo que estas perseguições podem configurar que se passam coisas no seio da câmara que não interessam que se saibam cá fora.
Não imagino que um organismo público mantenha práticas sigilosas além das paredes da presidência, vereadores e GAP.
O mais lamentavel destes comentários e que alguns deixam de ser "defensores dos trabalhadores" quando o partido manda.
Gostava de ouvir a Srª Ana Avoila comentar casos em que as perseguições são feitas pelos seus camaradas.
Quem já quer levantar suspeitas, para defender o indefensável, digo-lhe que a lei prevê que no caso de profissionalmente o funcionário cometer algo menos próprio que existe a figura do processo disciplinar.
Nesse caso há a possibilidade de defesa do trabalhador perante as acusações.
Nesta prática ditatorial não houve a possibilidade de qualquer dos trabalhadores terem o direito à sua defesa.
Foram julgados no tribunal plenário do PCP
o comentarista das 11:27 escreveu um comentário directo e objectivo onde no mesmo deixa uma mensagem e um próximo recado.
Pena não se ter aberto mais para ficarmos a saber onde quer chegar já que deixa no ar que o executivo se viu 'obrigado' a fazer o que fez, logo a funcionária....
Sr. das 12:55, fez o 25 de Abril? Era militar na altura? Deixe-se de tretas.
Foi um golpe militar em que o PCP estava contra. Leia as declarações de Carlos Brito sobre a posição do PCP sobre o chamado golpe das Caldas (16 de Março)
Quanto a competência ou incompetência qual o factor de julgamento? Fidelidade canina ao Partido Comunista?
Olhe que tem tanta gente incompetente na câmara, e em posições elevadas e curiosamente nenhum deles foi vítima de mobbing.
E sabe, no sector privado quando as pessoas "não rendem" há sempre uma conversa entre trabalhador e chefia para encontrar consensos e soluções.
Foi o que se passou? Quando, onde, porquê, com quem?
Ahhh... mas os fascistas são os empresários do privado...
Eu tenho vergonha de morar em Alpiarça cada vez mais, pois nota-se que se exclui as pessoas por causa de partidos, não conheço a senhora em causa, mas se dizem que não foi por ser deste ou de outro partido então que o Sr. Presidente da Câmara venha dizer o porque de tanta especulação, pois eu moro em Alpiarça á muito e sei de coisas e oiço tanta coisa da CMA que é triste, não sou de Alpiarça mas como disse moro ai e digo e volto a dizer quem manda CMA, que gasta o dinheiro dos meus impostos tente olhar um pouco para os trabalhadores porque o que passa cá para fora e muito triste e faz com que muitas pessoas que eu conheço ja quiseram comprar casas por ai não queiram ai ficar, eu própria se pudesse também levava a minha casa dai para fora
Porque é que só estão preocupados com a Gena?Toda a vida houve mudanças no trabalho e só esta é que é perseguição? Perseguição porquê?
Obviamente que não é só a Gena
Poderia enumerar muitos factos da clivagem Estalinista mas aguardarei pelo desenrolar dos acontecimentos
Porquê que e como a Srª chefe administrativa esteve (ou está) ilegal todos estes anos
Obviamente que existe um peso duas medidas...!
Não sei porque é que os TPA's estão a esbracejar... Eles não diziam que havia funcionários a mais na câmara? Pronto, já está a ser resolvido!
O Fernando Louro que agora que é Presidente da Assembleia que fale com o Osório e Carlos Jorge e ponha juizo naquelas cabeças. A funcionária pelo que tenho ouvido sempre foi uma trabalhadora exemplar e não merece esta perseguição. O fascismo acabou com o 25 de Abril e não se podem perseguir pessoas assim
MEUS SENHORES ACORDEM PARA A REALIDADE!!!
Acho que finalmente a CDU está a fazer o que devia ter feito há 4 anos. Como é possível que uma senhora que esteve 12 anos no Gabinete do Rosa do Céu, com quem mantinha ligações telefónicas de 7 dias por semana, mês sobre mês, ano sobre ano, assim que a CDU ganha a câmara regressa à Secção de Expediente por onde passa toda a correspondência que sai e toda a que entra na Câmara, que mexe em actas, convocatórias, propostas, moções, averiguações, processos, providências, despachos, avisos, reclamações, sugestões, petições, requerimentos, queixas? Deixa-se que uma pessoa que 12 anos andou do lado do "inimigo" regresse como se nada fosse e entrega-se-lhe a chefia de um secção que é quase que um cofre forte da autarquia? Mas que passou pela cabeça da CDU há 4 anos atrás? Alguns funcionários que sempre estiveram com a CDU foram encostados e os amigos do PS nestes últimos 4 anos foram os mais bem tratados. Veja-se que até a Chefe de Divisão que veio da câmara de Lisboa, ao tempo de João Soares, veio para tratar das Finanças da autarquia. Quem escondeu a dívida? Quem fazia as informações ao TC e às Finanças? Já pensaram nisto? A Purga se a houver tem de começar por aí pela Chefe de Divisão. O resto? O resto são peanuts.
Por outro lado, foi preciso agora o ex se candidatar para se aperceberem que havia alguém que diariamente sabia tim tim por tim tim o que se passava na câmara? Vocês não lêem as redes sociais? Quem é amigo da Gena no Face não a via com o Chat aberto todo o dia e não via quem estava no Chat? Abram os olhos!!!!
MEUS SENHORES ACORDEM PARA A REALIDADE!!!
usando o mesmo tom daquela senhora das 12:01
VÓS OS MESMOS QUE VOTAM SEMPRE NA CDU COMPACTUAM COM ATITUDES DO ANTIGO FASCISMO. DEFENDEM APENAS A VOSSA LIBERDADE, E APENAS VOS INTERESSA O QUE É MAIS CONVENIENTE PARA VÓS. TAL QUAL O ANTIGO REGIME.
Agora os grandes defensores dos trabalhadores aparecem, caso de MS (quantos já teve que despedir, na sua condição de gestor de recursos humanos?), será que ficou preocupado com o estado psicológico deles? com as suas vidas? Aqui não se tratou de nenhum despedimento, a senhora em causa apenas mudou de serviço, não será bom aprendermos novas coisas? Se tivesse no meu serviço todos os meses rodava, para novas funções, e novos locais de trabalho que até ficam um pouco mais distantes do que aquele que a senhora que ficou tão afectada, com essa mudança.
Deixamos de fazer casos onde eles não existem, e até aconselho aqueles que tem muito vagar para agora virem falar do PCP, daquilo que apresenta na Assembleia da República, mas que estão sempre do outro lado quando é para aplicação das leis, só nos lembramos quando estamos em tempo de eleições, ou depois delas, quando fomos derrotados sem espinhas. E continuamos a pensar que o povo é estúpido e nós somos os maiores e mais inteligentes. Ao contrário de alguns que têm pena de ter nascido em Alpiarça, eu pelo contrário tenho muito orgulho de ter nascido nesta terra e de viver, e digo sempre que sou de Alpiarça.
(1º) futura Constituição Democrática de Portugal.
O regime político-constitucional português mais não é do que uma ditadura política partidária.
Neste, compete exclusivamente aos "partidos políticos concorrer para a organização e para a expressão da vontade popular", conforme o artigo 10º, n.º 2 da Constituição da República Portuguesa (CRP).
A ditadura partidocrática portuguesa revela-se particularmente no n.º 1 do artigo 150º da CRP, sendo um exclusivo dos partidos a apresentação das candidaturas à Assembleia da República.
Não cabe, nem compete, aos portugueses a escolha dos seus representantes ao Parlamento e, naquela devia ser a casa da democracia, são os partidos que detêm o monopólio representativo e legislativo.
E é o poder partidário que escolhe o Governo, perante o qual este responde, sendo-lhes totalmente indiferente a soberania do povo.
O parlamento português mais não é do que a casa da partidocracia, pelo qual os cidadãos portugueses livres e democratas ficam excluídos do sistema representativo político.
Os portugueses livres e democratas podem votar, mas não podem ser eleitos.
A elegibilidade dos representantes é um monopólio partidário.
No título relativo ao funcionamento dos Órgãos de Soberania, segundo os artigos 120º a 201º da Constituição, em nenhum lugar se encontra expresso o poder do povo, o que aí encontramos mais não é do que o poder absoluto dos partidos políticos.
(Continua)
Muito me espantará se o Fernando Louro não tiver uma palavra a dizer sobre esta vergonhosa situação. Não se trata de um funcionário que está há meia dúzia de anos na autarquia e que até pode e deve experimentar vários serviços na sua área de competência. A rotatividade de tarefas é salutar e dá dinâmica aos serviços. Mas, trata-se de uma funcionária com mais de 30 anos de serviço, que é mudada sem qualquer satisfação de um edifício para outro, para um serviço no qual nunca trabalhou e segundo consta, para ser orientada por quem tem uma categoria profissional inferior à sua. Como se a funcionária não pudesse ter opção política fora da autarquia. Não acredito que lá dentro não desse o máximo dentro das suas competências. Como utente, tive diversos contactos com a Senhora e fui sempre impecavelmente atendido. Não é o que se pretende? Então expliquem claramente porquê esta violência, porque o povo de Alpiarça tem o direito de saber. O voto não dá o direito de agir como uma máfia que tudo esconde, que faz e desfaz a seu belo prazer sem dar contas a ninguém. Por isso, o Presidente da Assembleia tem algo a dizer sobre isto e descerá muito na minha consideração e na de muitos alpiarcenses se não o fizer.
(2º)Os portugueses livres e democratas podem votar, mas não podem ser eleitos.
A elegibilidade dos representantes é um monopólio partidário.
No título relativo ao funcionamento dos Órgãos de Soberania, segundo os artigos 120º a 201º da Constituição, em nenhum lugar se encontra expresso o poder do povo, o que aí encontramos mais não é do que o poder absoluto dos partidos políticos.
Os portugueses podem referendar o que muito bem interessar aos partidos políticos, mas, os mesmos portugueses já não podem submeter a referendo matérias da sua única e exclusiva vontade.
Os portugueses individualmente não podem interpelar a Assembleia, não podem apresentar as suas iniciativas legislativas, não podem sequer obrigar a Assembleia da República a discutir e votar as próprias petições públicas, independentemente do número de subscrições que estás tiverem.
O povo português não pode sequer rever a própria Constituição, o que é matéria reservada e da exclusiva competência dos partidos políticos (art.º 156º, alín. a) da CRP).
E se aos cidadãos portugueses compete eleger, por voto direto, o Presidente da República, os poderes deste (art.º 120º e seguintes da CRP) mais não são do que os de um mero "corta fitas".
O antidemocrático regime político português chega o ponto de ter previsto um Órgão de Soberania, o Tribunal Constitucional (art.º 221º da CRP) e um outro pseudo-Órgão de Soberania, o Conselho de Estado (art.º 141º da CRP), que não são democraticamente eleitos pelo povo.
Somados com o Governo, estas são três emanações políticas da soberania que não detêm qualquer legitimidade direta do povo.
Este é um regime político perverso e repressivo, antipopular e não democrático, em que os partidos políticos e as suas emanações estão acima da vontade dos cidadãos.
Os portugueses têm o dever de pagar as contas da despesa e das dívidas ruinosas da partidocracia, mas, ao invés, não têm o elementar direito de se pronunciar sobre os seus próprios destinos ou o seu futuro.
Os portugueses têm de perceber que a situação geral de miséria, fome, corrupção, desemprego e empobrecimento que os assolam, são a base impositiva dos partidos instalados na Assembleia da República.
E a crise em que vivemos mais não é do que o resultado do comportamento fascizante do partidos políticos portugueses ao longo dos últimos 39 anos, em que estes repartiram, e continuam a repartir, entre si, todas as riquezas de Portugal, levando progressivamente os portugueses para a pobreza e para a miséria.
E a progressiva pauperização dos portugueses mais não é do que o meio e o fundamento pelo qual os partidos políticos vão esmagando as últimas e frágeis liberdades cívicas e políticas dos portugueses.
Só uma efetiva e ral democracia cívica nos poderá libertar desta ditadura partidocrática.
Os partidos devem passar a estar submetidos ao domínio do povo, ou, ao contrário, não se respeitando esta hierarquia, nenhuma verdadeira democracia pode existir.
Só no dia em que seja instalada em Portugal uma real democracia política e na qual os portugueses exerçam em pleno e exclusivo a sua cidadania política, social e económica, portanto, livres de todo e qualquer domínio grupal ou do tipo mafioso, colocando-se os partidos políticos fora da Constituição, é que os cidadãos poderão finalmente aspirar a ser livres, realizados e felizes.
A democracia ainda está por fazer em Portugal!
O comentário das 17:09 é ilucidativo da forma de pensar (ditatorial, prepotente e social-fascista) desta gente.
Nem será muito difícil adivinhar que pertencerá ao núcleo duro do PCP.
Faz uma série de acusações sem apresentar uma única prova.
Ou seja, a sua visão da câmara é a mesma que tem do interior do seu partido, e a confusão é que os funcionários públicos são os seus subordinados do "colectivo" partidário.
Mas será que um organismo PÚBLICO pode e deve ter políticas secretas, quando é pago com o dinheiro de todos?
O que será tão importante que qualquer funcionário não possa ter acesso?
Dá que pensar...
Essa é a grande questão que fica e que demonstra que somos governados a todos os níveis por gente com uma noção totalmente enviesada da política e do serviço público.
Pelas ideias totalitárias desse senhor, todos os que não são do partido devem ser desterrados, não para a Sibéria mas para longe.
A teoria que entre o fascismo e o comunismo é uma ténue diferença a cada dia é mais comprovada.
Dêem-lhes um pouco de poder e logo aparecera um pequeno ditador em potência...
Saltam de um tema para o outro.Ninguém foi despedido, apenas e com toda a lógica mudou-se o posto de trabalho de alguém .Agora apareceu uma equipa de oportunistas que começaram a falar mentiras sobre as mentiras e para se acabar com esta embrulhada o melhor para a democracia foi mudà-la de trabalho e amigos teve ela muita sorte porque se fosse há 16 anos atrás ia para a rua como alguns foram.
O senhor Centeio, se bem me lembro, é que devia explicar o que é ser verdadeiramente perseguido no trabalho, assim como o Ricardo Vaz. Nada disso aconteceu aqui, apenas houve mudança de local de trabalho. Mas qual é a elite da pessoa que não pode mudar de local de trabalho de acordo com as necessidades do serviço? Isto é que está aqui uma mania das grandezas!!! Que família de manientos.
Ó sr. Centeio, cuidado com os títulos garrafais! INDIGNADOS mostraram nas eleições os alpiarcenses ficarem se o Cunha fosse eleito, por isso é que as votações foram como foram. A indignação esteve aí, no facto de aquele senhor concorrer.
O comentador das 19:08 deve pensar que somos todos criancinhas que nos esquecemos de como funcionava a câmara no tempo dos 12 anos do Rosa do Céu e seus acólitos. Nem os que o apoiavam e que eram cidadãos honestos ligados ao Alpiarça é a Razão foram respeitados. Ninguém sabia de nada. Os projectos, as obras e tudo o mais era entregue a empresas de amigos do PS. A transparência era tabu nesses 12 anos. O Site da autarquia nem funcionava porque o presidente não deixava, não havia actas para consulta pública. Deixaram centenas de actas por encadernar e por assinar. Quem secretariou as reuniões não assinou as actas. Quem as irá assinar? Deve ser o Padre!!!
Engraçado como agora os mesmos amigos foram os mesmíssimos de fizeram mobbing sobre uns quantos funcionários, eleitos e membros do GAP ao tempo de Rosa do Céu. Já se esqueceram, porque a memória é curta, das perseguições, afastamentos e despedimentos perpetrados por Rosa do Céu? Companheiros de Executivo, funcionários, 2 membros do GAP, amigos do Alpiarça é a Razão, uma ex-deputada todos sofreram na pele a vingança de um homem mau e vingativo, que não olhava, nem olha a meios para conseguir os seus fins. Quem entregou nas mãos da família, a sua própria família a Fundação Relvas? Vocês falam porque acusavam o Mário Pereira de ser mole, de ser pancona, agora que está e quanto a mim bem a meter as pessoas onde devem estar já estão todos muito indignados.
Os senhores comentadores, e nomeadamente o das 21:05 confundem, ou procuram confundir as questões.
1º Condeno o que se passou no tempo do Rosa do Céu, como condeno o que se está a passar agora e condenarei o que eventualmente se passar no dia em que a CDU perda a gestão da câmara.
Simplesmente porque considero que os únicos lugares onde a política pode imperar é no de Presidente de Câmara, nos vereadores eleitos e nos membros nomeados do GAP.
Todos os outros são empregados do Estado e não de qualquer partido.
Em comum todos esses lugares têm o pressuposto de terminado o mandato irem à sua vida.
2º Nos muitos comentários apresentam a questão como se fosse "uma conveniência de serviço". Essa pode ser a justificação saída da reunião do partido, mas não convence ninguém, e muito menos quem tem experiência em trabalhar em empresas médias e grandes.
Uma conveniência de serviço tem sempre como base o diálogo, o consenso e o acordo entre o que cada uma das partes quer, sem prejuízo dos objectivos que se pretendem.
É assim que os métodos modernos de gestão e de política de recursos humanos funcionam.
Quando as decisões são unilaterais, não justificadas e prepotentes, configuram sempre uma forma de ditadura sobre a parte mais fraca. O falado mobbing.
3º Quando as decisões não são de todo explicadas, ou mal explicadas, nenhum trabalhador trabalha a gosto, e não cumprirá pela coacção, ou pelo medo qualquer objectivo pretendido.
Ou quererão convencer os alpiarcenses que os múltiplos afastamentos têm algo a ver com produtividade ou qualidade de serviço?
Sr. Centeio este Post das 21:47 deve ser passado a Post. Este comentador tem toda a razão.
A câmara de Alpiarça, nem qualquer outra câmara do país não é nem pode ser um feudo de nenhum partido seja ele o PPD, o PS ou o PCP.
A política e o servilismo político devem caber a presidente, vereadores e nomeados do GAP. Os outros funcionários devem fazer o trabalho o melhor que sabem independentemente do partido que esteja à frente da câmara.
A câmara de Alpiarça não é uma sub-delegação da Silvestre Bernardo Lima.
Desculpem lá ir contra a corrente solidária para com a gena, de quem até gosto muito, mas julgar que ela ficaria com acesso especial a tudo o que entrava na câmara, seria o mesmo se o seu ex-marido tivesse ganho as eleições, mantivesse o osório e o celestino no gabinete.... certamente não o faria! será que ai os tão adversos ao mobbing, também se iam revoltar ou compreender?
quando se assume ligações com determinadas correntes que não aquelas para quem desempenhamos cargos de confiança, é normal que não nos queiram mais a desempenhar tais cargos.
diferente é a situação ter sido mal explicada por quem de direito, mas certamente que o responsável, ou mesmo o sr. presidente não deixarão de lhe explicar a situação.
estes supostos independentes só querem é andar a fazer chincana à procura que não se esqueçam deles. Sugiro, que talvez seja até mais proveitoso, que se interessem por assuntos realmente importantes, que as dores pessoais dos vossos apoiantes, é que já se viu que com a conversa de coitadinhos que os maus dos partidos fazem-nos mal e ao nosso lider, não saem do 3.ºlugar...
Assedio Morar, pelo que vi escrito em comentários anteriores, "acontece e sempre aconteceu.." Nas empresas, nas FUNDAÇÕES, autarquias, instituições... mas ninguém sabe o que o ser humano (e suas famílias) sujeito a este tipo de assédio sente e sofre!! Seja a Jena Cunha ou O Manel ou a Maria ou quem for.. vale tudo, não há dignidade. São medidas tomadas por pessoas inseguras e completamente desassosegadas!!!!Estes não podem dormir bem de noite e infelizmente destroçam o sono aos outros, só porque sim...
Manuel Tiago
Digamos que podemos concluir pelos comentários que agora li que:
Os comentaristas ligados e defensores do partido do governo alpiarcense escrevem que a decisão de afastamento da Gena do lugar que ocupa está muito bem tomada e desculpam-se que é prática nestas situações, dando como exemplo situações de outros poderes do passado.
Os comentaristas da oposição reclamam que é mobbing e que a Gena está a ser vitima de retaliação por apoiar a oposição de hoje.
A mim parece-me que a oposição está a ser mais comunista que os comunistas que estão no puder em Alpiarça. Imaginem que estas práticas eram exercidas por empresas sobre operários, onde o PCP tinha influencia sindical? Como veria o PCP e o executivo que o representa?
Na minha opinião é uma atitude simplesmente vergonhosa de gente que tem duas caras.
Ao ler todos estes comentários sinto-me revoltado, não me vou alargar, condeno este tipo de atitudes, sou sim a favor da flexibilidade, mobilidade, ou o que lhe quiserem chamar, desde que não seja feita de má fé, o que na maioria dos casos o é. Talvez seria bom o executivo começar a mudar aqueles funcionários que passam a pior imagem da autarquia que tem uma grande falta de respeito pelos contribuintes, que não sabem sequer quais os seus deveres, casos que vejo e oiço, situações que julgo bastante graves e que o executivo ignora ou finge não saber, esses funcionários continuam há anos a denegrir a imagem da autarquia, isso já não interessa ao executivo, isso já não é motivo para flexibilidades nem mobilidades? porquê? Então a má criação a falta de respeito o não cumprimento dos deveres de funcionário público não são para ser punidos?? não, a lei só condena quem não deve, é o país que temos lamentavelmente.
41 comentário, cada um à sua maneira defendeu o seu ponto de vista, contra ou por todas as opiniões devem ser tomadas a sério. O que mão é admitido moralmente é a difamação e a mentira e desculpem caros comentadores é o que se vêem mais.
Para mim a mobilidade nunca foi, nem será, uma tragédia mas antes um abrir de horizontes e de competências a nível profissional.
Um funcionário que passa anos e anos na mesma função quando transferido para outra tem a oportunidade única de se afirmar profissionalmente e de demonstrar, por A+B, que, no fim de contas, o Taylorismo e o Fordismo não se aplica a ele porque se num lado era bom noutro é ainda melhor!
Falam-se de dois casos um com mudança de funções e outro com despedimento, entretanto resolvido com a reintegração do despedido, mas ninguém fala de um caso de mudança de funções e para outro espaço físico que aconteceu com outro funcionário!
Como não sou de Alpiarça, não moro lá, não conheço as pessoas visadas, ou vitimas, pela mudança de funções e locais de trabalho, mas acompanho as noticias da terra através do Alpiarcense, devo dizer por não nada para fazer, e através de alguns amigos que tenho no facebook acabei por saber que há uns anos atrás um funcionário da Câmara, cujo nome não mencionaram, nem eu, diga-se de passagem, tive a curiosidade de perguntar, foi mandado embora do sitio onde trabalhava para outro!
Quando isso aconteceu ficou tudo pacífico e sereno, não se levantaram ondas e o homem lá seguiu a sua vidinha!
Acrescentaram, os meus amigos, que ninguém ligou a esta mudança porque o homem em questão era, pura e simplesmente, incompetente e, acima de tudo, o que era mais preocupante, doido e que agora no seu novo local de trabalho, com certeza, já deu e continua a dar chatices!
Não sei, nem quero saber, quem é o incompetente e doido, mas a ser verdade ora aí está uma boa decisão: a mudança, porque ninguém gosta de trabalhar com um incompetente e doido, eu pelo menos não gosto!
Enviar um comentário