.

.

.

.

sábado, 23 de novembro de 2013

PROTESTO CONJUNTO CONTRA O TARIFÁRIO 2014 DA EMPRESA “ÁGUAS DO RIBATEJO

Vereador Francisco Cunha

Exmº. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça,

Exmºs. Senhores Vereadores,

Francisco Saturnino Cunha, eleito Vereador pelo Movimento “TODOS POR ALPIARÇA” vem propor a este executivo a apresentação conjunta de um protesto junto da Administração da empresa Intermunicipal Águas do Ribatejo, contra o brutal e inqualificável aumento que essa entidade se prepara para lançar sobre os consumidores Alpiarcenses.
Aumentar o tarifário dos consumos domésticos de água em 4,6% e aumentar também as tarifas variáveis de saneamento em mais de 20%, numa altura em que a maioria do povo português teve uma redução salarial de mais de 20% e, em que a taxa de inflação de 2013 ficará provavelmente abaixo de 1% (ver mapa 1 anexo) só pode ser considerada uma proposta de total insensibilidade social perante os sacrifícios a que o povo português tem vindo a ser sujeito.
Não só somos contra todo e qualquer aumento no tarifário da água e taxa de resíduos sólidos, como recomendamos que de imediato e de uma forma progressiva, as tarifas relativas ao consumo da água sejam reduzidas para os níveis de preços existentes na época pré Águas do Ribatejo.
Acresce ainda a agravante de o Sr. Presidente da Câmara ter aceite que relativamente ao serviço de saneamento em 2015 vá haver um aumento superior a 10% e em 2017 um aumento superior a 20% (ver mapa 2 anexo).
Nesta sequência, propomos a todos os presentes que a proposta inscrita no ponto 4 desta ordem de trabalhos seja por unanimidade votada contra e, apresentado o protesto do Município de Alpiarça contra este brutal aumento do preço da água aos consumidores.


A proposta que apresentámos foi rejeitada por 4 votos ( 3 PCP e 1 PS) contra o voto isolado do vereador eleito pelo "Todos por Alpiarça".
A população precisa de saber quem noutros locais são os paladinos contra o aumento dos tarifários da água e quem por cá defende os aumentos com unhas e dentes.
O PCP/CDU em Santa Cruz, Santa Maria da Feira,  Mafra, Torres Novas,   e em dezenas ou centenas de concelhos onde não integra executivos camarários é contra.
Apostamos que agora que o município de Torres Novas passou a integrar as "Águas do Ribatejo"  se remeterão ao silêncio e os aumentos previstos de 40% são "insignificantes" e passarão a ser "bons" para os torrejanos, como são para os alpiarcenses.
Em Alpiarça, o sr. presidente da câmara, Dr. Mário Pereira acusou o nosso vereador, por ter apresentado uma proposta em defesa dos legítimos interesses dos alpiarcenses, de demagógica.
Em breve terão de explicar aos Alpiarcences qual é a "demagogia" quando estes, em 2014 receberem facturas com aumentos da água em 4,6% e as taxas de resíduos em valores semelhantes.
Fazem por esquecer que a generalidade dos consumidores não tiveram qualquer aumento salarial, viram os seus impostos aumentar brutalmente o que se traduziu numa perda real de rendimentos das famílias superior a 20%.
Como um vulgar vendedor da "banha da cobra" ou de timesharing, o Sr. presidente afirmou que os aumentos são "insignificantes". Na ordem dos "38 cêntimos".
Saberá o Sr. Mário Pereira que há quem saiba fazer contas básicas e 4,6% de aumento para dar 0,38 € teria de resultar numa actual factura de cerca de 8 euros.
Quantos alpiarcenses pagam actualmente 8 euros de água? Referem-se às tarifas sociais? Qual o peso no consumo das denominadas tarifas sociais? Cinco por cento do universo total dos  consumidores?
DIZEMOS CLARAMENTE QUE O MOVIMENTO INDEPENDENTE "TODOS POR ALPIARÇA" É NESTA ALTURA CONTRA TODO E QUALQUER AUMENTO QUE PENALIZE A VIDA DAS FAMÍLIAS ALPIARCENSES.
«Todos por Alpiarça»

Sem comentários: