.

.

.

.

domingo, 24 de novembro de 2013

As novas 'Casa dos Pobres?

Por. António Centeio
“A crise económica em Portugal fez crescer o número de cantinas sociais que fornecem refeições a pessoas em situação de risco. Em dois anos, esse número aumentou quase  1300 por cento.
Com um total de 117 cantinas sociais, o distrito de Santarém lidera o ranking nacional deste tipo de resposta social. Diariamente, são servidas 4265 refeições a carenciados” (*)
 Segundo Tiago Leite, director da Segurança Social do Distrito de Santarém  em coluna de ‘Opinião’ no semanário ‘Correio do Ribatejo’  ficamos a saber que as “Comissões sociais (que dão apoio às cantinas sociais) são o pontapé de saída para uma Rede Local de Desenvolvimento Social, são a melhor forma de optimizar os recursos existentes, de envolver todos os agentes da sociedade civil, para que todos juntos possamos ajudar os que mais necessitam…”
Como português que sou sinto vergonha do país  em que vivo e do governo que o gere. Ter que criar ‘cantinas sociais’ para dar de comer aos mais carenciados como se estivéssemos a viver nas décadas de 40/50 do século passado, altura que surgiram as ‘Sopas dos pobres’  por via dos reflexos vindos da 2.ª Guerra Mundial.
Na substância da verdade em pleno século XXI inseridos que estamos numa sociedade dita de ‘capitalista’  e numa comunidade constituída por países ricos onde deveria haver condições de igualdade e condições dignas de sobrevivência haver “Sopa dos pobres”  para servir de bandeira ao Governo PSD/CDS e apregoar com ‘pompa e circunstância'  a imagem em que  tudo parece  estar bem e não haver miséria alguma mais não é do que uma profunda hipocrisia já que se imitam as antigas “Sopa dos pobres” por  um nome mais pomposo que se chama de ‘Cantinas Sociais’.
Para mim, chamar 'Cantinas Sociais’ àquilo que mais não é do que a ‘Sopa dos Pobres’  enoja-me, revolta-me  e envergonha-me de ser português como me enoja e revolta o governo que faz das ‘Cantinas Socais’  a ‘ Casa dos Pobres’ .
«Fonte: ‘Correio do Ribatejo’»

Sem comentários: