.

.

.

.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pinturas rupestres


O PCP resolveu pintar a Escadaria Monumental da Universidade de Coimbra com os dizeres da praxe. ‘Legítimo’, diz o PCP. ‘Vandalismo’, dizem os estudantes. Inevitável, digo eu: usar e abusar do património público como se este fosse uma tela partidária faz parte do mundo arcaico a que o PCP pertence.
E esse mundo, que por vezes nos assalta em paredes gastas de bairros esquecidos, não se limita a estas formas de propaganda. O programa eleitoral que o PCP apresenta a concurso, por exemplo, não se distingue de todos os programas que o PCP apresentou nos últimos 36 anos de democracia doméstica. Tudo muda. Portugal muda. O PCP, na sua substância e nos seus métodos, não muda. Não admira que, para os comunistas, desfigurar uma escadaria com evidente importância patrimonial seja tão legítimo como defender as nacionalizações, o esmagamento da banca e até o exemplo da Coreia do Norte. As escadarias de Coimbra podem ser uma relíquia da cidade e do país; mas, em matéria de relíquias, o PCP sabe que não tem rivais.
De um leitor

1 comentário:

Anónimo disse...

Vinha de Santarém, e não pude acreditar no que viam os meus olhos. Finalmente estão a limpar a erva pinheirinha da vala.
Mas quando me debrucei sobre a ponte e olhei melhor, cairam-me os ditos ao chão.
A tecnica de limpeza baseava-se no lançamento de uma corda e quando a corda lá a muito custo conseguia enlaçar as manchas de rva pinheirinha, então o funcionário puxava o molho para a margem onde era ajudado a ser extraido pela maquina.
Faz-me confusão não haver ninguem que veja estas coisas e chegue lá ao pé daqueles funcionários e lhes diga como devem fazer.
Então o homem é que fazia o trabalho de puxar a erva com a força dos braços e depois de uma laçada como se estivesse num rodeo a laçar um boi, e a máquina apenas fazia o trabalho facil ?
E pior ainda, houve quenm tirasse fotos aquele trabalho. Deve ser para as pessoas se rirem . http://cm-alpiarca.pt/alpiarca/NoticiasEventos/Noticias/Limpeza+da+Vala+Real+de+Alpiar%C3%A7a.htm