.

.

.

.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

VISITA À APAV NO DIA INTERNACIONAL DA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES


O Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Santarém assinalou o Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25.11.2013) com uma visita às instalações do Gabinete de Santarém da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.
O Gabinete de Santarém da APAV presta serviço em todo o distrito e atende em média entre 300 e 400 casos anuais, na sua esmagadora maioria casos de violência contra mulheres.
O acompanhamento psicológico e jurídico das vítimas constitui a parte mais delicada do trabalho dos técnicos da APAV que, segundo Carmen Ludovino, gestora da estrutura, “sentem a necessidade de formação específica nesta área, na qual trabalham em regime de voluntariado”.
Outra vertente muito importante do trabalho da APAV está direcionada para os jovens, nas escolas. “A prevenção é fundamental, mas os meios são escassos”, lamenta Carmen Ludovino.
Maria da Luz Lopes, Presidente do DFMS de Santarém, sublinha a questão da falta de apoios com que esta instituição se debate, tendo assumido o compromisso de “desenvolver todos os esforços no sentido de chamar a atenção para a necessidade de apoiar a instituição, nomeadamente dotando-a dos meios financeiros minimamente indispensáveis para o seu funcionamento”.
Numa iniciativa destinada a recolher dados sobre este tema no distrito de Santarém, o DFMS acabou por constatar que o Gabinete pode encerrar a curto prazo. Maria da Luz Lopes lamenta “que esta instituição não esteja a receber os apoios que lhe são devidos, correndo o risco de fechar as portas no final do ano”, sobretudo numa conjuntura em que se assiste a um aumento dos casos de violência doméstica.
Carla Batista, Anabela Estanqueiro, La Salette Marques e Fernanda Maurício integraram a delegação do DFMS que visitou a APAV.

Sem comentários: